Fim de 2016 e Projetos para 2017

Chegamos ao final do ano de 2016 e neste momento é comum aproveitarmos para realizar uma reflexão do ano que se termina e organizar as tarefas e projetos para o próximo ano.

Eu e o Gregório colocamos o blog no ar há pouco mais de 4 meses atrás. Uma de minhas maiores motivações é poder escrever livremente sobre investimentos e discutir assuntos que eu não consigo falar com o meu círculo de amizades mais próximo, pois tratam-se de brasileiros convencionais, que passam os dias discutindo seus assuntos triviais. Como já disse aqui, não se deve levar o assunto de investimentos a qualquer um, a maioria das pessoas não está preparada para esse assunto e vai lhe menosprezar, porque elas vivem em um eterno conflito sobre investimentos: de um lado queriam ter a disciplina e saber o básico sobre investimentos para conseguir um padrão de vida melhor no futuro, mas o lado que vence é o do imediatismo, então elas gastam tudo o que recebem e não sobra nada para investir.
O mercado financeiro abriu boas oportunidades para o acúmulo de patrimônio em ações e em FIIs, durante boa parte do ano os preços estiveram bem baixos. Tive uma boa rentabilidade da carteira esse ano, projeto algo próximo a 20%, mas não tenho como levantar um dado preciso porque, lamentavelmente, não fiz um acompanhamento de rentabilidade.

Para o ano de 2017 continuarei com as séries de posts já existentes no blog: discussões de resultados de empresas, defesa pessoal, finanças pessoais e às vezes algum assunto econômico ou político que valha a pena ser abordado ou o review de algum livro.

Os projetos que vamos desenvolver serão: acompanhamento mensal de rentabilidade das carteiras de investimento e, caso tenhamos adesão de outros blogueiros, um ranking mensal de rentabilidade de carteiras, sem que seja necessário divulgar as quantias em dinheiro, somente os percentuais. Para quem já acompanhava a blogosfera há alguns anos atrás, lembraria do ranking de rentabilidades do ex-blogueiro Victor Fox Sierra e também do ranking do (Abacus Liquid) que foi descontinuado. A ideia aqui será a mesma, faremos um ranking com regras parecidas.

As regras serão as seguintes:

1) Calcular a rentabilidade somente de investimentos líquidos (ações, FII, RF em geral, derivativos, bitcoin, ouro, etc.).
2) Não colocar investimentos sem liquidez no cálculo da rentabilidade (imóveis, carros, lancha, filhote de cachorro, quadro do Picasso, etc.).
3) Atualizar a rentabilidade mensal até o dia 10 de cada mês.
4) Utilizar uma planilha padronizada para o cálculo da rentabilidade, sugiro o uso da planilha disponibilizada pelo blogueiro ADP neste link e pedirei a ele a permissão para torná-la padrão do ranking.

Peço que os blogueiros que desejarem fazer parte do ranking manifestem sua intenção nos comentários.

Ademais, desejo a todos um feliz 2017!

Comentários

  1. Na verdade meu ranking não foi descontinuado, ele é anual, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Uorrem. Não sabia que ele era anual, a minha ideia é fazer um mensal no estilo do Victor.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Marcelo,

    Legal a sua iniciativa, gostaria de participar sim. Tem um detalhe em relação ao meu fechamento, em relação à renda fixa sempre considero o valor líquido da carteira, ou seja, quanto seria o valor se eu fosse resgatar naquele dia.

    Parabéns pela iniciativa, grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, você está certo, a maioria das pessoas calcula pelo valor líquido a RF e as empresas são obrigadas a declarar em seus resultados o valor líquido dos investimentos financeiros.

      Agradeço-lhe, abraços!

      Excluir
  3. Olá Barbarossa !! gostaria de participar sim, um Ranque de rentabilidade é tão útil quanto o de Patrimônio, feliz 2017 e sucesso com o Ranque !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Zé Ninguém. Sua participação está confirmada.

      Abraços!

      Excluir
  4. M.M.

    Pode me incluir.

    Excelente 2017 pra você!


    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Barbarossa! Posto em meus fechamentos somente percentuais e não valores. Desta forma, fiquei curioso em participar de seu ranking.

    Abcs

    ResponderExcluir
  6. Interessante, se tiver uma vaga eu quero participar.

    ResponderExcluir
  7. Opa, também gostaria de participar!

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário