Golpe: Kriptacoin

Esse é um esquema Ponzi / Pirâmide muito bem elaborado, porque os criadores conseguiram criar um mascaramento muito bom, que acaba iludindo as pessoas que não têm conhecimentos sobre o funcionamento das moedas digitais. A diferença desse esquema Ponzi para Ponzis mais amadores é que a Kriptacoin realmente entrega um produto virtual, a "moeda digital", mas esse produto tem valor que tende a zero.
A Kriptacoin não é uma criptomoeda por definição, porque sua "cadeia de blocos" (nem sei se dá para chamar como cadeia de blocos) é privada, ou seja, a empresa fundadora da Kriptacoin, a Wallstreet Corporate, domina todas as transações e pode fazer o que quiser com a moeda. Diferentemente das criptomoedas legítimas, que são descentralizadas e todos tem acesso à cadeia de blocos, a Kriptacoin só aceita transações no site da Kriptacash e a suposta mineração é realizada somente pela Wallstreet, que vende as franquias mágicas de mineração, que custam de 2000 dólares até 8000 dólares.
Qualquer moeda digital legítima só tem valor porque é possível armazená-las em carteiras particulares e é possível fazer transações descentralizadas sem passar por nenhuma empresa ou instituição, além disso, a mineração das moedas legítimas é descentralizada, qualquer um pode ligar sua máquina e começar a dar suporte à rede.

É extremamente fácil fazer uma cópia do Bitcoin, porque seu código é aberto. Mesmo assim, não consegui verificar se a Kriptacoin é uma cópia modificada do código Bitcoin (como eles mesmos atestam) ou se na verdade não existe código nenhum e é tudo uma troca de fichas, troca de saldos imaginários, porque o código da Kriptacoin não é aberto, não dá para saber como funciona ou se realmente existe.

A conclusão técnica é que a Kriptacoin tem uma aura de obscuridade e de controle centralizado que faz com que o valor dela tenda a ZERO. Não existe moeda legítima que seja processada somente nos servidores de uma empresa específica.
Mesmo que o esquema tenha sido razoavelmente bem pensado e elaborado, ele inevitavelmente deixa pistas mais que suficientes para provar a certeza da fraude, até mesmo para alguém que não tenha conhecimento algum sobre moedas digitais:
 

Enorme Incentivo em Chamar Novos Participantes


Como eu já disse nos outros posts da série, o ser humano que não possui a mente treinada fica fascinado pela ostentação exibidas nesse tipo de esquema e, assim que ele entra, passa a defender o esquema com unhas e dentes. Sempre que eu vejo alguém distribuindo cheques gigantes de vários milhares de reais e andando com esportivos adesivados, verifico se minha carteira ainda está no bolso, porque alguém está sendo roubado. Infelizmente, para a maioria dos brasileiros, ver carros caros com adesivos enormes é um enorme incentivo para que eles adentrem o esquema.

Todo esquema de pirâmide do tipo Ponzi tem o faturamento ampliado (para os seus criadores) quanto mais rápido novos participantes entrarem. Apesar de que (segundo minhas pesquisas) o Esquema Ponzi Original não tinha sistemas de bônus para recrutamento, todos os Ponzis atuais possuem algum tipo de bônus cumulativo para o recrutamento de novos participantes como forma de acelerar a entrada de novos participantes e, como consequência, isso acaba diminuindo o tempo de duração desses esquemas.

Erros Grotescos no Site


O site da Kriptacoin supostamente seria o único site do mundo em que seria possível realizar transações com a moeda, não surpreendentemente, ele bem malfeito, com vários links quebrados, links que não dão em lugar nenhum, seções que não funcionam direito e erros gramaticais estúpidos como esse:
O erro gramatical pode ser proposital, porque o programador deles é que DEFINE o preço.

Teoria da Casca de Cebola


O pai do presidente Kennedy dos EUA, Joseph Kennedy, disse que resolveu vender todas as suas ações antes do Crash de 1929, logo depois de receber um conselho de investimentos de seu engraxate. Ele chamou essa teoria de Casca de Cebola. Segundo Joseph Kennedy, o mercado financeiro é uma cebola, onde os participantes que tem mais acesso à informação e conhecimento estariam nas cascas mais próximas ao centro, enquanto os participantes sem nenhum conhecimento e informações distorcidas estariam na casca externa. O engraxate de Kennedy fazia parte da casca externa e o fato dele ter tomado conhecimento sobre operações na bolsa foi, para ele, um sinal de alerta, pois sempre que surge uma febre que arrasta multidões para algum investimento é uma armadilha está sendo armada.
Apesar de parecer elitista e preconceituosa, essa teoria é real. Em qualquer mercado financeiro, a realidade determina os vencedores e os perdedores e não ideologias ou visões de mundo distorcidas. Histórias como o Pelé Reis da Telexfree, o ambulante que virou milionário, são só estórias para enganar os incautos. Infelizmente, pessoas sem instrução, conhecimento ou informação tem possibilidades praticamente nulas de identificar investimentos honestos que dariam um retorno tão grande.
Se existisse um prêmio Ponzi, com certeza os fundadores da Kriptacoin seriam os vencedores. É difícil identificar o esquema pelas características técnicas, mas as características psicológicas são suficientes para desmascarar o esquema até para quem não entende nada de informática. Esse tipo de esquema está em constante mudança, felizmente as características psicológicas são quase imutáveis e sempre o denunciam.

Comentários

  1. Fala Barbarossa, parabéns pelo post. Realmente "defini" é de saltar aos olhos esse erro grotesco. Dei uma olhada no site na seção dúvidas e tem muitos erros de concordância. Pelo visto gramática não é o forte deles: "um trilhões" hahahaha.
    "Qual a Projeção de valorização da Kriptacoin?
    Projeção Otimista, na Visão do nosso Grupo Econômico Criptomoeda é um fenômeno em valorização, podendo alcançar Patamares de um trilhões de dólares em conversão de compra 2017."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Finansfera! Eles poderiam ter pelo menos contratado um bom professor de português para ajudar a montar o site. Huahuahau

      Essa projeção de valorização é outra coisa absurda, só quem não entende nada de investimentos que acredita ser possível projetar a valorização de um ativo financeiro.

      Abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Salve, C.F. Achei algum conteúdo sobre ela quando estava pesquisando pela Kriptacoin, mas nunca ninguém veio falar pessoalmente comigo sobre isso. É um Ponzi bem parecido com a Kriptacoin.

      Abraços!

      Excluir
  3. Bem, Sr Marcelo Barbarossa. Poderia comenar a parte final da TOK investimentos.....
    Bem… Somente nao entendo por que no site da TOK, eles afirmam que a TOK Invest LLC, com sede em mIAMI- Florida tem autorizacao n 14901 da VFSC para oferecer os servicos de fundos de investimento ETF……
    http://www.vfsc.vu VFSC = VANUATU FINANCIAL SERVICES COMISSION= COMISSAO DE SERVICOS FINANCEIROS DA REPUBLICA DE VANUATU, uma ilha de 290 mil habitantes na Oceania, perto das ilhas Fiji. Entrei no sitio eletronico e joguei o numero 14901 na parte de registros e nada consta …Sera que a TOK nao conseguiu o cadastro em Vanuatu para poder investir em Miami????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Nem conhecia esse esquema, parece que, assim como o universo, o número de sistemas Ponzi está em constante expansão. Esse esquema usa um mascaramento financeiro assim como a Alcateia e não investe em nada, não gastei tempo verificando se o cadastro em Vanatu é verdade ou mentira, mas arrisco dizer que é tudo uma mentira.

      Abraços!

      Excluir
  4. Então entrei nesse moeda digital, e devo dizer que real mente é um golpe, no começo é tudo otimo, vc tinha opção de saca o dinheiro que ganhava diariamente, o site funcionava normalmente, só que depois de um tempo começo a muda, ele tiram varias opções que tinha antes, como a de saque, conversei no começo com os administradores e ele sempre me diziam que as configurações nunca iram mudar, hoje já mudo muita coisa, outra coisa que ele tem feito muito, são as propaganda falsa, por exemplo ele tiram foto com um jogar de futebol ou um cantor e dizem que ele ta investindo no kriptacoin, quando na verdade eles só ficam sabendo onde essa celebridades estão e vão até elas e fazem essa falsa declarações, uma das mais ridículas que eles falaram foi que o neymar investiu sei lá quanto, sem querê dizer que eles falam que a moeda vai para russia e para china, e que vai valoriza, quando na verdade tudo mentira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Telagabriel! Não sabia sobre as mudanças no saque, obrigado pela informação. A maioria dos esquemas ponzi dos últimos anos começa a dificultar as retiradas de dinheiro quando o dinheiro circulando no sistema começa a acabar. Ainda bem que você percebeu a fraude, caso você perca dinheiro, classifique esta perda como um gasto para aprendizagem e não entre mais em esquemas ponzi.

      Abraços!

      Excluir
  5. Meu marido entrou neste negócio, brigamos muito por conta disso, pois sempre discordei que este negócio fosse realmente algo sério. Mas deixei ele seguir.Enfim, ele entrou com 8 mil, conseguiu recuperar e vendo que deu retorno, financiou nosso carro que conquistamos com muito esforço e investiu, e o pior fez um empréstimo no banco. Ele não fala, mas demonstra estar preocupado, pois não foi mais nas reuniões e nem cadastrou mais pessoas. Agora é aguardar, e ver a ponte mais próxima que vou morar. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que parece, a Kriptacoin já chegou na fase do calote. Disseram-me que eles suspenderam o saque em reais e passaram a só realizar o saque em Kriptacoin que vale nada (não confirmei a informação). Agora vocês precisam se concentrar para elaborar um plano para conseguir sanar as dívidas que seu marido fez, muito provavelmente o dinheiro que ficou na Kriptacoin já voou.

      Abraços!

      Excluir
  6. Fala Marcelo, tudo bem? Vou te explicar como funciona por outra visão.

    A kripta Coin nada mais é do que um produto imaginário. Como você mesmo disse, é um produto que não tem valor cambial nem comercial.

    A estrutura da Kripta é muito inteligente no sentido de captar clientes, vou explicar por que. Antes como o Gabriel disse acima, você investia seu $ e tinha seu dinheiro retirado mensalmente, equivalente a 0,75% ao dia (no final do saque você paga iof e taxa de serviços, então não é 1%, calculei tudo aqui). Hoje, com a reestrutura, você é obrigado a receber em "moedas", que segundo eles servirá para VALORIZAR a moeda com o nosso recebimento dela, assim como a empresa não fechar pois não estão pagando em $.

    O que da a entender é que estamos investindo em uma empresa e recebendo em produtos, no qual precisamos negociar com outros usuários a compra e venda ou vender no próprio site, pela cotação abaixo do que prometem. Por exemplo, meu investimento antes renderia 500 reais ao mês, hoje ele rende 21 moedas em média, que equivale 1kripta = 23 reais (cotação do dia). Só que na hora de vender pelo site eles pagam apenas R$16, se sacar na máquina física disponível em Brasília, R$21 por unidade.

    Resumindo é isso, quem entrou com seu capital na empresa pelo rendimento mensal, hoje recebe em "kriptomoedas"no qual é necessário renegociar, ou seja, se fossem sabonetes daria na mesma, ao menos seria um produto físico porque de qualquer forma hoje precisamos fazer a revenda do produto ou troca por um valor bem inferior ao prometido. (Sem contar as inconsistências semanais do sistema que isso geraria outro texto maior ainda).

    Eu entrei e não vejo a hora de sair. É isso, não entrem, pelo menos agora! Aina sim admiro a estrutura de marketing e evangelização da empresa, apesar de serem totalmente tiranos, a história que inventaram e contam diariamente sobre o produto fazem muita gente crer que é um bitcoin atual fazendo com que até comprometam seus bens passivos e ativos pra entrar no negócio. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, FrostmanBr! Seu relato foi muito detalhado e confirma os outros relatos que recebi. Acho que eles impediram o saque em real depois de ver que os saques estavam passando as entradas de dinheiro, aí arbitrariamente alteraram o contrato.

      Tente fazer o possível para sair e sacar o que conseguir do esquema.

      Abraços!

      Excluir
  7. Sem contar que os "fundadores" são figurinhas conhecidas em Brasília e já foram em cana por conta de estelionato.

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/03/21/interna_cidadesdf,243853/operacao-da-policia-civil-prende-quadrilha-de-estelionatarios.shtml

    Lamentável esse tipo de crime pois ao ludibriar fé alheia mereciam no mínimo 10 anos de cadeia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Já tinha visto que os "fundadores" já fizeram outros empreendimentos 171. Só não coloquei no texto, porque o foco era analisar as características técnicas e psicológicas de um estelionato.

      Estelionato é um crime gravíssimo, porque convence a vítima de forma amistosa a cair em um golpe. Os estelionatários deveriam ter que pagar TODOS os prejuízos das vítimas e não somente ficar presos alguns meses ou anos e sair como se nada tivesse acontecido.

      Abraços!

      Excluir
  8. Esse FrostmamBr parece q admira os criminosos. Essa forma perfídia de enganar os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, também nutro alguma admiração, mas somente pela astúcia dos caras. Em minha opinião, o estelionato e a fraude são crimes hediondos e os criminosos deveriam cumprir suas penas em campos de trabalho forçado até indenizarem completamente as vítimas.

      Abraços!

      Excluir
  9. Ministério Público do DF diz que Kriptacoin NÃO é pirâmide:
    https://www.kriptacoinbrasil.com.br/2017/08/21/ministerio-publico-diz-que-kriptacoin-nao-e-piramide/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO diz que não é pirâmide, só disseram que eles não tem informações que justifiquem a abertura de um inquérito. Só mais uma prova da ineficiência da justiça estatal.

      Abraços!

      Excluir
    2. Seu argumento é falacioso, aliás, partindo-se das premissas do próprio texto. Dizer que "a Justiça é ineficiente", que aliás parece-me como tantos comentadores de Facebook, nada contesta o fato de que o Ministério Público, o qual compete receber denúncias deste tipo, deu parecer favorável no que tange à legalidade da organização. Sinceramente, eu esperava um argumento mais consistente, vindo de alguém que pesquisou tanto para fazer este post caluniador. Abraço.

      Excluir
    3. "Segundo o Promotor de Justiça, não existe base para dar início a uma investigação, pois entende-se que as informações coletadas não têm base razoável para que seja instaurado um inquérito. O parecer recomenda ainda que após a comunicação do fato aos órgãos responsáveis, o documento seja arquivado."

      Onde está o dito parecer favorável?

      Excluir
    4. http://www.metropoles.com/distrito-federal/seguranca-df/kriptacoin-estelionatarios-presos-pela-pcdf-tinham-vida-de-ostentacao

      Excluir
    5. Os chefões agradecem a sua participação, Lucas.

      Excluir
  10. Tenho familiares que entraram. O grande medo é que comprometam quantias vultosas. Não é a primeira tentativa dos dois rapazes de criar uma pirâmide financeira com a desculpa de ser um marketing multinivel ou startup. Anos atrás se declararam representantes do El Corte Ingles e "fundaram" a El Corte Brazil... Investiguem tb Royal Family http://www.empresascnpj.com/s/empresa/el-corte-brazil-eireli-me-nome-fantasia-el-corte-brazil/20081861000159

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Estou ciente que os alegados proprietários já fundaram outros empreendimentos altamente suspeitos. Espero que seus familiares aprendam a lição sem comprometer quantias vultosas.

      Abraços!

      Excluir
  11. Entrei em junho com a promessa que receberia 1% ao dia de R$ 3.000, você transferiria diretamente para sua conta bancária , todo dia cai bonitinho na conta da ws corporate, só que pra você sacar tem que transferir pra kriptacash, lá você tem que vender(se quiser sacar) por um valor bem baixo ( quando entrei valia 23,13 agora vale 21, pra vender na kriptacash tá 11) você conseguia sacar na conveniência em Vicente Pires - Brasília, hoje fechou , eles informaram que é por pouco tempo e que em setembro abriria mais 3 conveniências(assim espero).
    Tou muito preocupado pois investi até sem poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informações interessantes, Anon, já sabia sobre a mudança de contrato, mas não sabia sobre o fechamento da conveniência. Infelizmente, se já chegou nesse nível, em breve deve parar de pagar em reais e os portadores de Kriptacoin ficarão com um ativo sem valor.

      Abraços!

      Excluir
  12. Olá bom dia.

    Vejo vários comentários sem fundamento pessoas despreparadas pra fazer qualquer tipo de afirmação sobre este assunto de altcoin.
    Por isto que o Brasil está este LIXO por mentes igual a de vocês.
    Fico muito irado quando ouço um ser humano dizendo "VOU PRESTAR UM CONCURSO PÚBLICO PRA FICAR SEM FAZER NADA."

    O GRANDE PROBLEMA DESTAS PESSOAS QUE ESTÃO RECLAMANDO ENTROU NA WALL STRETT CORPORATE(KRIPTACOIN) ACHANDO QUE FOSSE AJUDA DO GOVERNO(BOLSA FAMIIA) O GRANDE PROBLEMA É QUE AS PESSOAS QUE MAIS RECLAMA SÃO AS QUE MENOS TRABALHA FICAM SENTADAS OLHANDO O SUCESSO DOS OUTROS E FICAM APAVORADOS QUANDO ALGUÉM TEM SUCESSO.

    A HISTORIA DIZ QUE UMA COBRA QUERIA COMER O VAGALUME MESMO SEM FAZER PARTE DA CADEIA ALIMENTAR DELA (COBRA) E UM DIA O VAGALUME PERGUNTOU PRA COBRA PORQUE VOCÊ QUER ME COMER MESMO EU NAO ESTANDO NA SUA CADEIA ALIMENTAR? A COBRA RESPONDEU SÓ POR CAUSA DO SEU BRILHO.

    ASSIM SÃO ALGUMAS PESSOAS.

    EU ENTREI NA EMPRESA E ESTOU MUITO FELIZ COM ELA INVESTI E JA RETIREI TODO O MEU INVESTIMENTO.

    E UMA PERGUNTA AI PARA OS DESINFORMADOS DE PLANTÃO.

    QUAL EMPRESA QUE TRABALHA HOJE COM O BINÁRIO QUE ACEITA DE VOLTA O PRODUTO PRA VOCÊ ATIVAR NOVAS PESSOAS NA SUA REDE?

    ME FALE UMA EMPRESA AI BANDO DE BOCA ABERTA.

    VAI TRABALHAR QUE AI VOCÊS VÃO GANHAR MUITO.

    ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citando uma parte do q o Jhonny disse ai "QUAL EMPRESA QUE TRABALHA HOJE COM O BINÁRIO QUE ACEITA DE VOLTA O PRODUTO PRA VOCÊ ATIVAR NOVAS PESSOAS NA SUA REDE?
      " eu entrei na empresa dessa forma. e isso eu creio q é uma forma da empresa (Kripta) compensar a transição que ela esta passando agora e n poder disponibilizar o saque no momento. mas pelo que dizem, em breve os saques em dinheiro voltara.

      Excluir
    2. Um exemplo de empresa que trabalha com código binário é a Microsoft. Nem perco meu tempo tentando saber o que é binário de pirâmide.

      P.S. Os saques em dinheiro nunca vão voltar.

      Abraços!

      Excluir
    3. Pior que um trouxa que cai num golpe é o trouxa que cai no golpe, não percebe (ou percebe e não quer acreditar), e ainda defende o golpista.

      Excluir
    4. Salve, Xará! Espero que o companheiro acima consiga voltar para a realidade depois que ele aceitar o fato que os saques em dinheiro não irão mais voltar.

      Abraços!

      Excluir
    5. Jhonny Coelho diz: "VOU PRESTAR UM CONCURSO PÚBLICO PRA FICAR SEM FAZER NADA."
      Pior do que prestar concurso público para não fazer nada, é acreditar que vai fazer um investimento e vai ter um retorno de 30% ao mês, rendimento astronômico, haaaaa, vai ser burro assim lá na China.

      Excluir
  13. Este comentario de um piramideiro convicto, revela que quem entra nesses esquemas defende ate de baixo d agua o golpe 171 kripta. Ele deve estar alterado por que as pessoas estao vendo o barco furado em que entraram e a piramide vai desmoronar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o cara nem está recebendo e ainda defende com afinco o esquema. Só prova que eu estava certo quanto a parte psicológica do golpe.

      Abraços!

      Excluir
  14. Eu entrei no negócio. Fui ludibriado por um amigo de confiança e que considero inteligente suficiente para não cair numa dessas,mas parece que a sede de dinheiro falou mais alto. O sistema não funciona. O que resta agora é ver se dá para salvar alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Infelizmente, acho que seu dinheiro não será recuperado. Agora você precisa seguir em frente e recuperar seu dinheiro por vias honestas.

      Abraços!

      Excluir
    2. Comigo aconteceu exatamente o mesmo, fui na confiança de um amigo que considero inteligente tb do mesmo ponto de vista, advogado inclusive, porém, acredito que entrei em outra furada, já tinha participado da telexfree e multiclick no qual fui lesado. Uma hora aprendo kkkk

      Excluir
    3. Quando o cara usa a influência que tem para atrair mais gente o golpe é ainda mais perigoso, tome cuidado para não cair mais e não acredito em rendimentos altos garantidos.

      Abraços!

      Excluir
  15. Entrei nessa roubada por conta de um amigo, ele disse no início que se eu não recuperasse meu investimento ele faria questão de me pagar, fiz um investimento de 3.000 e consegui reaver até o momento uns 2.700.

    Faz uns dias que o site kriptacash retirou a opção de COMPRAR/VENDER, ou seja, não está sendo possível retirar qualquer quantia, não caiam nessa armadilha pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Desconhecido! Pois é, pelo menos você conseguiu recuperar quase tudo. Estou acompanhando alguns relatos parecidos, parece que a pirâmide acabou antes do que eu esperava.

      Abraços!

      Excluir
  16. A casa caiu pra Kriptacoin

    ResponderExcluir
  17. Rodaram

    https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-civil-do-df-desarticula-esquema-de-piramide-financeira-que-movimentou-r-250-milhoes.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-smart&utm_campaign=share-bar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a maré abaixa, dá para ver quem estava nadando pelado.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário