Comentários: BB Seguridade 1T17

BBSE3 - BB Seguridade:

É a primeira vez que eu faço um post nesse blog para falar de uma empresa controlada pelo odioso governo, mas, nesse caso, a BB Seguridade realmente chama a minha atenção por causa de algumas particularidades únicas da empresa.
A BB Seguridade nasceu em 2012 na bolsa, quando o Banco do Brasil vendeu parte de suas ações em um IPO. Foi uma estratégia do governo de vender cada vez mais partes das empresas públicas e ainda manter o controle. Há alguns anos o governo descobriu que pode vender 49,99% do capital de suas empresas públicas e depois vender 49,99% do capital das subsidiárias dessas empresas e ainda permanecer com o controle.
A estrutura societária da BB Seguridade é de Holding, a empresa participa nas sociedades de seguros do BB, estando entre essas participações a Brasilprev, Brasilcap e IRB.

A BB Seguridade tem a enorme vantagem de usar a rede bancária do Banco do Brasil para oferecer seus produtos, o BB paga toda a manutenção de agências e a BB Seguridade tem uma rede enorme para oferecer seus produtos. Por causa dessa vantagem, a Brasilprev consegue ter uma carteira de previdência muito grande sob gestão. Lembre-se: a previdência privada é (em geral) um mal negócio por causa das altas taxas que os agentes financeiros colocam sobre esse produto, portanto ser sócio de uma empresa de previdência é um excelente negócio.
O governo tenta emplacar há algum tempo o IPO da IRB - Brasil RE, caso ele consiga prosseguir na tática de fazer IPO de subsidiárias, os acionistas da BB Seguridade poderão receber uma parte da venda como dividendos (gordos). Não acho que vale a pena comprar BBSE3 só por causa disso, mas é mais um fator positivo para pesar na avaliação.
Os últimos resultados da BB Seguridade estão bastante estáveis, a empresa não é de crescimento, ainda mais na situação atual da economia. A participação que tem se destacado pelo crescimento é a Brasilprev, por causa da crescente preocupação com reformas da pirâmide INSS. Apesar do baixo crescimento dos lucros no todo, a BB Seguridade tem pouca necessidade de realizar novos investimentos e, por isso, consegue praticar um payout de cerca de 80%, remunerando decentemente os acionistas.
A BB Seguridade pode vir a ser uma aquisição interessante para a carteira de investimento considerando os fatores positivos que especifiquei acima, apesar de ser uma sociedade de economia mista, gosto muito de empresas seguradoras, como já disse em outro post, ainda mais se for uma seguradora com uma rede de distribuição enorme e que oferece previdência privada enquanto a pirâmide do INSS é implodida.

Comentários