Discussão de Resultados: Portobello 2T16

PORTOBELLO:

 
O resultado da Portobello foi fraco. A empresa conseguiu manter a lucratividade e lucrou 4 milhões no trimestre, mas ainda está muito distante dos 20 milhões trimestrais de lucro que ela obtinha em 2013 e 2014. O alto endividamento da empresa (3,4 vezes o EBITDA) prejudicou o resultado e foi consequência da decisão de construir uma nova fábrica no Nordeste em tempos de retração econômica.

A Portobello é a maior empresa de revestimentos cerâmicos da América do Sul. As suas vantagens competitivas são a qualidade da marca e a rede de distribuição por meio de uma rede de franquias com 145 lojas. A fábrica da Pointer em Alagoas, sua marca de cerâmicas de menor custo, ainda não conseguiu gerar resultados positivos para a empresa.

Na minha opinião, ainda não é hora de assumir uma posição grande na Portobello, pois a empresa é extremamente dependente do crescimento econômico, o setor de materiais de construção é muito cíclico e ainda pode demorar alguns anos até que o setor se recupere. Pode ser viável assumir uma posição pequena para esperar a retomada econômica.

NOTA: R

Portobello RI 

Comentários