DURATEX - DTEX
*Nem tanta solidez financeira como dizem |
A Duratex foi salva no terceiro trimestre pelo resultado da Tablemac,
sua subsidiária na Colômbia e por uma venda de terras de plantio de
eucalipto, caso contrário ficaria perto do zero. O lucro reportado no
trimestre foi de 29,7M, pouco comparado ao valor de mercado da empresa e
representa uma margem líquida ainda muito baixa. A crise no setor de
construção civil ainda não deu sinais concretos de retomada e a venda de
material de construção continua caindo no Brasil, como resultado, as
fábricas da Duratex no Brasil operam muito aquém da capacidade.
A
Duratex tem grandes vantagens competitivas no setor, as principais são
os ganhos de sinergia com os diferentes produtos fabricados, o
reconhecimento de suas marcas que são consideradas de 1ª linha e a
administração da Itaúsa, que é a maior acionista da empresa. O maior
problema é a dívida líquida que gera desembolsos muito grandes para a
empresa, parte dessa dívida foi gerada em consequência de um plano de
expansão na hora errada, bem antes da economia do Brasil entrar em
recessão.
Segmentação da dívida |
No post do resultado do 2T16 disse que acreditava que a
empresa poderia voltar a reportar lucros anuais da ordem de 600M com a
retomada do crescimento brasileiro. O grande problema é saber quando
essa retomada acontecerá, porque os segmentos de mercado em que a
Duratex atua são altamente dependentes da atividade econômica.
Não estou mais tão otimista com a Duratex, porque, há três meses atrás, acreditava em uma retomada econômica mais rápida no Brasil, como já está bem mais claro que a retomada será trabalhosa e dependente de reformas estruturais, a Duratex seria um investimento com (bem) longo prazo de maturação. De qualquer jeito, não acho prudente assumir posições grandes nesse tipo de setor e mesmo achando que a Duratex dará bons retornos quando a retomada vier, prefiro a EZTEC quando comparo as empresas cíclicas de construção civil.
2016 está acabando... Mas reflitamos profundamente. Ano bom. Eis:
ResponderExcluirNa música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.
DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.
«Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!
E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.
Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.
Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.
E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.
¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!
P.S.:
¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:
1º
Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...
2º
E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.
[Obs.:
Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].
= FIM =
Saudações, João! Essa propaganda da Gilma Coração Valente é um tremendo desrespeito com o William Wallace, este sim é o verdadeiro Coração Valente. Lamentavelmente, o João Santana foi solto, mas, pelo o que parece, as propagandas de lavagem cerebral criadas por ele não surtem mais o mesmo efeito do que antes. A suposta "música" brasileira atual é somente um dos efeito da degradação cultural brasileira.
ExcluirAbraços!
Como assino a NEWSLETTER?
ResponderExcluirSaudações, Hudson! Basta seguir o blog para ser informado sobre as novas postagens assim que elas saírem do forno.
ExcluirAbraços!