Ranking de Rentabilidade - Junho 2017

Salve, confrades! Em meio a condenação do Eneáctilo, Temer mais perdido do que cego no tiroteio e recessão sem fim, declaro aberta a sexta edição do Ranking de Rentabilidade:

Série A: Masters of the World


Mesmo com a desvalorização das ações da JBS, eu ainda consegui uma rentabilidade levemente positiva, em parte pela valorização das moedas digitais no mês de junho, e permaneci na primeira colocação do Ranking.

O Surfista Calhorda alcançou o segundo lugar do Ranking e sua carteira teve um modesto rendimento de 0,54%

O Economicamente Incorreto ficou entre os atrasadões que esqueceram de publicar a rentabilidade. A partir dessa edição não vou mais colocar os atrasadões no último lugar, somente peço que os blogueiros coloquem a rentabilidade na seção de comentários do blog, caso não consigam escrever um post de fechamento mensal até o décimo dia do próximo mês.
Disputa explosiva pela liderança entre os Masters of the World
O Ás da análise fundamentalista, Pretenso Milionário, apesar de ficar com um rendimento modesto, ainda conseguiu a segunda maior rentabilidade do mês, chegando mais próximo do podium do Ranking. Como o Pretenso Milionário não tem um personagem como avatar (a não ser a nota de dólar, que tecnicamente é um objeto inanimado), tomei a liberdade de substituir seu personagem no Ranking do tio Patinhas por Marcus Crassus, um homem que realmente foi um "Pretenso Milionário" e tornou-se o "homem mais rico de Roma". Se o dólar continuar caindo eu terei grandes chances de não repetir o excelente desempenho dos primeiros 7 meses do ano, então a disputa pelo primeiro lugar do Ranking de 2017 será acirrada entre os primeiros quatro colocados.

Série B: Not Bad


A Série B continua amaldiçoada, os únicos três participantes do Ranking que tiveram rentabilidades negativas estão nessa série e o único que ficou no positivo foi o Longe do Limite, que registrou 0,82% de rentabilidade mensal.
Investidor Defensivo, Zé Ninguém e Carnegie (2017)
A carteira 100% alocada em ações do Investidor Defensivo ficou com rentabilidade negativa de 0,47% e a rentabilidade anual alcançou o cabalístico número de 9,99%. O Zé Ninguém aportou zero no mês de junho e prometeu jogar na retranca a partir de agora, seu rendimento mensal foi de 0,82% negativos. Carnegie completou o trio da rentabilidade vermelha e ficou com 0,5% negativos (assim como eu também comprou ações da JBS).

Série C: Pé-de-Chinelo


A Série C segue tão lenta quanto foi no mês de maio, todos os participantes tiveram rendimentos modestos. A carteira conservadora e cheia de PGBL e RF e com um pouco de Hedge Offshore d'O Aportador rendeu 0,23% no mês. A carteira do Pobre Japa, com predominância em RF, rendeu 0,71%. A carteira conservadora do empresário anti-comunista Heavy Metal rendeu 0,63% e ele realizou uma ultrapassagem por causa de um participante atrasadão, ocupando a décima primeira posição O Meu 1º Milhão passou para a décima segunda posição e seu rendimento mensal de 0,76% não foi suficiente para atingir sua ambiciosa meta de 20% ao ano. Deixemos isso entre nós, M1M, mas mesmo com uma carteira 50% RF e 50% RV, seria praticamente impossível atingir uma meta tão ambiciosa.
Estamos tentando, mas o senhor M1M pede o impossível

Série D: Jênios das Finanças


O Noob Investidor foi o outro atrasadão do Ranking e caiu, ainda, duas posições. Pedimos que os responsáveis pelo "menino que saiu da poupança" façam com que ele pare de jogar Tibia por toda a madrugada e atualize o seu fechamento mensal. Obrigado.
Noob após mais uma gamer night
A carteira 50% RF e 50% RV do Investidor Convicto rendeu 0,35% no mês. O Idiota fez um fechamento rápido, mas, segundo ele, sem mudanças significativas na carteira, e obteve uma rentabilidade de 0,87%. O lanterna, Investidor das Exatas, começou a esboçar alguma reação e conseguiu a maior rentabilidade mensal da edição, 0,97%. Seus fundos multimercado que ocupam 52% do seu patrimônio, com certeza, tiveram um desempenho satisfatório e impulsionaram sua rentabilidade total.
Link para o Ranking de Maio 

Abraços!

Comentários

  1. Marcelo,

    Fico lisonjeado com o elogio. Não creio que seja para tanto... mas lê-lo no seu texto quase me faz esquecer que ainda perco para o Ibovespa.

    De qualquer jeito, sabemos muito bem que é você quem está mandando bem neste ranking. Trocaria facilmente essa alcunha por uma carteira que só sobe como a sua, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pretenso! Fico contente que você tenha gostado da alcunha.

      Demorou um tempo até eu conseguir formar uma carteira que conseguisse bons desempenhos no mercado bursátil. De 2010 até 2014 eu só apanhei, nos últimos três anos eu tenho conseguido desempenhos razoáveis. Esse ano as criptomoedas impulsionaram bastante minha rentabilidade, porque de janeiro até agora minha carteira rendeu mais de 100%. Mesmo assim, tenho que tomar muito cuidado para não ficar confiante demais e saber que grande parte do meu rendimento de curto prazo não foi proveniente de minha habilidade de seleção de ativos, mas sim da simples sorte.

      Abraços!

      Excluir
  2. Galera deitando nas rentabilidades!
    Este é o Ranking mais "justo", pois rentabilidade independe de salário, herança, e afins hahahha

    Uma sugestão: E se colocasse como competidores o CDI, o IPCA e o IBOV? seria um bom benchmark né?
    Parabéns pela compilação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Japa! Eu acho ele mais justo, mas mesmo assim não é totalmente justo. Como dito em um comentário há alguns meses atrás, os competidores que possuem patrimônios menores tendem a ter mais volatilidade, mas mesmo assim é a melhor métrica de comparação das estratégias dos blogueiros.

      Até posso colocar algumas dessas entidades abstratas como competidores, mas não tenho a intenção de modificar o formato do Ranking até 2018.

      Abraços!

      Excluir
  3. Ainda tou vivo!! 3 meses sem blogar, mas corri muito pra não perder o seu ranking! hehhehehe

    Agosto estou de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Noob! só escreve a rentabilidade mensal e anual em algum lugar para você não perder as próximas edições do Ranking.

      Abraços!

      Excluir
  4. Fala MB,

    Como faço para entrar no ranking no futuro e quais os quesitos? Somente rentabilidade?

    Abraços, curti bastante ahaha

    BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Bna! Os requisito é publicar a rentabilidade dos investimentos líquidos até o 10º dia do mês seguinte.

      Vou te colocar em segundo na lista de espera do Ranking. Para o ano que vem, pensarei em abrir mais vagas para o Ranking.

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá Barbarossa!

    Também tenho interesse em entrar pra lista de espera do ranking. Tem slots em aberto ainda?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Wannabe. Está incluído na terceira posição da lista de espera.

      Abraços!

      Excluir
  6. Interessante este Ranking

    21,90% em pouco mais de meio ano é fantástico.


    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é fantástico, porém dificilmente conseguirei replicar tal rentabilidade nos anos vindouros.

      Abraços!

      Excluir
  7. Opa, quero participar támbém, parabéns pela iniciativa.
    tiopatinhasinvestidor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Neste ano o Ranking está limitado em 16 participantes. Vou lhe colocar na lista de espera.

      Abraços!

      Excluir
  8. https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/maximus-da-alcateia-fecha-e-deixa-50-mil-pessoas-no-prejuizo/amp/

    ResponderExcluir

Postar um comentário