Viajante do Tempo e o Bitcoin em 2025

Em 2014, um perfil que se identificava como um cidadão que vivia no ano de 2025 disse ter escrito uma mensagem do futuro alertando para os perigos futuros de uma sociedade onde o bitcoin teria aceitação universal. Tal post foi originalmente publicado nesse link e voltou à tona no dia de hoje devido a esta tradução em português.
A história é muito bem elaborada, realmente prende a atenção do leitor e o emociona a ponto de confundir o raciocínio e faz crer na veracidade da história. Obviamente, a história é um fake, porque só vejo a possibilidade de mandar mensagens eletrônicas para o passado através de buracos de minhoca que conectem universos paralelos. Deixando a ficção científica de lado, vou comentar alguns pontos que achei interessantes da história.

A história já começa errando sobre a cotação do bitcoin em 2015, dizendo ter chegado a mil dólares em 2015, enquanto em nenhum momento desse ano ela passou de 500 dólares.

A parte das cidadelas independentes e da Nova Idade Média é interessante. Arrisco dizer que eu gostaria de ver isso acontecendo, apesar de achar que as criptomoedas não conseguirão acabar com os governos. Obviamente, se acontecesse a extinção da maioria dos governos (e extinção da elite globalista mundial) e organização da humanidade em pequenas sociedades, não acho que seria algo catastrófico como os eventos descritos no texto.

A África dominada pelos "pastel de flango" e pelos sarracenos também é hilária, de qualquer jeito, não acho que seria muito pior do que é hoje.

Sem dúvidas, a parte mais importante no texto e que é necessária mais reflexão é sobre o efeito da inflação e deflação. O autor do texto defende que inflação é uma coisa boa e que mantém a economia funcionando por meio de uma oferta infinita de dinheiro. Eu discordo fortemente dessa teoria, a inflação como conhecemos é somente uma forma dos governos cobrarem um imposto indireto, porque todas as novas moedas fiduciárias são criadas por eles. Dessa forma, eles elevam a preferência temporal porque o cidadão dono de moeda fiduciária tende a gastá-la antes que ela perca mais valor.
Uma sociedade pode funcionar com qualquer quantidade de valor monetário desde que ele seja divisível, e a ausência da criação de novas unidades monetárias não representa um risco para a economia, muito pelo contrário. A partir do momento que a moeda não é mais falsificável, há um incentivo maior para não gastá-la em consumo imediato e sim fazer investimentos de longo prazo para conseguir gerar um valor maior ao longo do tempo (mais moedas). Se o bitcoin virasse uma unidade de valor planetária, o preço dele tenderia a se estabilizar e ele não seria mais usado para especulação financeira, então haveria um incentivo maior para gastá-lo em investimentos. Dessa forma, o próprio mercado estabilizaria o valor do bitcoin, porque a necessidade de consumo e a possibilidade de investimentos, fariam com que as pessoas resolvessem gastar seus bitcoins ao invés de fazer hold AD AETERNUM como o texto sugere.
Por analogia: se um pão custasse hoje 2 reais, mas em 2018 custasse apenas um real, será que todos deixariam de comprar pão agora para comprar em 2018?

O que vou fazer agora? Já estou comprando minhas passagens de avião e negociando o contrato para viver na cidadela. Abraços!

Comentários

  1. Capitalismus, que grande análise!

    Já me deparei com esse texto duas vezes e sempre tentei refletir sobre ele, sem sucesso. Realmente o tema se aprofunda mais do que o meu parco conhecimento rs.

    Você resumiu de forma concisa e didática.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Capitalismus,o curso superior de ciências contábeis vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Não sei ao certo porque eu não sou da área e essa é uma pergunta cuja resposta é pessoal. Pelo o que eu vejo no resto do mercado, o pessoal recém-formado de contábeis não está ganhando muito, mas existem diferentes áreas de atuação e oportunidades nessa carreira.

      Abraços!

      Excluir
    2. Área de contabilidade é bom para você aprender gerenciar seus negócio e investimentos, mas como carreira o pessoal ganha pouco.

      A não ser os fora da curva como advogado tributaristas e contadores especialistas.

      Todo resto no mercado ganha um salário ruim, você pode pesquisar o piso salário da carreira e comparar o custo beneficio do curso.


      No Brasil atualmente tudo anda uma merda , muita gente com canudo e pouco gente empreendendo para criar empregos para os formados.

      Resumo do pensamento keynesiano que só pensa do lado da demanda e esquece da oferta. KKKK

      Excluir
  3. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir
  4. Se você está procurando apartamentos de alto padrão na praia, conheça a Riviera de São Lourenço. Acesse:
    http://www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir
  5. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão. Acesse: www.ramonalvares.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, escrevi um artigo no fim do ano passado e acho que você vai gostar:

    http://www.fazendoascontas.com.br/2017/11/bitcoin-por-que-voce-esta-sendo-enganado.html

    ResponderExcluir
  7. A Alemanha se industrializou exatamente porque (antes do Euro) tinha uma moeda bem estabilizada, sem inflação da quantidade.
    As pessoas que queriam empreender quando decidiam que iriam poupar para o negócio, depois de acumularem, poderia usar sem problemas pois a moeda não perdeu valor.
    Acredito que com as criptomoedas isso seria um plus, se estiverem estabilizadas, e ainda, por causa do aumento da demanda, se valorizar as pessoas terão a quantia necessária ante do previsto, fazendo ela já investir ou esperar até data marcada para ver se acumula um pouco mais como garantia (o risco é da pessoa).

    E o pão que já custava
    ┈┈┈-18┈
    $2.10┈┈

    vai custar:
    ┈┈┈┈-20┈
    $2.10┈┈┈ ^_^

    ResponderExcluir

Postar um comentário