O Aparente Fim dos Milheiros

Há alguns meses atrás fui noticiado por um amigo que existiam traders de mihas que conseguiam bastante muito dinheiro a partir da negociação de milhas aéreas. Fui pesquisar mas detalhadamente e descobri algumas características próprias desse negócio e descobri também o mais importante: o trade de milhas ficou "manjado" e as companhias aéreas trataram de mudar as regras de acúmulo e emissão de passagens para diminuir o lucro desse tipo de atividade.

Surgiram até alguns cursos de "como ganhar dinheiro com milhas" pelo preço de mais de 400 reais, todos falando coisas óbvias e informando o mesmo que o regulamento dos programas de milhas, bastando uma simples leitura.

Como já disse o blogueiro Heavy Metal, não contrate coach e nem cursos mágicos, isso é perda de tempo e dinheiro, foque e tenha displina para desenvolver seu trabalho e projetos.

Resumidamente as práticas para ganhar dinheiro com milhas são as seguintes:

1) Filiar-se aos clubes de milhas dos programas de pontos em alguma promoção para ganhar mais milhas por mês (Tudo Azul e Smiles, o Latam Pass deixou de oferecer o clube). Nessa operação o cliente paga para ganhar uma quantidade mensal de milhas.

2) Filiar-se ao clube Livelo para receber pontos mensais Livelo que podem ser convertidos (com sorte) em uma transferência bonificada para pontos de milhagem. Vale Ressaltar que o Clube Livelo 20.000 (paga 20 mil pontos por mês) custa a bagatela de 799,90 reais por mês.

3) Vender as milhas Latam Pass, Smiles ou Tudo Azul por meio de uma das seguintes plataformas: HotMilhas, MaxMilhas, ComproMilhas, BankMilhas. A venda por meio dessas plataformas consiste na emissão de passagens pelo CPF do trader, para isso a agência pede as senhas do trader para poder emitir a passagem para a contra parte interessada no trecho aéreo.

No momento em que escrevo esse artigo a cotação do milheiro de milhas é a seguinte:

Latam Pass: 29 reais
Smiles: 23 reais
Tudo Azul: 19,50 reais

Vou dar um exemplo de como um trader de milhas poderia tentar ganhar dinheiro a partir das cotações em vigor e das promoções em vigor no dia de hoje:

Há uma promoção Cyber Week da Tudo Azul em que a filiação ao Clube 1000 custa 35 reais por mês e pagaria, no final de um ano 25 mil milhas (três mil milhas no primeiro mês e 2 mil nos 11 meses restantes). Há também uma promoção para transferência bonificada de 110% da Livelo para quem assina os clubes Tudo Azul e Livelo. Para efeitos de cálculo, vamos considerar que o trader assina o clube Livelo 20 mil por 799,90 reais. Vamos aos cálculos:

Custo mensal: 799,90 + 35 = 834,90 reais

Milhas Tudo Azul no primeiro mês: 3k + (20k x 2,1) = 45k

Valor de 45k milhas Tudo Azul: 886,50 reais

Lucro no primeiro mês: 51,60 reais

Ou seja, depois de muitos cálculos dá para comprar uma pizza e refri para a família com o lucro da operação. Ressalto que essa promoção da transferência bonificada só vale nesta semana em que escrevo o artigo, logo nas próximas semanas o trader terá que contar com a boa sorte e boa vontade da diretoria dos programas de milhagem para não ficar no prejuízo.
Imagine que legal seria pagar o clube 20000 e não conseguir vender

Apesar de achar que o trade de milhas virou uma furada depois que os programas de milhagens mudaram as promoções e regulamentos ainda dá para conseguir alguns descontos utilizando as milhas. O Latam Pass, antiga Multiplus, tem parcerias com algumas varejistas (Grupo Magazine Luiza, Grupo Americanas e Grupo Via Varejo) para emissão de milhas a partir de vendas de produtos. Quando eu necessitava de algum produto, esperava aparecer alguma promoção para ganhar mais milhas, cheguei a participar de promoções 1 real para 16 pontos Multiplus na Netshoes (equivale a 48% de desconto). Atualmente não tenho visto promoções de mais que 1 real para 4 pontos Latam Pass, nem mesmo na Black Friday.

Usando as promoções das varejistas e reservando hotéis pelo Booking.com, juntei 18 mil milhas Latam Pass, as quais vendi por 540 reais em novembro.
Por fim, acho furada ainda tentar fazer trade de milhas se filiando aos clubes, mas acho válido aproveitar os cartões de crédito com benefícios e as promoções para comprar coisas que necessitamos e juntar milhas. O clube só é vantajoso para quem precisa viajar muito de avião.

Ouvi recentemente a história de um trader de milhas que acumulou muitas milhas sem conseguir vender com lucro que resolveu fazer uma viagem com a família pela Disney... Se der prejuízo, pelo menos tem como consumir o estoque. Hahaha  

Comentários

  1. Fala Marcelo! Mudou o visual do blog hein? Ficou legal.

    Sobre os trades com milhas certa vez pesquisei mas acabei não indo a fundo. E pelo jeito, hoje em dia nem compensa correr atrás?

    Abraço!

    P.S. Eu não tenho cartão com milhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Inglês! Ainda vamos fazer mais algumas melhorias quanto ao visual.

      Certamente não compensa correr atrás, aliás nem mesmo ser sócio da Smiles está compensando.

      Meu cartão é o Trigg, prefiro o Cashback dele que já é sacado no mês seguinte do que ficar juntando milhas.

      Abraços!

      Excluir
  2. Nem fazia ideia de quanto trabalho era necessário para fazer trade com milhas. Ainda bem que isso nunca me atraiu.
    Acho que essa sempre é a tendência da economia: o dinheiro fácil vai acabando, conforme mais pessoas vão aderindo à "idéia milionária"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua síntese dessa tendência econômica. Sempre que aparece alguma chance de ganhar dinheiro fácil, ela acaba rápido pela readequação dos mercados.

      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado ahahah
      Essa é a explicação, por exemplo, da vida curta da arbitragem.

      Excluir

Postar um comentário