Kriptacoin: a Queda

Apesar dos infinitos chiliques dos espertalhões que se autoproclamavam os magos do investimentos no meu primeiro post sobre o golpe da Kriptacoin, a realidade veio à tona e acabou com todas as ilusões de vaidade e ganância. A Kriptacoin oficialmente caiu, a polícia civil do DF acordou cedo no dia de ontem e fez uma visita inesperada às residências dos chefes do esquema e às instalações da empresa.
Eu gosto muito da Teoria da Casca de Cebola, explicada detalhadamente no primeiro post sobre esse golpe, ela diz que a informação financeira é análoga a uma cebola, os membros das cascas interiores são os mais bem informados e os membros das cascas externas não conseguem informação financeira de qualidade. A informação vale dinheiro desde que a teoria econômica impera sobre as relações de troca na humanidade, portanto é virtualmente nula  a chance de que alguém com pouca informação consiga encontrar um investimento melhor do que o pessoal do centro da cebola. Essa história do balconista à milionário (que atualmente está com paradeiro desconhecido) é uma prova da validade da teoria da casca de cebola: a menos que o balconista fosse um mago das finanças, uma pessoa que estudasse muito sobre investimentos, tivesse lido todos os clássicos e fizesse pesquisas próprias, é impossível que ele ache um investimento muito melhor que o pessoal do centro. Trata-se, portanto de um golpe.
Inspiração para o nome Kripta
As outras duas características que eu elenquei no primeiro post também aparecem em todos os esquemas de pirâmide brasileiros atuais: site malfeito e enorme incentivo em chamar novos participantes.

Pois bem, eu já não tinha dúvidas que se tratava de um esquema de pirâmide só por causa dessas três características, nem precisei ficar levantando dados sobre os fundadores do esquema ou sobre binário de pirâmides que eu "não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe o que é". Era só questão de tempo até que os pagamentos cessassem e a pirâmide desmoronasse (assim como é questão de tempo para a Alcateia quebrar).

Da Glória até a Lama


Como eu disse, um esquema Ponzi sempre começa com sorrisos e risadas e termina com choro e ranger de dentes.

A Kriptacoin começou no final do ano passado com a promessa de lançar uma moeda digital brasileira e impulsioná-la através de um sistema de MMN. Eram oferecidas "franquias de mineração" que prometiam tirar leite de pedra, rendendo 1% ao dia, e ainda com a possibilidade de aumentar muito os rendimentos ao chamar mais gente para o esquema.

Em agosto desse ano a empresa passou a pagar os "clientes" de forma seletiva, alguns recebiam e outros não, e mudou os termos do contrato original, obrigando os "clientes" a receber o pagamento em Kriptas e não em reais. Ainda havia como converter as Kriptas em reais em um "caixa eletrônico" localizado na sede da empresa ou vender no site por um preço menor do que a empresa dizia que a Kriptacoin valia.
Somente depois de queixas sobre o não recebimento de dinheiro é que a justiça resolveu tomar alguma atitude contra a Kriptacoin. Poderia ter sido interrompido logo no começo um esquema fraudulento que movimentou cerca de 250 milhões de reais, mas como a justiça brasileira é quase sempre ineficiente e demorada, somente após o esquema naturalmente ruir é que foi tomada alguma atitude.
Líderes do esquema presos e bens adquiridos de forma ilegal apreendidos desde ontem, ostentação através do dinheiro roubado de pessoas alheias interrompida, por ora.

A "Engenharia" do Esquema


Obviamente, um esquema Ponzi é um sistema de transferência de dinheiro de deslumbrados que acreditam em promessas de enriquecimento rápido para os idealizadores do esquema, às vezes sobra algum residual e quem entrou no começo e chamou bastante gente também consegue ganho financeiro às custas do prejuízo alheio.

Nos últimos dias, os chefes do esquema ainda organizaram um festival de música eletrônica do esquema, penso que foi uma tentativa de lavar um pouco do dinheiro ilícito. Parece que os chefões achavam que ainda demoraria algumas semanas até que a Polícia lhes fizesse uma visita inesperada, por isso eles adiaram a fuga, que é a última etapa do esquema.
Aliás, os fundadores dos maiores esquemas de pirâmides financeiras poucas vezes conseguem fugir, parece que eles mesmos ficam deslumbrados com a ganância e vaidade e, por isso, sempre acham que vai dar para tirar um pouco mais de dinheiro antes da fonte secar. Aconteceu o mesmo com os chefões da Telexfree e com o próprio Charles Ponzi.

Fui Enganado e Perdi Dinheiro


Infelizmente, será muito difícil reaver alguma parte do dinheiro perdido. Após um longo processo judicial, os bens apreendidos serão liquidados e se sobrar alguma coisa depois de do fim do processo, o dinheiro poderá ser utilizado para indenizar os investidores que tiverem entrado na justiça, porém será bem difícil reaver algo. Se você tiver colocado alguém no esquema, reze para que a justiça não lhe descubra, porque você poderia até ser considerado cúmplice. Se você falou para suas vítimas seus amigos que era a moeda do futuro e 100% segura, o mais honesto a fazer é indenizar as perdas deles. De qualquer jeito, acho que convencer um piramideiro a indenizar uma vítima é ter muita fé na humanidade.

Hall of Dishonour

Parece que meu post dito "caluniador" estava certo no final
Não, Jhow! Você não vai combater o governo entrando para um esquema Ponzi



Não quero saber o que é binário. Saques em dinheiro nunca voltarão.


Comentários

  1. E a alcateia como nao caiu ainda pqp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, R.R.! Eles prometem um rendimento menor, dessa forma um esquema como esse pode durar vários meses, assim como o Esquema Ponzi original da década de 1920.

      Abraços!

      Excluir
  2. Serão todas as moedas eletrônicas grandes pirâmides?
    Como pode dinheiro não lastreado em valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Na verdade nenhum dinheiro tem lastro. Isso já acabou há mais de 30 anos (pelo menos a crença no lastro).
      O dinheiro é um ato de fé, hoje temos fé no estado, que imprime, lança títulos, e Ainda obriga a todo e qualquer estabelecimento aceitar a sua moeda. E mais importante a moeda estatal é a única aceita para pagar impostos dentro de um estado.
      Até acho possível que moedas de corporações paralelas ao estado serão utilizadas no futuro, mas serão algo do tipo commodities. Em teoria nenhum dinheiro pode ser considerado investimento.

      Abraço!

      Excluir
    2. JBS que o diga que moeda não é investimento...

      Encheram o rabo de dolar um dia antes da delação do Joesley.

      Excluir
    3. Janota, concordo com você. O estado obriga a usar a moeda que ele mesmo pode fraudar e "imprimir" infinitamente, empobrecendo todos os possuidores da moeda.

      Anon, a operação cambial da JBS antes da delação do Joesley foi irrelevante, a JBS tem uma política de Hedge cambial bem grande porque 80% da sua receita é externa ao Brasil, por isso todo dia eles compram ou vendem uma quantidade muito grande de dólares.

      Abraços!

      Excluir
    4. Dinheiro não tem lastro é apenas fidúcia: Seja ele estatal ou privado.


      Moeda não é investimento convencional: Pois não produz valor econômico como criação de produtos ou distribui lucros.

      O ganho só pode vir através da variação!

      Modelo de moeda digital veio para ficar, é consenso que ninguém confia na moeda fiduciária estatal que pode ser inflacionada e desvalorizada.

      O grande trunfo do bitcoin é ter seguido lastro do padrão ouro: Estar limitada a uma quantidade X, até por isso moedas digitais vão se tornar inevitáveis para escapar da sanha estatista.


      Abraço


      Excluir
  3. Dinheiro fácil sem trabalho e estudo é isso que dá, o pior é acreditar que tem gente ainda cai nessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sócrates, só sei que nada sei
      Mas o fato é que quem comprou um trocadinho de bitcoin em 2013 para antes (especialmente se a compra foi grande antes de 2012) não concorda com seu filosófico pensamento

      Excluir
    2. Bitcoin nunca foi dinheiro fácil, é totalmente descentralizado e nunca foi prometido qualquer rendimento sobre o Bitcoin.

      Abraços!

      Excluir
  4. É muito provável que a única moeda digital que "funcione" no futuro seja alguma chancelada por governos e emitida por eles. O resto provavelmente vai ruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, C.F.! Não acho que o resto vai ruir, porque as possibilidades das moedas digitais são imensas e mesmo todo o poder de coerção estatal não seria suficiente para impedir o Black Market de criptomoedas de continuar funcionando.

      Abraços!

      Excluir
  5. Burro ganancioso tem mais é que se lascar mesmo.
    Por um lado, é bom que o esquema desmorone e os algozes sejam punidos; por outro, que os idiotas ludibriados da base da pirâmide se fod*m.

    A pessoa pode ser burra, mas seja um burro honesto, sem mania de grandeza! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Concordo, às vezes é necessária alguma perda financeira para que as pessoas voltem à realidade.

      Abraços!

      Excluir
  6. Eu acredito q tem muitas outras moedas digitais q vão ruir ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Senhor Bufunfa! A Kriptacoin nunca foi uma moeda digital, por isso que no texto eu sempre usei "moeda digital" entre aspas. As moedas digitais legítimas podem até chegar a valer ZERO, mas não são esquemas de pirâmides.

      Abraços!

      Excluir
  7. Quem cai neste golpes precisa estudar seriamente matemática financeira !
    Cada retardado KKk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um comentador do post da Alcateia que dá aula para Buffet e George Soros, o cara é tão bom que o filho dele consegue 1% ao dia com o pé nas costas.

      Abraços!

      Excluir
  8. Todo dia saem de casa um otário e um esperto. Quando eles se encontram, há negócio! Mas, o otário não se chama otário à toa. Telexfree, Kriptacoin, entre outras tantas pirâmides que existirão e sempre existirão. A ganância humana, aliada a desonestidade e falta de educação financeira e moral = PIRÂMIDE. BOM, XIBOM, XIBOMBOMBOM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil é território fértil para o crescimento de esquemas Ponzi. Pelo o que eu pesquisei, os melhores locais para criar um esquema Ponzi são América Latina, Índia e Sudeste Asiático.

      Abraços!

      Excluir
  9. A primeira regra que eu falo pra qualquer pessoa que esteja entrando no mundo das moedas digitais é... Antes de colocar um real em algo, veja como funciona.
    Se você sabe como funciona, você já tem meio caminho andado, porque muito provavelmente não irá entrar em esquemas como esses.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aí era muito simples ver que era golpe, ninguém estava nem um pouco interessado em saber como funcionava (nem se realmente existia), só queriam ganhar a comissão em reais.

      Abraços!

      Excluir
  10. Perfeito, Capitalismus! Inclusive a parte em que "o "investidor" que ganhou dinheiro deveria ter a dignidade de ressarcir suas vitimas, digo, amigos". O Sr. Carlos Eduardo Cardoso anda tirando onda nas redes sociais com seu Audi A5 comprado com o dinheiro perdido por terceiros além de ironizar a imprensa e se regozijar de ter saído antes do esquema cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem faço ideia de quem seja este senhor, mas, de qualquer jeito, não é tão fácil ele manter o dinheiro que ganhou, visto que quem ele recrutou para o esquema pode o processar e pedir ressarcimento. Esse senhor precisaria, ainda, lavar esse dinheiro para poder acertar a situação fiscal dele.

      Abraços!

      Excluir
  11. Parabens pelo Blog. Acabei de descobri-lo por causa da Unipar, que tb sou acionista. Alguem no forum ADVFN botou o link e cá estou!
    Lendo o golpe acima, recebi uma 'oferta' ha poucos dias de outro esquema Ponzi envolvendo Bitcoin. Segue o link http://minerworld.com.br/
    Eles, na teoria, sao uma mineradora, porém com retorno fixo, independente do valor do Bitcoin !! kkk .... e, como um bom esquema Ponzi, tem Marketing Multinivel!
    O mais intrigante de tudo é que a sede da empresa é no Paraguai!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pontual! Também acompanho alguns fóruns de alto nível da ADFVN.

      Tenho conhecimento da Minerworld, é certamente outro golpe que vai deixar vários deslumbrados de bolsos vazios.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário