Guia de Compra e Venda de Bitcoins - 2019

O mercado de criptomoedas evoluiu muito nos últimos tempos, infelizmente, parte por causa da especulação desenfreada, esquemas de pirâmide e taxas altas do bitcoin, as criptomoedas não tiveram um significativo crescimento na adoção como meio de trocas. Após mais de dois anos da publicação do meu antigo Guia de Compra e Venda de Bitcoins, senti a necessidade de atualizá-lo de acordo com as mudanças desse mercado, das exchanges e das wallets.
O objetivo dessa postagem será explicar métodos fáceis de comprar criptomoedas (não somente o bitcoin) como guardá-las de forma segura e como vendê-las convertendo novamente para real quando for necessário.

Como Comprar


No Brasil, eu continuo achando que uma das melhores Exchanges é a Foxbit, nela é possível comprar Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Ripple e TrueUSD. Mesmo assim, não confio inteiramente nela, lembro que na época do lançamento do Bitcoin Cash, em novembro de 2017, ela reteve as moedas de fork dos usuários e ficou fora do ar por conta de ataques de spam por vários dias, mas, ao menos, ela está processando rapidamente os saques e depósitos e o sistema está funcionando bem por vários meses seguidos.

Também há outras Exchanges bem conceituadas no Brasil, como o Mercado Bitcoin, Coinext, Bitblue, BitcoinTrade entre outras. Falei mais sobre a Foxbit, porque é a que mais conheço, mas é possível utilizar as outras Exchanges que possuem volume significativo para negociar, embora também não recomende a manutenção de saldos de criptomoedas nelas.

Outra possibilidade é o mercado Peer to Peer (P2P), que são as trocas diretas entre pessoas físicas ou entre PF e PJ. No Catálogo P2P é possível ver os negociadores com maior reputação no mercado. Geralmente, o mercado de trocas P2P cobra spreads um pouco mais altos que as taxas das Exchanges. Uma das vantagens é a possibilidade de comprar sem ter que mandar seus documentos pessoais.

Para trocar por outras criptomoedas que não são negociadas nas principais Exchanges brasileiras (como a Nano), eu recomendo utilizar a Binance que é uma Exchange com sede na China e é considerada uma das empresas mais inovadoras do segmento. Para abrir conta na Binance não é necessário mandar documentos e o processo leva em torno de 5 minutos. A Binance é uma das Exchanges com taxas mais baixas do mercado e tem histórico de seriedade no quesito segurança. Mesmo assim, não recomendo deixar grandes saldos nela.
A Negocie Coins, que foi citada no post de 2017 não existe mais e quem tinha saldo nela viu sem dinheiro sumir quando a Exchange fechou as portas. Por isso vamos passar ao próximo passo que envolve a guarda segura dos criptoativos.

Onde Guardar


Wallet Natrium para a criptomoeda Nano
A grande vantagem das criptomoedas é que o usuário pode ser seu próprio banco, basta que ele baixe uma wallet compatível com a moeda que possui, a transfira e guarde as senhas e seed de forma segura. É recomendável baixar carteiras de somente uma criptomoeda para desktop ou celular para conseguir uma maior segurança. A seed é o código de recuperação, se sua seed for descoberta, suas criptomoedas podem ser roubadas, então anote em papel e deixe fora de arquivos que podem ser roubados, como no caso do hacker que roubou as seeds anotadas no rascunho do Gmail (acredito ter sido um funcionário do Google).

Para usuários que possuem muitas criptomoedas e querem o máximo de segurança, o recomenda-se usar uma carteira de hardware que é desbloqueada por código PIN. A Nano Ledger S assemelha-se a um Pen Drive e é considerada uma das melhores e mais seguras Hardware Wallets do mercado, atualmente está custando cerca de 430 reais, portanto só vale o investimento em segurança para quem já possui um valor considerável nas criptomoedas.

Nos EUA são populares os serviços de custódia centralizada de criptomoedas. Apesar da comodidade, não é o jeito mais seguro de guardar os criptoativos e o usuário pode ver seu saldo virar pó, como aconteceu com a Atlas Quantum.

Como Vender


Para vender deve-se fazer os passos contrários, ou seja: Mandar as criptomoedas para Exhanges brasileiras e vendê-las por real. Também é possível utilizar o mercado P2P nesta transação. O interessante seria se já pudéssemos utilizar serviços e comprar produtos cujo pagamento fosse direto em criptomoedas, mas, infelizmente, esse mercado ainda está insipiente.
Só há que se tomar cuidado com a declaração de impostos de ganho de capital com alíquota de 15% para vendas com lucros maiores que 35K reais em um mês. Vale ressaltar que o usuário pode se utilizar da isenção mensal de 35K para pagar menos impostos se planejar as vendas.

Como Não Ser Enganado por Pilantras


Seguindo os passos descritos no artigo a chance de você ser enganado é mínima. O maior problema reside na tentação de ganhos financeiros fáceis, situação em que as pessoas acabam deixando de lado a segurança de seus ativos em prol de uma tentativa de enriquecer rapidamente. Isso foi exatamente o que aconteceu com a Atlas Quantum. Vi algumas pessoas que defendiam piamente que os bitcoins deveriam permanecer em Wallets com a seed anotada em papel, mas na hora que se depararam com um ganho fácil mensal, esqueceram dos seus protocolos de segurança e passaram seus bitcoins para a custódia de terceiros.

Por fim, sempre pesquise antes de adquirir qualquer ativo financeiro e dê especial atenção ao entendimento do funcionamento das criptomoedas que possui. Nesse caso, a melhor defesa é o conhecimento prévio.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. Legal, Barbarossa. Não sabia da isenção de IR para 35K... Por enquanto estou me mantendo fora do mercado de criptomoedas, mas não descarto a possibilidade de aplicar um "dinheiro de pinga" em criptos no futuro, só que como Reserva de Valor, e não para especular.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita enquadrou as criptomoedas na mesma regra do ouro físico. Na prática, a receita só consegue descobrir suas transações nas Exchanges brasileiras, é possível fazer trocas nas Exchanges internacionais e Swaps na blockchain sem que eles descubram.

      Eu acho que as criptomoedas ainda possuem muito potencial e devem superar o topo de 2017.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário