Guia de Altcoins: Compra e Venda

Além do Bitcoin, também existem outras moedas digitais como o Litecoin e a Dash. Algumas dessas moedas são apenas uma cópia do código Bitcoin com outro nome, como a Dogecoin, outras, como a Dash, apresentam várias melhorias no código que permitem transações mais rápidas, com menos custos e com mais anonimato. Também há algumas criptomoedas, como o Ethereum, que não foram feitas para funcionarem como moeda, mas apenas para utilizar a cadeia de blocos para validações de segurança.
Eu não estudei todas as Altcoins existentes, apenas a Litecoin e a Dash, e, ainda assim, meus conhecimentos nesse assunto são de nível básico. Ao que parece, a Dash é uma das moedas com o código e sistemas de transação mais aprimorados (adquiri Dash na última semana). A Litecoin era uma cópia do Bitcoin e terá o código atualizado para que fique mais rápida e com mais anonimato.

No Brasil, só o Mercado Bitcoin negocia Litecoins (mesmo assim cobra taxas mais altas) e não há nenhuma exchange que negocie as outras criptomoedas, então será necessário ter comprado bitcoin para conseguir comprar as outras moedas.

1º Passo: Abrir conta em uma Exchange de Altcoins


Existem várias Exchanges Offshore que negociam Altcoins. Felizmente, você não precisa mandar documentos para abrir conta, é só preencher o cadastro que no mesmo dia ele estará aberto e sua conta pronta para negociar.

Eu optei pela Poloniex e achei o serviço e o site muito bons, outra bastante indicada é a Bleutrade.

De posse de seus Bitcoins em uma carteira ou Exchange brasileira, você pediria a transferência em sua conta Exchange Offshore, seria gerado um código da carteira de recebimento e seria somente logar na conta que mandaria os recursos e colocar o código como destinatário que a transação estaria finalizada em poucos minutos.

2º Passo: Estocar as Altcoins em uma Wallet


Existem menos opções de wallets de Altcoins do que Wallets de Bitcoin, mas mesmo assim dá para estocar com segurança nas opções existentes. A Dash possui uma Wallet oficial, que faz o download de toda a cadeia e permite negociações anônimas e quase instantâneas (custam mais caro porque têm prioridade).

Há também as carteiras híbridas que permitem várias criptomoedas diferentes. Um exemplo disso é a Jaxx, eu a testei e achei a versão para computador boa, mas a versão para celular travou e não consegui usá-la.

3º Passo: Vender as Altcoins


Caso desejar vender as Altcoins para real deve-se fazer o processo inverso: 1) mandar as moedas novamente para a Exchange Offshore 2) Comprar Bitcoin com as Altcoins 3) Transferir as Bitcoins para a Exchange brasileira 4) Vender as Bitcoins por real.

Parece um processo difícil, mas é infinitamente mais fácil do que fazer uma remessa internacional em moeda estrangeira, além disso é muito mais rápido e custa muito mais barato.

Atenção:


Há custos nas transações de criptomoedas, uma pequena fração das transações é utilizada para pagar os "mineradores" que viabilizam as transações.

As Altcoins tendem a ter mais volatilidade que a Bitcoin, porque elas têm menos volume de negociação, mais uma vez lembro que não se deve colocar uma parte muito grande do patrimônio em qualquer investimento, mas sempre diversificar.

Por fim, não invista em coisas que não conheça, estude o funcionamento das criptomoedas caso ache que elas são favoráveis ao investimento.

Abraços!

Comentários

  1. Prezado Marcelo,

    Ótimo post, muito informativo.

    Estou utilizando uma exchange estrangeira para realizar minhas compras. Gostaria de saber se você possui experiência fiscal nisso, pois pelo o que tenho observado a receita pede que sejam declaradas as compras de criptomoedas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! A Receita não tem nenhuma ferramenta para contar suas criptomoedas, então...

      Abraços!

      Excluir
  2. Ola Marcelão,
    Seus posts sobre altcoins estão muito bons, meus parabens!
    Graças a vc e ao Marujo, estou me interessando nisso. Cara...um dos meus grandes arrependimentos foi um amigo que me disse em 2008, joao venda tudo e compre tudo em bitcoin e espere alguns anos que vc vai ver...Se eu tivesse colocado uns mil dolares naquela epoca, estaria milionario hoje.
    Tenho muitas duvidas, você poderia me esclarecer ?

    1-Quero criar uma conta fria pelo bitadress(posso comprar com altcoins ou é melhor já entrar com BTC ?) e na coldwallet posso mandar qualquer moeda para o endereço frio ?(ou tem que ser um endereço para cada tipo de moeda ?)
    2-Então, vamos lá, compro bitcoins pelo paypal ? ou boleto ? por onde seria ? quais sao as opções ?
    3-Jogo a moeda na minha conta fria ? de lá jogo pro poliniex ?
    4-é seguro deixar no poliniex ?(tem google authenticator que sei)
    5- Para entrar no site entro com o tails live usb ? (sim, sou paranoico)
    6-Gostaria de deixar as moedas lá para lending mesmo, o que voce recomendaria ? (trading seria se tivesse bastante ferramentas, tipo MMA, bollinger, fibonacci e mesmo assim nao confio no meu trading)
    7-Estou aberto à sugestões
    agradeço imensamente pela sua atenção, um forte abraço e continue com essas postagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, João! Só consigo responder uma das suas perguntas de cabeça, como disse, meus conhecimentos em TI são básicos, tenho que dar uma pesquisada para responder as outras e provavelmente as responderei em um post com mais informações compiladas (se conseguir encontrar as respostas).

      4- O problema de deixar na Exchange é que um fator externo pedria comprometer a Exchange inteira. O governo poderia fechar a Exchange, a Exchange poderia ser roubada, etc.

      Apesar da segurança da sua conta pessoal, eu não recomendo pelos fatores externos, deixar moedas por muito tempo na Exchange.

      Abraços!

      Excluir
    2. Como nao acredito no grafico do bitcoin atual (tem que ter um reajuste, nao é possível, ficarei no aguardo das respostas. Sobre seguanca, parece que a poloniex teve parte da carteira roubada em 2014 e eles repararam os danos e deram a quantia correta para os lesados. Abracao!

      Excluir
    3. Também acho que teremos reajustes, só não sei quando e como. Não sabia dessa informação sobre a Poloniex, bom saber que eles repararam os danos.

      Excluir
    4. Então Marcelão...Mesmo assim é dificil confiar numa empresa (polo e btfx) que você nao encontra nenhum background nada fisico e real, é como confiar em um banco sem regulamentações e tal. Deixar a coin parada não dá, entao é preciso uma exchange, mas confiar numa exchange é complicada.
      Sobre o item 2 e 3 como você faz ?

      Excluir
    5. Eu uso a Foxbit e o Mercado Bitcoin e então transfiro para a Poloniex se vou comprar Altcoin, depois guardo em carteira fora da exchange.

      Abraços!

      Excluir
  3. Capitalismus Crew,o que vale a pena agora vender ou comprar bitcoin?Dêm o porque.Além disso vale a pena fazer hold de bitcoins ou altcoins para uns 2-3 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Como eu digo, se soubesse essa resposta estaria nas Ilhas Cayman fumando charuto Cohiba rsrsrs. Apesar de não saber a direção futura dos preços expliquei porque eu acho que as criptomoedas têm potencial de valorização para os próximos anos neste post: https://capitalismus.blogspot.com.br/2016/11/bitcoin-como-reserva-de-valor.html

      Abraços!

      Excluir
  4. Caro Marcelao e frequentadores,
    Estou olhando no mercado de bitcoins e o preço no Brasil está dando uma margem boa para os caras
    bitcoin a 1750 USD +- e estão vendendo a 6300 reais +-(R$860) está correto isso ?
    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá correto mesmo, em moedas mais fracas como o real, o bitcoin é negociado com ágio, mas por causa dos custos de transação, não é tão lucrativo comprar nos EUA para vender aqui e ganhar a diferença como arbitragem.

      Dei uma pesquisada e vi que em alguns países da África o bitcoin já está sendo negociado por mais de 2000 dólares.

      Abraços!

      Excluir
    2. João Roberto,

      Também estranhei esse valor, essa diferença é a oferta/procura. Quanto mais Br procura Bitcoin, maior o preço dele aqui.. a gente sempre se ferra hahah

      Abraços

      Excluir
  5. MB,

    Litecoin é sucesso, é a prata do ouro (Bitcoin). Eu investi em Digibyte e Stratis e chupei a mandioca, mas esta la, desvalorizada, quem sabe no futuro não volte aos patamares de quando comprei ou ultrapasse.

    Abraços do BnA,
    Brasileiro na Arábia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, BnA! Concordo em relação ao Litecoin, quanto ao Digibyte e a Stratis não tenho o que opinar, porque nunca estudei essas criptomoedas/tokens.

      Abraços!

      Excluir
    2. sim, ainda mais agora que o Charlie Lee voltou, ta bombando haha

      Excluir
    3. Nem sabia que Charlie Lee era o criador da Litecoin, pesquisei no Google para saber quem era.

      Excluir

Postar um comentário