Utilização do FGTS - utilize o mais rápido possível



Olá pessoal, para quem tem um dinheiro no FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e não tem ideia de como utilizá-lo, segue alguns conceitos importantes que pode auxiliar aqueles que possuem o dinheiro no fundo. 

Para começar, vamos ver o que é o FGTS e de que forma as pessoas estão enquadradas nessa situação.

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (só no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Uma das maneiras de utilizar o saldo parado na conta destinada ao recolhimento de uma parte de seu salário é para a utilização na aquisição da casa própria. Com uma rentabilidade, ridícula de 3% ao ano, o FGTS perdeu para a inflação nos últimos 20 anos. Não existe lógica em investir o dinheiro e, ao fim, do período, receber um valor menor do que investimos. 


Após notícias vinculadas este ano com relação a rentabilidade do fundo, o governo prometeu aumentar a rentabilidade oferecida, porém o que propuseram é um valor muito abaixo do necessário para cobrir a diferença com outros investimentos.

Desta forma, caso tenha algum dinheiro guardado nesse fundo, pense em utilizá-lo, conscientemente, a fim de deixar, o menor tempo possível, o valor no fundo.

De acordo com o próprio site da Caixa, o FGTS poderá ser utilizado para:

Compra e construção

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total

Amortização ou liquidação do saldo devedor

Para quem quer utilizar seu saldo do FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.

Pagamento de parte do valor das prestações

Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.

De acordo com algumas condições que deverá ser verificado no site da Caixa, vale atentar para o que NÃO pode ser utilizado o recurso:

Imóvel comercial;

Reformar ou aumentar seu imóvel; 


Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo; 


Comprar material de construção; 

Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas. 


A existência do FGTS deveria ser tratada de outra forma para aqueles que estão vinculados às leis trabalhistas já que o empregador tem a obrigatoriedade de recolher uma parte considerável do salário de seu funcionário e, pior, o próprio beneficiado (empregado) não pode escolher onde aplicar este dinheiro. Desta forma, fica suscetível a uma regra unilateral e impositiva que não supre totalmente sua função de proteção ao trabalhador. Quando o governo utiliza o recurso do fundo e não o rentabiliza com no mínimo a inflação, acaba gerando uma posição desconfortável para aqueles que possuem este dinheiro parado.

Ou você deixa o dinheiro parado rendendo nada ou "rendendo negativamente", ou a sua opção é procurar um imóvel para comprar, mesmo que não esteja efetivamente precisando disso.

Por fim, vale ressaltar a importância de conhecermos essas regras para melhor aplicarmos nosso dinheiro.

Grande abraço


Comentários

  1. Fala Capitalismus,

    Exatamente, o FGTS tira do trabalhador o direito de escolher onde aplicar aquela grana. No meu post sobre meus ganhos, explico isso também, onde no meu caso minha empresa me deu o direito de escolher onde aplicar minha grana, a famosa previdência privada.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Brasileiro na Arábia, vou ler o seu post, interessante sua empresa dar esse direito, assim você consegue reduzir o roubo instituído pelo governo. Grande abraço

      Excluir
  2. O FGTS é um golpe que o governo aplica no povo há anos. Com a divulgação de como esse dinheiro pode ser melhor empregado e com educação do povo, quem sabe daqui a alguns anos eles mudem isso? Esse assunto tem que ser muito difundido, povo brasileiro é muito leniente na cobrança ao governo e este faz o que quiser.

    Quem dera houvesse uma conta igual nos EUA a 401K onde o trabalhador pode acumular a vida toda comprando ativos e no fim tem lá sua renda passiva como forma de aposentadoria.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante ver como os americanos estão muito a frente nesse aspecto quando comparamos com o Brasil. Talvez a falta de conhecimento como você falou ou até uma questão cultural mesmo. É incrível ver como o governo consegue tomar medidas como essa, pagando abaixo da inflação, não surgindo um debate ainda maior sobre o assunto. Como se fosse um roubo institucionalizado.

      Excluir

Postar um comentário