Mudei de Time, Adeus Apple

Depois de anos utilizando os produtos da Apple resolvi adotar uma postura de economicidade na escolha do meu celular e mudei para a plataforma Android, mais especificamente a Xiaomi. De 2010 até agora tive três iPhones (1, 4S e 7), como disse em 2016, já estava acostumado com as configurações, acabava sempre pagando mais caro em um modelo mais novo pela comodidade, mas cheguei à conclusão que valia mais a pena gastar algumas horas aprendendo a utilizar um Android do que trocar meu iPhone antigo por outro telefone da marca.

Algumas coisas sempre me incomodaram nos iPhones: a baixa duração da bateria; menos opções de aplicativos disponíveis para iOS; restrição de manutenções na caríssima rede autorizada por agendamentos, e pouco espaço no iCloud com a Apple querendo vender mais espaço para te deixar fazer backup.
Além da comodidade, também considerava pontos fortes do aparelho Apple a resistência contra água e choques e acreditava que os telefones da Apple tinham maiores proteções quanto à privacidade, o que descobri ser uma falácia. Steves Jobs sempre foi a favor da proteção da privacidade dos usuários, mas depois de sua morte a Apple passou a coletar mais dados de seus usuários e até vendê-los. A gota d'água para mim foi quando a Apple passou a censurar alguns canais no Telegram "por não seguirem a política da companhia". Achei um desaforo a Apple querer controlar o que eu posso ou não assistir.
Todos querem os seus dados
Atualmente, quase todas as empresas de tecnologia querem os seus dados, umas das poucas empresas que tem foco na privacidade é a Blackberry, por isso que os celulares da marca continuam sendo utilizados por políticos, executivos de empresas e no meio militar, mas o preço dele não o torna competitivo no mercado de celulares, só tem serventia para quem precisa realmente pagar por uma camada adicional de privacidade. Passei acreditar mais na privacidade da Blackberry após alguns países tentarem banir o aparelho.

A Xiaomi é uma empresa da China, sendo que os chineses tem a fama de serem um dos maiores hackers de dados do mundo, porém todos os produtos Apple também são fabricados na China e não ficaria surpreso se acontecesse algum novo hack de hardware como no caso em que espiões chineses instalaram microchips em servidores de empresas americanas.
Eu confio na privacidade do meu Xiaomi? Absolutamente não, mas não deixo arquivos importantes no serviço de nuvem deles e dou permissões mínimas de dados e localização para os serviços de sistema e aplicativos. Para ter maior privacidade, talvez seja melhor utilizar os produtos da Samsung, LG ou Sony, como mostrado na imagem acima, mas o custo desses celulares costuma ser um pouco maior que um Xiaomi equivalente.

Mesmo sem poder confiar na privacidade (como de praxe em quase todos os celulares), o Xiaomi é um dos telefones com melhor custo benefício do mercado. Vendi meu iPhone 7 por 900 reais e comprei meu Xiaomi Redmi Note 8 Pro por 1500 reais, gastando somente 600 reais líquidos para a troca do aparelho. O meu modelo do Redmi Note 8 Pro ainda conta com 128 gigas de armazenamento, 6 gigas de RAM, bateria que dura 48 horas (em comparação com a bateria de 8 horas do iPhone), tem boas câmeras e é resistente a água. Um iPhone equivalente custaria mais que o dobro do preço.
Meu novo centro de operações móvel
No mais, Feliz Natal a todos e ainda não terminei de atualizar meus controles de investimento, mas vou fazê-lo até o final do ano para controlar minha rentabilidade em 2020, porque esse ano, apesar dos bons resultados no mercado bursátil, eu tenho uma vaga ideia de quanto foi minha rentabilidade.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. Olá Capitalismus,

    Eu tenho usado Xiaomi há 2 anos e meio. Era um intermediário, Redmi 4 Pro. Sempre atendeu bem, mas a câmera nunca foi boa e agora o sistema começou a dar umas travadas.

    Comprei um Samsung agora pela qualidade fotográfica e vou deixar o Xiaomi de backup.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Investidor Internacional! A qualidade dos celulares da Xiaomi melhorou muito, os primeiros modelos eram muito Xing Ling mesmo. Acho bom ter um telefone pré-pago de Backup, não o fiz porque a venda do iPhone antigo compensava muito.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá!

    Eu estou bem satisfeito com celulares da Samsung, acho que estou no terceiro da mesma marca, mas hoje em dia Xiaomi tem conseguido entregar custo benefício (hardware) melhores, quem sabe no próximo eu mude de marca também.

    Nunca tive celular da Apple, sempre achei um exagero o preço aqui no Brasil.

    A sorte está lançada!
    https://bilionariodozero.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Bilionário! O preço dos produtos Apple é exagerado em todo o mundo, a marca se tornou uma griffe de eletrônicos.

      Vou te adicionar ao blogroll.

      Abraços!

      Excluir
  3. Estou estudando comprar um Iphone 8, sempre usei Samsung e posso dizer que é sempre frustrante estar numa mesa rodeado com gente com celular da maçanzinha e vc no samsung de sempre. A apple ainda entrega bastante no quesito excelência, quando comparo as fotos com o meu A7 da Samsung com um Iphone 8 e acima me parece que ganha bastante embora o menor número de Pixels. Em relação ao preço os Xiaomis estão realmente atrativos. Boa sorte na aquisição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem ligo se estou rodeados de celulares da maçã, na verdade até escondia o logo do meu iPhone antigo para diminuir as chances de tentarem me roubar. Nem acho que o iPhone é um objeto de status por ser considerado um celular "Nutella". De qualquer jeito, não há maior zoeira do que chegar às 20:33 da noite, momento em que escrevo esse comentário, com a bateria do celular em 83%, tendo tirado ele da tomada às 6 horas da manhã.

      Abraços!

      Excluir
    2. IP, veja que nao compra pela technologia mas pelo status. Por isso essa merd* da Apple ainda continua fazendo dinheiro. Quando o povo b*** acordar e deixar de querer modinha ela vai pro buraco.

      Excluir
  4. Eu sempre usei apple e como todo mundo estou meio que resistente a mudanças, porém meu iphone é um 6s plus, já está meio velhinho e meus amigos tem o Xiaomi, gostei muito, talvez seja meu proximo aparelho em 2020.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que a resistência a mudanças é a razão pela qual a Apple continua sendo extremamente lucrativa. O custo/benefício dos outros celulares é muito maior, mas a facilidade de fazer um backup completo de aplicativo na hora de trocar o celular e upar tudo o que o celular antigo tinha de forma automática acaba fazendo com que as pessoas paguem mais caro pelos eletrônicos da Griffe.

      Não acho que você irá se arrepender de adquirir o Xiaomi, pois só a bateria dele já compensa a aquisição.

      Abraços!

      Excluir
  5. Realmente o XIAMI tem custo benefício maior, estou indeciso entre um Iphone XR/ XS e um Xiaomi 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela minha experiência, iria no Xiaomi e separaria algumas horas para configurar o aparelho novo.

      Excluir
  6. Huawei é o melhor phone que ja usei na vida. Depois que saí do iphone foi só alegria e nada de preocupacao. Agora o proximo que vou tentar é Xiaomi, quero o Mi 10 com 108MP

    ResponderExcluir
  7. eu acho que vc fez bem!
    Eu em breve farei o mesmo... só vou aguardar um tempo pq o meu celular ainda vai mais 1 anos... mas eu já estou vendo reviews da "chaiómi".
    a propósito, se não for pedir demais... faça um post daqui uns 6 meses (no maximo) dando um feedback.
    Obrigado.a
    abraço!
    e post mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Pode deixar que dou um feedback daqui alguns meses. Vou postar mais nos próximos meses, agora estou com mais tempo para pensar e me atualizar.

      Abraços!

      Excluir
  8. Bem vindo ao time dos Xiaomi!

    Só cuidado com as atualizações. Eu não recomendo atualizar viu. O meu era excelente antes de atualizar, depois ficou uma bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Inglês! Até agora não tive problemas, só recomendo não trocar o tema do celular e ficar com o que já vem instalado nele.

      Abraços!

      Excluir
  9. tinha Iphone e há 5 meses com Xiaomi....sempre quando pedem pra atualizar eu atualizo. Até o momento só alegria...E essa bateria que não acaba!!!

    abs e bons investimentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário