Discussão de Resultados: Ferbasa 4T16

Cia de Ferros da Bahia - Ferbasa - FESA4
A Ferbasa é uma das única empresas brasileiras de tamanho considerável controladas por uma fundação, sendo controlada pela Fundação Beneficente José Carvalho, que mantém 6 escolas e programas sociais para crianças na Bahia. Apesar de parecer irrelevante para o investidor, essa informação é muito importante, porque a empresa reflete os interesses dos controladores. Como os administradores da fundação querem ter um fluxo crescente de dinheiro para administrarem as atividades da fundação e não podem de maneira alguma ficar sem dinheiro, a Ferbasa é extremamente conservadora com novos investimentos e mantém um caixa líquido considerável.
Caixa líquido sempre positivo.
A Ferbasa conseguiu um resultado muito bom, porque o preço do ferrocromo subiu muito e recuperou toda a queda dos últimos trimestres. No último post sobre a Ferbasa, havia dito que três fatores prejudicavam a Ferbasa: o preço do ferrocromo, o preço da energia elétrica e a valorização cambial, pois agora somente dois fatores ainda prejudicam a empresa. O resultado líquido da Ferbasa no trimestre foi de 72M de lucro, porém alguns não recorrentes ajudaram esse resultado: 20,8 milhões de tributos recuperados, 7,8M recebidos referente aos antigos empréstimos compulsórios da Eletrobrás, correção das premissas em relação ao passivo atuarial com impacto positivo de 3,4M.
O preço da energia elétrica continua impactando fortemente as atividades da empresa. Se eu fosse o presidente tentaria comprar uma participação em algum projeto de energia para suprir parte das necessidades diretamente.
A Ferbasa diminuiu a produção por causa do custo de energia
A Ferbasa é uma empresa cíclica e o preço atual dos seus produtos favorece muito a empresa, é muito provável que o resultado do 1T17 seja ainda melhor que o 4T16, visto que o preço do ferrocromo continuou subindo. Não estou tão confiante em relação as projeções futuras do preço do ferrocromo, porque uma desaceleração chinesa derrubaria o preço, mas, mesmo assim, o ferrocromo teria menos impactos que a cotação do minério de ferro tradicional. A compra das ações da Ferbasa é favorável no cenário atual, mas, como a empresa produz commodities, a rentabilidade da empresa sempre varia muito conforme a cotação de seus produtos.

Ferbasa RI

Nota: MB

 

Comentários

  1. Olá, gostaria da sua opinião sobre empresas que não possuem liquidez nas ONs e se veem problemas em ter ações PNs das empresas. Se possível, faz um artigo sobre esse assunto que é bem polemico e complexo para a maioria dos pequenos investidores.

    Excelente blog, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Já adianto que não vejo problemas na maioria das situações e vou responder meus motivos em um post, como você sugeriu. Precisarei dar uma pesquisada para embasar bem minhas opiniões então pode ser que eu demore um pouco para responder sua pergunta com maiores detalhes.

      Abraços!

      Excluir
  2. Marcelo,

    Não compartilho do seu otimismo, rs. Como discutimos no seu outro post sobre a empresa, continuo acreditando que a Ferbasa dificilmente apresentará resultados como os de 2015 pelos próximos anos. O impacto do aumento de energia somado à redução da jornada de trabalho imposta à empresa foi uma combinação de aumento de custos e queda de produtividade que, na minha leitura, mudaram as perspectivas futuras da companhia.

    Uma pena, pois sempre nutri certa simpatia pela Ferbasa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pretenso Milionário! Depois do último resultado fiquei mais otimista com a Ferbasa, mas estou ciente dos problemas que a empresa enfrenta. Discordo que a Ferbasa dificilmente apresentará resultados como os de 2015 nos próximos anos, porque caso o preço atual do ferrocromo se mantenha o lucro tem grandes chances de ser maior.

      A energia elétrica continua sendo um grande empecilho, uma alternativa seria comprar uma participação em um projeto eólico para suprir parte das necessidades, como a Ferbasa tem 281M em caixa isso seria possível.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário