Criptomoeda Dash: O que é?

A Dash é uma criptomoeda que tem a proposta de ser um Bitcoin melhorado, ela possui transações mais rápidas e quase instantâneas, taxa muito mais baixa e transações anônimas. A ideia foi criar uma criptomoeda que permitisse funcionalidades do dinheiro físico (anonimato e instantaneidade) a nível global, mantendo um número fixo de criptomoedas emitidas, dessa forma não existe o imposto da inflação sobre a Dash.
A Dash foi criada em 2014 com o nome de XCoin e pouco depois de um mês passou a se chamar Darkcoin, depois de um ano foi adotado o nome atual, mais comercial e menos underground, Dash é a junção de "digital cash" em uma só palavra.

A Dash ficou conhecida no Brasil por causa do canal de Youtube de conteúdo libertário Ideias Radicais, do Raphaël Lima, que recebeu patrocínio da organização Dash e abordou a criptomoeda Dash em alguns vídeos.

Resolvi adquirir Dash em maio desse ano, na época o valor unitário estava em 96 dólares. Enquanto escrevo este post, o valor unitário da Dash está em 308 dólares e ainda vejo bastante espaço para crescimento por causa das funcionalidades que superam as do Bitcoin e também porque o limite máximo de emissão da Dash é de apenas 18,9M, enquanto o limite máximo de emissão do Bitcoin é de 21M unidades.

Infelizmente, o melhor método de comprar Dash ainda é seguir os passos que eu expliquei no Guia de Compra de Altcoins, o jeito mais barato é comprar Bitcoin na Foxbit e trocar por Dash na Poloniex ou na Bittrex. Existe a opção de comprar direto pela CoinBR, mas verifiquei que eles estão cobrando 20% mais caro do que nos EUA. Fazendo a operação pela Foxbit-Poloniex, eu comprei Dash na semana passada pagando, no total, menos de 7% mais caro do que nos EUA.

Como Funciona a Dash?


Patrocínio da Dash, utilizando verba de propaganda
A rede Dash funciona de forma diferente da rede Bitcoin, uma das maiores diferenças é a existência de Masternodes, que têm a função de realizar a anonimidade e instantaneidade da rede. A recompensa de mineração e de taxas de transação é dividida em 45% para os mineradores (que suprem o processamento da rede), 45% para os masternodes e 10% de orçamento para a organização Dash para desenvolvimento e propaganda.

O Masternode é um servidor específico que necessita de 1000 Dash para operar, portanto o número de Masternodes possíveis é limitado pela escassez da moeda, além de prover a instantaneidade e anonimidade, os Masternodes também são os eleitores da organização Dash e votam propostas de como gastar o orçamento da organização.
Atualmente, com o valor da Dash em de cerca de 1000 reias, custaria 1 milhão para criar um novo Masternode, que renderia cerca de 7 Dash por mês, ou cerca de 7 mil reais. Se eu fosse esperto o suficiente para conhecer a Dash em 2015, poderia ter comprado um Masternode com apenas 10 mil reais e ter uma renda de 7 Dash mensais.

A Dash tem três tipos de transações, as transações normais, que funcionam como as transações de bitcoin, mas são muito mais rápidas; as transações InstantSend, que demoram cerca de 1,5 segundos para a confirmação, e as transações PrivateSend, que mixa os endereços de envio e recebimento, tornando quase impossível o rastreio dos endereços que participaram da transação.

O que comprar com Dash?


Ainda existem muito poucos comércios que aceitam a Dash, mas já é possível pagar contas e boletos com Dash através do Dasher Pay e é possível ter um cartão pré-pago Adv Cash que pode ser carregado com Dash.
A Dash tem grandes vantagens em relação ao Bitcoin na utilização como dinheiro. O Bitcoin tem uma marca muito mais conhecida e tem vantagem para a manutenção de reservas de capital, mas como a Dash possui taxa de transação atual de cerca de dois cents (a taxa atual do bitcoin é de cerca de dois dólares) e transações instantâneas, seria muito mais vantajoso utilizar a Dash como dinheiro propriamente dito.

Comentários

  1. Já usou o shapeshift que vem "on board" na wallet Jaxx para trocar bitcoins por dash ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Guardião! Nunca testei o shapeshift da Jaxx. Sabe qual é o spread cobrado?

      Abraços!

      Excluir
    2. Cobra 0,00030962 BTC por "shift"
      O que dá ao redor de R$ 4,60 reais por cada troca.

      Excluir
    3. Valeu, Anon! Se for só isso mesmo está bastante vantajoso. Não gostei muito do layout da Jaxx, mas talvez a baixe só para usar o Shapeshift.

      Abraços!

      Excluir
  2. A Dash é muito boa, mas existem algumas coisas que não gosto muito dela.
    Um exemplo é a monopolização em alguns aspectos referentes a que caminho tomar da moeda.
    Eles utilizam muito marketing e ideias mais amigáveis aos usuários da Dash, mas tem algumas questões relacionadas a segurança que são técnicas e que não me apetecem nela.

    Enfim... Ela é uma boa moeda, melhor que o Bitcoin e 100000x melhor que qualquer moeda fiduciária.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Estagiário! Desconheço essas questões técnicas da Dash que lhe preocupam quanto a segurança. Teria como você detalhar mais?

      Abraços!

      Excluir
    2. Opa, mil vezes melhor que o BTC? Por que?

      Excluir
    3. Mil vezes melhor que qualquer moeda fiduciária, hahaha.
      Mas eu digo pela facilidade e velocidade da Dash, que é muito melhor que o Bitcoin.

      Meio complicado dizer sobre a segurança, mas apenas vou deixar aqui algo para relaxar... A probabilidade disso acontecer é muitíssimo pequena e por conta disso, tenho alguns quebrados em Dash também.

      Uta!

      Excluir
  3. Essas criptomoedas vão quebrar o mundo

    heheheheh

    Se cada uma delas valer 1 mil dolares, vai faltar dollar no mundo.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Eu HP! Não é assim que funciona. Se as criptomoedas se valorizassem muito, haveria dólar demais no mundo, porque o dólar evidentemente perderia valor.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário