A China está investindo em Blockchain

A China é o único caso de governo que tenta combinar diferentes tipos de modelos político-econômicos em um só país. Sendo assim, a China é feudal para quem nasce no campo, extremamente capitalista nos centros econômicos, comunista no tocante à política e ainda adota políticas mercantilistas como desvalorização cambial, balança comercial positiva, acúmulo de metais preciosos e há boatos que o governo está acumulando até mesmo criptomoedas.
Aliás, há mais de uma década vejo estudos dizendo que o modelo de crescimento chinês vai se esgotar e a China vai entrar em uma grande recessão, mas tenho observado que os chineses estão conseguindo se reinventar e aos poucos a economia chinesa vai saindo de um modelo de indústrias pesadas e mega obras de infraestrutura para a um modelo mais focado em tecnologia. Aliás, a China já está muito a frente do resto do mundo nas tecnologias de inteligência artificial e internet 5G, sendo que agora pode aproveitar a oportunidade e "capitalizar" o desdém do resto do mundo pela tecnologia de blockchain e sair na frente mais uma vez.
A vantagem oculta da China investir e desenvolver a tecnologia de blockchain é apoiar as criptomoedas na sua guerra cambial contra o dólar. As moedas fiduciárias emitidas pelos bancos centrais tornaram-se objeto de engenharia financeira nunca antes vista pelos bancos centrais, há emissões enormes de moeda na economia e alguns países já adotam taxas de juros negativas. O dólar americano ainda tem a vantagem de ser o standard mundial nas transações internacionais, portanto o governo americano pode imprimir trilhões de dólares sem que isso acarrete em uma inflação significativa.

A concorrência de moedas mais eficientes e mais honestas que o dólar pode quebrar o monopólio do dólar nas transações internacionais.

A China anunciou que pretende criar um "Cripto Yuan", que seria lastreado em Yuan, mas daria a opção aos usuários de fazer transações sem intermediários de pagamentos ou intermediários bancários. Enquanto no Brasil, ainda estamos engatinhando nos meios de pagamento, na China até os pagamentos por celular do Alipay e Wechat já estão ameaçados pelos pagamentos sem intermediários via blockchain.
Estou posicionado nas criptomoedas dentro da minha estratégia de "ganhar aos baldes e perder de colher". Se alguma das minhas criptomoedas entregar o que promete, ganho aos baldes, caso contrário, perco de colher porque minha posição é pequena em relação ao patrimônio total. Vi muita gente sendo expulsa do mercado de criptomoedas em 2018 por falta de paciência e entendimento do mercado, poderia ter ganho muito mais vendendo na alta, mas não fui expulso e continuo posicionado. Não podemos capitular para o mercado, porque qualquer mercado está sujeito a cair 50% em pouco tempo, aí vai do investidor fazer o seu controle de risco, o seu estudo e não ser vencido.

Percebi que meus posts sobre criptomoedas têm bem menos visualizações do que os posts sobre ações, acredito que seja porque as ações estão no topo histórico com o Ibovespa em 108 mil pontos, enquanto as criptomoedas estão cerca de 70% abaixo do topo histórico de capitalização de janeiro de 2018. Ainda vou insistir nas criptomoedas, porque vejo bastante futuro para a Blockchain e as tecnologias decentralizadas. O tempo dirá se estou correto ou não.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. e nego acha que blockchain é bitcoin..pqp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Sim, há muito desconhecimento nesse sentido e isso acaba fazendo com que as pessoas percam dinheiro nesse mercado.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário