Fork BTC e Bitcoin Cash

Na última semana foi anunciado um Fork, ou bifurcação, do Bitcoin (BTC). O Fork é a criação de uma criptomoeda a partir de outra ou a divisão de uma criptomoeda em duas moedas distintas. Um processo similar é uma cisão de ações, como o que ocorreu com a Cosan que, há um tempo atrás, sofreu cisão e os detentores da ação CSAN3 receberam uma ação da Cosan Logística (RLOG3) para cada CSAN3 e ainda permaneceram com as ações CSAN3 que possuiam.
No caso do Bitcoin, os detentores de BTC receberam hoje um número equivalente de Bitcoin Cash (BCC ou BCH, ainda não decidiram o código). A Bitcoin Cash é uma versão chinesa do Bitcoin, os chineses acharam que a implantação do SegWit não seria suficiente para agilizar as transações de Bitcoin e impulsionaram uma versão com bloco oito vezes maior que o atual, o bloco do Bitcoin Cash terá até 8Mb. Até os últimos dias havia dúvidas sobre o sucesso do Fork e implementação do Bitcoin Cash e ainda há muitas dúvidas sobre a utilização do Bitcoin Cash e se ele terá mesmo algum valor no futuro.
Aí é que entra o meu erro pessoal. Fiz exatamente o contrário do que eu sugeri sobre criptomoedas: não as deixem em Exchanges, exceto para negociá-las. Deixando criptomoedas em Exchanges você as deixa com terceiros e eu vergonhosamente cometi esse erro. Meus bitcoins estavam todos na Poloniex e até agora estou perdendo as Bitcoin Cash, a Poloniex não deixou claro se ainda irá creditar as Bitcoin Cash.
Não façam o que eu fiz
Neste momento, a Exchange chinesa Via Bitcoin é uma das únicas Exchanges que já está negociando a Bitcoin Cash e ela está valendo cerca de 13% do valor da BTC, cerca de 370 dólares.

Para conseguir os Bitcoin Cash, as Bitcoins deveriam estar em uma carteira própria com seeds ou em uma exchange que ainda suportará o Bitcoin Cash às 09:20 do dia de hoje, 1º de Agosto. Em uma carteira com seeds (aquelas palavras que reiniciam a carteira), seria necessário apenas baixar uma carteira Bitcoin Cash e depois inserir as seeds para receber as BCH equivalentes. Recomenda-se tirar os BTC da carteira do Fork para depois abrir a carteira de BCH com as seeds para não ocorrer nenhuma transferência duplicada ou problemas do gênero.
Por preguiça, ignorância e por mesquinharia (queria esperar as taxas de transação diminuírem para transferir da Exchange), acabei correndo o risco de perder as BCH e agora vou esperar para ver se serei creditado ou não.

Ainda é cedo para saber se a vertente Chingling do Bitcoin irá vingar ou, se quando mais usuários de Bitcoin resgatarem suas Bitcoin Cash, o preço irá cair com a maior pressão de vendas, mas ativo financeiro de graça até OGXP3 eu aceito.

Comentários

  1. Bittrex informou antes que iria creditar...
    Deixei a Polo depois que eles sumiram com 1 ETC meu que até agora não creditaram.
    Além disso, a Bittrex trabalha com outras moedas que possuem mais visão como a própria WAVES por exemplo. Recomendo-a.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Estagiário! Vou é tomar vergonha na cara e começar a utilizar carteira própria para cada uma das minhas criptomoedas. Vou avaliar mudar para a Bittrex para fazer novas aquisições.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olha, eu só recomendo você ter uma carteira própria de cada cripto se você tiver quantias substanciais ou se as carteiras forem POS, dai compensa... Se não, colocar uns 20 PIVX na carteira cada vez que comprar, não compensa muito por conta dos custos, a não ser, lógico que for por exemplo, uma BLK da vida que tem taxas de 0,01 BLK por exemplo.

      Uta!

      Excluir
    3. Só tenho BTC, LTC e DASH, não pretendo incluir nenhuma outra. Acho que vou arrumar uma carteira própria de cada uma.

      Abraços!

      Excluir
  2. hahah Capitalismus,

    Agradeca de nao ter trocado seus btcs por bchs. Olha os preços kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, BNA! livrei-me dos BCH assim que a Poloniex os creditou ontem. Usei para comprar mais Dash. Ainda bem que a Poloniex creditou os BCH, o pessoal da Foxbit e demais exchanges brasileiras está de mãos abanando até agora.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário