A Magazine Luiza é uma Bolha?

A Magazine Luiza foi um dos cases mais espetaculares do mercado de ações brasileiro nos últimos anos. A empresa saiu da condição de uma rede de lojas de departamentos que registrava prejuízos recorrentes para uma das maiores varejistas e market place de comércio do Brasil em poucos anos, mas o crescimento exponencial das suas ações suscitou dúvidas. Segundo vários participantes do mercado, a ação já estaria muito cara e os preços das ações teriam deixado de refletir uma análise econômica razoável da companhia. Muitos já disseram há tempos atrás que o desemprenho das ações da Magazine Luiza refletia uma bolha, mas as ações continuaram subindo após isso. Neste artigo não vou trazer verdades absolutas, mas pontos que devem ser refletidos sobre o Valuation atual desta empresa.

Os Negócios da Magazine Luiza

 

A empresa foi a primeira grande varejista do Brasil a realizar uma transformação de um modelo de varejo físico para um modelo basicamente digital com pontos de apoio nas lojas físicas e entregas rápidas a partir de transportadora própria, a Logbee. Percebi que parte do modelo da Amazon foi copiado e modificado para satisfazer melhor as necessidades dos brasileiros. A exemplo da Amazon, o marketplace digital da Magalu não vende apenas produtos da rede, mas também de lojas parceiras, mas, diferentemente da Amazon, o sistema logístico da Magalu se apóia nas lojas físicas como ponto de distribuição e em produtos financeiros que já são conhecidos dos brasileiros, como o crediário e cartão de crédito com marca própria.
A aquisição da Netshoes deve somar ao portfólio da empresa e deve gerar sinergias com o sistema logístico da Magalu, acredito que a compra foi acertada e que os resultados da Netshoes devem melhorar bastante quando combinados com o sistema da empresa.

Concorrência

 

A rápida expansão, digitalização e integração das operações da Magazine Luiza fez com que seus concorrentes no varejo brasileiro também armassem um contra-ataque. A Lojas Americanas e B2W lançaram uma processadora de pagamentos, a Ame Digital, que oferece cashback para produtos comprados na rede. A Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) voltou a ser administrada pela família Klein e vai lançou um banco digital próprio, o BanQi, além de terem prometido modernizar e revitalizar os negócios do grupo. A Havan continua crescendo por meio de um modelo de nicho, mais focado em lojas físicas em cidades médias e preços acessíveis.
A Amazon é uma ameaça certa ao modelo de negócios da Magazine Luiza. A oferta do Amazon Prime no Brasil é muito vantajosa para o consumidor, recentemente li o artigo sugerido pelo AA40 sobre o Amazon Prime, mas discordo da conclusão do autor, que apresentou, a meu ver, motivos filosóficos para não aderir ao Prime, porém o consumidor acaba economizando muito pagando somente 9,90 reais por mês e tendo frete grátis e acesso às músicas, séries e filmes do Prime. É possível economizar muito mais ainda se o consumidor optar por cancelar TV a cabo, Netflix e Spotify e ficar somente com os serviços oferecidos pelo Prime. Como o modelo de negócios da Amazon é oferecer serviços e produtos por preço quase de custo até que a empresa esteja consolidada em um mercado, isso pode afetar as margens das outras varejistas que podem ter que também diminuir os preços.

Valuation


Aqui é que aparece o problema. A Magazine Luiza é uma empresa sensacional, mas seria o suficiente para justificar o preço elevado.Em 2018 a empresa lucrou 597M ajustados e no primeiro semestre de 2019, lucrou 251M ajustados. Vou fazer um cálculo simples para demonstrar que a Magalu é uma empresa que embute altíssimas expectativas de crescimento futuro.

Considerarei que a Magalu irá lucrar 700M este ano e utilizarei uma taxa de desconto de 8% ao ano para calcular o quanto a Magalu deve expandir seu lucro nos próximos 10 anos para que o preço atual seja justificado.
Utilizei a calculadora de Fluxo de Caixa Descontado do confrade Mestre dos Dividendos e considerei que a Magazine Luiza cresceria na taxa da inflação pelos próximos 90 anos. A calculadora de FCD não é um método absoluto de Valuation, ela apenas nos dá o preço justo ao considerar certas premissas que são conseguidas por estimativa empírica.
Pelas premissas utilizadas (lucro de 700M em 2019 e taxa de desconto de 8%), a Magazine Luiza deverá crescer no mínimo 28% ao ano pelos próximos 10 anos para justificar o preço atual. Isso ocorre porque o Earnings Yield calculado é muito baixo, somente 1,06%, dado o enorme valor de mercado de 65,823Bi de reais que o preço das ações MGLU3 confere à empresa.

Veredicto


Eu não gosto de adquirir ações que embutem uma perspectiva muito elevada de crescimento, porque, obviamente, ela pode não ocorrer e aí o investidor acaba pagando muito mais do que o valor do ativo. Dessa forma, estou cético que a Magalu consiga um crescimento da ordem de 28% ao ano para os próximos anos e que justifique o preço atual das ações, ainda mais com o contra-ataque das outras varejistas que operam no Brasil, o que já está acontecendo.

A Magalu cresceu muito ao fazer a transição de um modelo de varejo antigo para um modelo digital otimizado, mas agora não há mais muito o que otimizar e a empresa dependerá de mais crescimento orgânico para continuar expandindo o lucro. Ela ainda pode abrir lojas e centros de distribuição em outras regiões do Brasil e crescer internacionalmente, mas esse tipo de crescimento demanda mais investimentos que somente as otimizações das operações.
Por tudo que foi apresentado, considero a ação MGLU3 cara e não assumiria o risco de comprar a ação, porque ela embute expectativas de crescimento muito elevadas. Acredito que ou a ação MGLU3 vai corrigir nos próximos anos ou ela vai continuar com um crescimento de lucros espetacular, sendo que eu acho muito mas provável a primeira opção.

Como eu disse no começo do post, não trouxe verdades absolutas, mas pontos que devem ser refletidos. Ainda não aprendi a prever o futuro, se o soubesse teria comprado MGLU3 quando a empresa era administrada pela Luiza Trajano e reportava prejuízo atrás de prejuízo. Também não percebi a oportunidade de comprar MGLU3 quando a empresa fazia seu turn around de sucesso, mas aproveitei outras oportunidades vantajosas nesse ínterim. No mercado e na vida, ninguém consegue aproveitar todas as oportunidades que nos surgem. Se aproveitarmos algumas, já está excelente.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. Penso igual. Se tivesse bola de cristal, támbém teria comprado a antiga QGEP3 em 2017, depois ela explodiu! E mesmo hoje, a atual ENAT3 tem indicadores muito melhores que a MGLU3.
    http://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=ENAT3
    Essa, tá na mira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrado que QGEP3 = ENAT3 agora, mudou o tag.

      Excluir
    2. Salve, Heavy Metal! Também estou de olho na Enauta. Ela se encaixa na mesma condição da Unipar: empresa muito boa com controlador não tão bom assim. A diferença é que a Enauta depende muito do preço do petróleo, mas acho que o petróleo não deve cair muito de preço nos próximos anos.

      Abraço!

      Excluir
  2. Quem entrou, entrou.
    Quem não entrou não dá mais pra entrar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Frugal! Agora não tem mais smart money entrando.

      Abraços!

      Excluir
  3. Baseado nos comentários dos colegas acima, julgo que é bom ter uma "reserva de oportunidade" para aproveitar aqueles momentos em que julgamos que uma empresa boa está barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Mago! Eu faço justamente isso, deixo quase toda minha RFna liquidez diária para ter bala na agulha para aproveitar boas oportunidades, mesmo que consiga taxas um pouco mais baixas.

      Abraço!

      Excluir
  4. ME, por isso defendo parte da carteira em RF. Simples assim.

    ResponderExcluir
  5. Magazine Luiza é uma ótima empresa. Mas acho que o preço está um pouco fora da realidade.
    https://investidortop.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anderson! Concordo com o raciocínio. Pelos motivos explanados no artigo, não compro ações de empresas negociadas a preços que considero fora da realidade, mesmo que sejam bem administradas.

      Abraços!

      Excluir
  6. E por você achar que é bolha, deixou de ganhar 130% em um ano (inclusive em períodos de guerra comercial, conflito do Irã e pandemia). Volto daqui a um ano para dizer quanto mais eu ganhei no período.

    ResponderExcluir

Postar um comentário