Primeira Impressão do Curso B3 (Bovespa)

Olá blogosfera! Hoje irei falar um pouco da minha opinião sobre o curso que realizei na B3 (Bovespa) que fiz no início do ano e levantar alguns aspectos sobre a realização do curso.

Desde já afirmo que toda absorção de conhecimento é válida. Por mais que perdemos um tempo vendo determinado assunto, ainda acho mais válido do que, simplesmente, deixar de lado qualquer esforço para se buscar o conhecimento. Afirmo isso de forma genérica, obviamente, pois muitos cursos são oferecidos somente para pegar seu dinheiro e, ao final, entregar um pedaço de papel com seu nome completo dizendo que realizou o curso (diploma).

Como sempre tive vontade de realizar um curso na antiga Bovespa, agora B3, este ano tive a disponibilidade de me deslocar para realizar o curso, pagando cerca de R$ 600 para fazer a inscrição. 

Conceitos de análise fundamentalista, ROE, indicador P/L, P/VPA, fluxo de caixa são alguns dos indicadores abordados em sala.

As turmas são compostas por inúmeras áreas pelo que pude observar e conversar com algumas pessoas. Muitos estão ali para "aprender a investir". Acredito que a grande maioria pensa desta forma, que irá ganhar uma fórmula mágica do conhecimento fazendo um curso de algumas dezenas de horas.

Essa ideia foi reafirmada. No curso, o conhecimento é padronizado, seguindo-se um cronograma rígido do conhecimento que deve ser passado. A princípio, não foi dada abertura a discussões fora do que é estipulado. Algumas perguntas feitas para o professor do tipo " qual o melhor investimento do momento, qual área é a mais promissora tendo o em vista o panorama atual, qual a visão da referida empresa "A" ou "B" ou"C", dentre outras, obviamente não são respondidas. Além disso, outras perguntas que "fogem" do que deve ser passado em aula não foram atendidas.
Com conversas com alguns alunos, vi que é padrão não fugir do que deve ser passado, tanto na questão do tempo, tanto de não realizar indicações que possam prejudicar a B3. De fato fiquei com essa sensação, porém vejo que deveriam ter deixado bem claro, inicialmente, que qualquer informação que fuja do cronograma não é respondida. Acredito que para alguns não ficarem com a sensação do professor querer "esconder" algumas informações (ou talvez não saiba mesmo). 

Pensando mais a fundo, vemos que o mercado modifica-se a qualquer momento e, as informações podem variar de uma hora para outra (não há formulas mágicas). Em suma, acho válido a experiência, além de conversar com pessoas de outras áreas que estejam interessadas na área econômica, é uma forma boa de fazer networking e troca de experiências. No curso, aprende-se o rumo, porém a profundidade de cada questão deve ser buscada individualmente com muito estudo.

Por fim, afirmo que todos nós temos condições de sermos auto ditadas, buscando o conhecimento por conta própria. Não devemos confiar todas nossas fichas em "gurus" do sistema financeiro. Muitas vezes podemos ficar desanimados. 

Como última palavra, há muito material bacana na internet, por vezes grátis, muitos fóruns e discussões na web e, principalmente, muitas pessoas altruístas dispostas a passar conhecimentos sem pedir nada em troca. Além disso é claro, os blogs disponíveis.

Grande abraço!

Comentários

  1. Qualquer um pode seguir o Décio Bazin e escolher SOMENTE ações com os maiores DY da bolsa. Além de manter em RF entre 50 e 60%. Assim poderemos fazer um bom dinheiro tranquilamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon, tranquilo? Acho que a análise fundamentalista ganha-se muito mais do que ficar fazendo trades malucos. Assim como voce, penso que alocar uma parte em renda fixa seja interessante para proteção da carteira. abraço

      Excluir
  2. legal! O dia que achar um curso top que vale muito a pena, não deixe de compartilhar conosco! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Senhor Bufunfa, com certeza, caso tenha gostado de algum curso vou escrever aqui. Você me deu uma ideia de escrever sobre alguns que fiz anos atrás, que foram uteis em minha vida. Grande abraço

      Excluir
  3. Carnegie,

    O post veio em boa hora. Eu já havia buscado há tempos cursos na área de investimentos e mercado de capitais com intuito de aprender realmente como investir mas nunca achei nada do tipo. O que se acha por aí são conceitos e teorias, o que é necessário também. Quando você acha algo mais específico acaba percebendo que é alguém fazendo mais propaganda do que ensinando.

    Hoje mesmo entrei no site da FGV, B3 e faculdades Estácio de Sá e Anhanguera pra ver se tinha algo e não achei. Sempre tem a mesma ladainha.

    Corroborando com tudo isso, hoje postei algo sobre não ficar acreditando em "gurus"e confiar em você mesmo.

    https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/09/nao-caia-nessa-de-ganhos-absurdos.html

    O que achei e que mais se aproxima do que quero é esse curso na PUC-RS

    https://fib.pucrs.br

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poh muito interessante esse curso, vou dar mais uma olhada. O foda é não saber, realmente se vale a pena. Como voce falou, eu percebi que é muita teoria, teoria e pouca prática efetiva. Tinha um conhecido que estava fazendo uma pós-graduação em mercado financeiro, pelo que ele disse era interessante, mas não tem como saber ao certo. Muito interessante seu post, é bom que temos muito material excelente na internet, dá para aprender tranquilamente com livros e cursos online.

      grande abraço

      Excluir
  4. Muito legal ter passado a sua opinião sobre o curso, além de ter dado os detalhes do curso.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, B&H e análise fundamentalista também não são do interesse da B3.

    Assim como as corretoras ganham muito dinheiro com traders maníacos, a B3 também lucra bastante com esse perfil de cliente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade investidor Wannabe, acredito que o lucro deles não está na pessoa manter a posição por muito tempo, mas sim, como voce falou, em milhares de trades. grande abraço

      Excluir
  6. olá ,gostei do post. alguem conhece o curso formação profissional em mercado financeiro, pois este custa caro, $2550, mas pretendo fazer para me recolocar no mercado.
    Alguem conhece este curso???
    Obrigado.

    Dijanio

    ResponderExcluir
  7. Li seu texto, mas ainda fiquei na dúvida. Vale a pena eu dedicar parte do meu dinheiro e do meu tempo saindo da minha cidade e indo até São Paulo fazer um presencial na B3, levando em conta que sou Farmacêutico e quero apenas aprender a investir de forma digamos "inteligente"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário