Minha Bola de Cristal - Cielo

Minha bola de cristal está cada vez melhor lustrada... em 16 de dezembro de 2016 discorri sobre o Lobby da Cielo e o mercado de meios de pagamentos e constatei que a mudança de regras no setor faria a rentabilidade da Cielo despencar. Ainda fui generoso demais na minha análise do resultado do 4T16 da Cielo, porque achei que a queda no preço da ação já poderia ter sido suficiente para equilibrar a perda de rentabilidade. Estava errado, mas mesmo assim não achei que a Cielo estava suficientemente atrativa para justificar a compra. inclusive achei que a Cielo já estava suficientemente descontada para justificar a compra, mas, por acreditar que existissem melhores oportunidades, não comprei as ações.


O resultado foi que a empresa caiu de uma cotação ajustada por proventos de 16,25 em 16 de dezembro de 2016 para 7,71 no dia 12 de setembro de 2019, o que corresponde a aproximadamente 52% de queda no período.
Apesar de toda essa queda, não acredito que a Cielo seja uma oportunidade de investimento, aliás estou ainda mais pessimista com o case. A primeira fase da Battle Royale dos meios de pagamentos foi o ganho de market shares de companhias adversárias, como a Stone e a Pagseguro. Acredito que estamos no início da segunda fase do Battle Royale, onde sistemas concorrentes aos cartões ganharão market share oferecendo descontos, como o Mercado Pago, Nu Pagamentos, Interpag e Pic Pay.

A primeira fase do Battle Royale já foi suficiente para equilibrar o mercado de meios de pagamento e derrubar as taxas astronômicas que os comerciantes pagavam, a segunda fase pode substituir o uso do cartão de crédito e débito, como já ocorre na China, onde sistemas de pagamento por celular, como o Ali Pay, dominam o mercado de meios de pagamentos.
A Cielo continua reportando lucros declinantes e agora se propôs a ser uma empresa de soluções completas em meios de pagamentos e oferece soluções de gestão junto com as maquininhas mais caras. Eu até acho essa estratégia um pouco interessante, mas não acredito ser suficiente para enfrentar a concorrência dos meios de pagamentos diretos. Além disso, a Cielo não possui contrato de excluisividade com os bancos controladores (Banco do Brasil e Bradesco), sendo assim, no futuro eles podem criar um sistema de pagamentos diretos concorrente com a própria Cielo.

Por fim, acho um erro analisar empresas pelo ROE. A Cielo sempre teve um ROE enorme, mas nem por isso foi um bom investimento para os acionistas. As empresas Asset Light, como a Cielo que tem ativos reduzidos (cinco notebooks, dez cadeiras de estagiário e algumas caixas de maquininhas nos estoques rs), tendem a ter um alto retorno sobre o patrimônio líquido, enquando as empresas pesadas como a Vale ou Klabin, tendem a ter ROE menores, mas nem por isso serão investimentos piores.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. Gostaria de ter lido sua análise de cielo, pois entrei seguindo analistas quando estava acima de 20,00 maior prejuízo da minha carteira, foi uma lição que nunca esquecerei, nunca mais segui analistas de corretoras e minha rentabilidade melhorou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Ilustre Desconhecido! Também não confio nos analistas de corretora que nos indicam sempre girar a carteira e nem no pessoal que acredita que basta a empresa reportar bons resultados para ser um bom investimento, desconsiderando completamente as atividades operacionais da empresa em estudo.

      Abraços!

      Excluir
    2. O mesmo vale para VISA (V) nos EUA então.

      Excluir
    3. Não acho que no mesmo nível, porque a Visa também processa pagamentos eletônicos internacionais, mas os pagamentos domésticos tendem a convergir para sistemas com taxas mais baixas.

      Excluir
  2. Devemos entender a atividade em que atua a empresa, verificando se essa atividade existiria daqui a 20 ou 30 anos, por exemplo, e se a barreira de entrada de concorrentes é alta ou baixa! No caso da cielo, ela trabalha com meios de pagamento (sempre existirá esse tipo de atividade), quanto a barreira de entrada, facilmente podem surgir novas empresas concorrentes, pois o investimento é relativamente baixo e é fácil de copiar as ideias entre os concorrentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Caminhando e Poupando! Por isso mesmo que tenho grande afinidade aos investimentos em indústrias básicas e empresas de commodities.

      Abraços!

      Excluir
  3. Também tive esse insight essess dia lendo essa noticia.

    https://www.sunoresearch.com.br/noticias/banco-central-sistema-pagamentos-instantaneos/

    "Segundo o BC, para realizar um pagamento por meio do novo sistema, o cliente deverá somente inserir o número do banco, da agência, conta e o CPF do recebedor.
    Para isso, será necessário utilizar um smartphone com acesso à internet, ter conta em uma instituição financeira e o aplicativo do banco em questão.

    Já os estabelecimentos comerciais precisão somente de um código de identificação para que os clientes realizem a leitura por meio de seus celulares. O código conterá todas as informações para a transferência instantânea dos recursos."

    Então focando no ultimo paragrafo a função debito poderá diminuir muito com esse novo sistema , e quem sabe um eu não posso comprar minha própria maquina e fazer a captação de cartão credito direto pra bandeira sem atravessadores.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante! Desconhecia esse projeto do BC. Atualmente,só é possível pagar sem atravessadores quando a instituição bancária do comércio e cliente é a mesma, por esse projeto será possível fazer transferências instantâneas entre contas bancárias de diferentes bancos. Espero que esse projeto vá para frente.

      Abraços!

      Excluir
  4. Por estas e outras que nunca mais investirei em bolsa novamente. Perdi mais de 290 mil reais com essa desgraçada ! A partir de agora é só renda fixa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perda fixa é muito ruim. Só serve para ter bala na agulha em crises e para emergências financeiras. De resto, a gente acaba perdendo dinheiro a longo prazo nela.

      Excluir

Postar um comentário