Fechamento: Outubro Anno 2017 - Barbarossa

A minha carteira completou o décimo mês seguido com rentabilidade positiva e alcançou estupendos 61,04% de rentabilidade acumulada! Nunca pensei que em um espaço tão curto de tempo seria possível crescer minha carteira em quase dois terços. Será que as previsões de alguns comentaristas do blog se concretizarão e minha carteira fechará no positivo nos doze fechamentos de 2017?
Rentabilidade da carteira Brasil: +0,64%
Rentabilidade da carteira USA: +3,80%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: +41,90%!!!

Rentabilidade Total: +5,40%
Rentabilidade Anual: +61,04%

Dólar mensal: +3,32%
IBOV mensal: +0,06%
IBOV anual: +23,38%

Em outubro o ritmo de ascensão do IBOV foi interrompido por uma súbita freada. Estou bastante cético com continuações da alta do IBOV nos próximos meses, principalmente em 2018. Por isso, estou aumentando minha reserva financeira de liquidez imediata (que não é contabilizada nos cálculos). Minha intenção é utilizar parte da reserva financeira para comprar RV brasileira em um momento de queda do mercado, mas, por ora, continuo aumentando minhas posições em ativos defensivos de RV.
As urnas 100% anti-fraude (ironia)
Eu, particularmente, acho que o mercado brasileiro deve cair antes das próximas eleições, porque não acredito que um candidato do Establishment social-democrata/fabiano (Alckmin, Dória ou Huck) tenha condições de levar a eleição. Isso traria um desconforto no mercado, que vê esses candidatos como a melhor alternativa. Obviamente, eu não compartilho dessa visão.

A minha carteira USA serviu de Hedge nesse fechamento, apesar da carteira Brasil ficar praticamente parada, a carteira USA embalou na alta do dólar e conseguiu um resultado bastante satisfatório.
Já a carteira de criptomoedas foi a propulsora da rentabilidade e rendeu 41,90% só em outubro com a alta do Bitcoin, mesmo com a Litecoin e a Dash ficando praticamente estacionadas.

As mudanças na carteira foram:

-Início de posição em Taesa - TAEE11
-Compra de DASH
-Compra de Litecoin

Livros: Democracia, O Deus Que Falhou - Hans-Hermann Hoppe (em progresso).

Abraços!

Comentários

  1. Excelente resultados, excelente valorização da carteira, 61% é muito!

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, D.I.L. É realmente muito, eu não imaginaria que alcançaria, alguma vez, esta marca. Será praticamente impossível de repeti-la nos anos vindouros.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá MB,

    Essa rentabilidade está excepcional.
    Quanto é a rentabilidade da sua carteira de ações?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Cowboy! Não faço o acompanhamento exclusivo da carteira de ações, mas minha carteira Brasil, que inclui ações, FIIs e algumas debêntures e títulos públicos rendeu 48% até agora.

      Abraços!

      Excluir
  3. Tb acho que o mercado vai cair logo. Estou esperando para fazer um all in

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Senhor Bufunfa! Como eu nunca tenho certeza absoluta dos acontecimentos futuros no mercado financeiro, nunca faço All Ins em um ativo ou em uma classe de ativos. Prefiro fazer movimentos sutis do que mudar a direção do barco de uma só vez.

      Abraços!

      Excluir
  4. Bela rentabilidade Marcelo!
    Ainda mais considerando que você a conseguiu diversificando entre vários tipos de ativos.
    Quanto às eleições, considero que Doria ou Huck não levam, mas quem sabe se o Alckmin sinalizar uma orientação mais centro ou centro-esquerda ele não vai ao menos para o segundo turno?


    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, KB! O Alckmin está mais sujo que pau de galinheiro e tem um carisma ruim. Das três opções mencheviques eu acho que ele é o que tem menos força.

      Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns Marcelo, quantos % de sua carteira total é a participação das criptomoedas?

    ResponderExcluir
  6. Quais são os seus ativos da carteira USA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho AOBC, BERK, Lockheed Martin, Sberbank e RSXJ.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário