segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Técnica de Avareza: Cartão de Crédito

Meu tio algumas vezes me deu lições breves, mas certeiras sobre finanças pessoais. Há alguns anos atrás ele era o tipo de pessoa que entrava em uma piscina com o Sonrisal na mão e saia com ele intacto do outro lado. Uma vez ele me disse que gastava tudo o que fosse vantajoso no cartão de crédito e só se o vendedor oferecesse desconto ele pagava a vista.
Até pouco tempo atrás tinha preconceito com o cartão de crédito por causa da visão de educadores financeiros que tornaram comum o bordão de que "o cartão de crédito é o vilão dos gastos". O cartão de crédito sempre será o vilão dos gastos para pessoas desorganizadas e que aceitam pagar juros caríssimos.
A verdade é que o cartão de crédito é uma ferramenta muito útil nas mãos de quem sabe utilizá-lo. Meu tio ainda disse que deixava todo o dinheiro rendendo em RF e pagava a fatura quando ela chegava, essa é a primeira vantagem de comprar com o cartão, contratar um empréstimo grátis por até 30 dias e deixar o seu dinheiro rendendo em uma aplicação em renda fixa. A segunda vantagem do cartão de crédito é aproveitar programas de pontos ou cashback, porém essa segunda vantagem pode ser uma armadilha, porque os cartões que oferecem esse serviço costumam cobrar a famosa anuidade.

Em minha opinião, as melhores opções de cartão de crédito são o Nubank e o Trigg. O Nubank é o melhor para quem gasta menos de 1400 reais por mês, porque não tem tarifa alguma, já o Trigg é o melhor para quem gasta acima de 1400 reais por mês, ponto onde o cashback passa a superar a tarifa mensal. Aliás, acho muito melhor o sistema de cashback do que as milhas e pontos de outros cartões que ficam vencendo e muitas vezes não conseguimos usá-las. O cashback é um desconto de até 1,3% na próxima fatura que o cartão Trigg oferece, dessa forma, desconta em dinheiro e não em pontos que são feitos para que você se esqueça e eles expirem. Importante salientar que o Nubank criou um sistema Rewards de pontos que nunca vencem, mesmo assim ainda prefiro o cashback, mas, para quem viaja bastante de avião, talvez os pontos façam mais sentido.
Alguns aplicativos recentemente lançados ainda permitem aumentar ainda mais a utilização do cartão de crédito e contratar o empréstimo gratuito de até 30 dias. O App Mercado Pago permite pagar contas de utilidades e boletos por cartão de crédito e o App Pic Pay do Banco Original permite realizar transferências para outras pessoas por cartão de crédito.
Avareza, do latim AVARITIA, também conhecida no Brasil como pão-durisse e no jargão da pecuária como morrinharia.

Estou implementando mais essa técnica de morrinharia. Como o dinheiro hoje vale mais do que o dinheiro amanhã, pago tudo no cartão, exceto quando o comerciante me oferece um desconto maior que 2%, deixo minha conta corrente quase limpa e tudo rendendo na RF de liquidez diária (classifico como parte da reserva de emergência, por isso não coloco no fechamento mensal).

Roma não foi construída em um dia.

18 comentários:

  1. Olá MB,

    Eu sempre pago no cartão de crédito. Por exemplo, nesse mês eu invisto todo o meu dinheiro e vou pagando as coisas sempre no CC, só no próximo mês que irei pagar o que consumi.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Cowboy! Essa que é a ideia, deixar tudo investido e contratar um empréstimo grátis por 30 dias.

      Abraços!

      Excluir
  2. Hoje pago tudo por cartão de crédito e dificilmente ando com dinheiro físico. Muito mais prático. Essa do Pic Pay não sabia. Vlw pela dica Barbarossa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Finansfera! Eu gosto do dinheiro físico, já consegui muitos descontos com ele e o governo não consegue colocar os olhos nele, por isso que os governos mundiais declararam guerra ao dinheiro físico.

      Abraços!

      Excluir
  3. Sempre evito andar com dinheiro. Tenho no máximo uns 10 reais na carteira.

    Procuro fazer pagamentos por meio de transferência bancária e no cartão mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Wannabe! Eu já prefiro sempre usar em espécie se o vendedor me dá algum desconto. O problema de fazer TEDs é que você tem que estar ciente que a Receita Federal sempre poderá estar de olho e inventar alguma coisa para te cobrar.

      Abraços!

      Excluir
  4. Aqui é só cartão de crédito!
    Eu utilizo o Submarino, pois peguei uma promoção com anuidade grátis para sempre!
    Então, minhas despesas viram léguas (pontos), que podem ser convertidos em vale compras.

    Para mim está valendo a pena. 25.000 léguas dá R$ 250,00 em vale compras.
    Para ganhar 1 légua, tenho que gastar 1 real.

    Logo, basicamente toda compra que eu faço no cartão de crédito, além de postergar o pagamento (e ganhar os juros desses dias), eu também ganho 1% de "desconto" (pois acumulo pontos)

    Abraços! Excelente Post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pobre Japa! Interessante, eu desconhecia a sistemática desse cartão do Submarino, é realmente muito bom para quem conseguiu pegar essa promoção de anuidade grátis.

      Abraços!

      Excluir
  5. Com a crise que se instaurou, peço descontos no credito a vista, e sempre consigo um desconto! Vale a pena pedir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Srinivasa! Eu também estou conseguindo bons descontos, já consegui até 10% de desconto em espécie. Se analisasse o rendimento do meu dinheiro em espécie baseado nos descontos que consigo, estaria conseguindo quase uns 5% ao mês.

      Abraços!

      Excluir
  6. Isso ai Marcelo!

    Uso essa técnica há um tempo já! Antes fazia com dois cartões, cada um com vencimento após meu salário. Agora será só o Nubank.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Inglês! Sempre tomo cuidado com anuidades, porque odeio taxas, só contrato serviço com taxas se o retorno compensar.

      Abraços!

      Excluir
  7. Eu também uso muito cartão, uso o cartão de um banco famoso o qual até hoje não pago anuidade por ter sido funcionário rsrs, fora isso tenho o cartão porto seguro, Santander Free, Nubank e MeuPAG, todos sem anuidade, porém acumulo pontos, transfiro para o multiplus e vendo as milhas rs

    ResponderExcluir
  8. Somos especializados em serviços financeiros, oferecendo empréstimos locais / internacionais, fornecendo opções de empréstimos garantidos e não garantidos a indivíduos e cooperando com taxas de empréstimo muito competitivas e condições flexíveis. Contacte-nos agora para obter empréstimos rápidos e acessíveis para todos os orçamentos e requisitos: socialfinancelimited8@gmail.com

    ResponderExcluir