Fechamento: Maio Anno 2017 - Barbarossa

Salve, confrades! Consegui um desempenho excelente esse mês. Friso que nem tanto por causa das minhas habilidades de operação no mercado bursátil, mas, somente porque, por causa de decisões passadas, peguei ventos favoráveis em um mar revolto.
Rentabilidade da carteira Brasil: +3,50%
Rentabilidade da carteira USA: +3,05%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: +65,39% !!!

Rentabilidade Total: +6,05%
Rentabilidade Anual: +21,85% 
IBOV mensal: -4,12%
IBOV anual: +4,12%

O meu desempenho da carteira Brasil ficou muito acima do Ibov por causa da minha "bala-de-prata", a Unipar, que subiu aproximadamente 31% em Maio após divulgar um ótimo resultado.

A justificativa que usei para adquirir a Unipar pelo equivalente a 4 reais, há 3 anos atrás, foi a seguinte: 1) A Unipar era uma empresa extremamente barata e muito subavaliada pelo mercado. 2) Estava gerando bastante lucro e recomeçou a distribuir dividendos 3) Era totalmente ignorada pelo mercado por causa do controlador duvidoso e por ser Penny Stock.

Gosto da estratégia do Peter Lynch: comprar empresas esquecidas ou com má fama, porém nem sempre consigo êxitos. Há 3 anos atrás tinha menos conhecimento e cometi o erro de comprar Prumo depois que a EIG comprou o controle da empresa. Após perceber que o projeto daria errado, comecei a montar uma estratégia de saída. Concretizei a estratégia esse mês, saí em um pequeno prejuízo, e troquei toda minha posição por JBS.

Acredito que poderei repetir o sucesso que consegui com Unipar na JBS daqui a alguns anos, o futuro dirá se estou certo ou errado. De qualquer jeito, lembro que deve-se sempre perder de colher e ganhar aos baldes. Perdi de colher na infame Prumo e ganhei aos baldes na Unipar.
As mudanças na carteira foram:

-Aumento de posição em Excelsior - BAUH4
-Aumento de posição em HGRE11
-Venda total de Prumo - PRML3
-Aumento de posição em JBS - JBSS3
-Compra de Bitcoin
-Compra de DASH

A carteira USA valorizou-se principalmente por causa da apreciação do dólar e a carteira de Criptomoedas explodiu, tanto a DASH como o Bitcoin apreciaram muito nesse mês.
Como eu amo o cheiro da Independência Financeira pela manhã!
Abraços!

Comentários

  1. Bela cartada com unipar:
    Também dei uma bisolhada nela quando estava custando6 reais "quase de graça", mas o controlador estava tentando fechar capital e foder os minoritários.

    O Barsi barrou a jogada KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, mestre. Essa OPA já nasceu moribunda, o Frank nunca conseguiria a adesão dos minoritários pelo preço que ele queria. Sempre uma empresa muito barata terá algum "problema", resta-me analisar se esse problema será um empecilho ou apenas uma histeria do mercado.

      Abraços!

      Excluir
  2. Eu havia cogitado comprar JBSS no dia catastrófico que bateu o patamar dos 5 reais. Acabou faltando coragem. Hoje, não consigo vislumbrar uma entrada seja por AT (devido a volatilidade e o ativo estar propenso às notícias) ou por AF, pois muitas coisas vão pesar contra a empresa: restrição ao crédito, boicote aos produtos, multas bilionárias. Mas enfim, quem não arrisca não ganha. Boa sorte no trade. Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Finansfera! No meu caso não vou fazer trade, pretendo segurar a posição por alguns anos mesmo. Acho que a maioria dos fatores que você elencou são histerias: a restrição ao crédito de bancos públicos não impactaria a empresa e mesmo a queda de rating seria passageira, nunca vi um boicote dar certo no Brasil e 80% da receita da JBS vem di exterior, quem vai pagar a multa do acordo de leniência é a controladora e ESPERO que não surjam outras multas grandes. O fator mais preocupante é o surgimento de novas multas, mas não acho que a empresa acabaria por isso.

      Também não consegui acertar o cu da mosca e comprar na casa dos 5. Comprei na casa dos 7.

      Abraços!

      Excluir
  3. Amigo, parabens pelo blog. Queria que me falasse como faz essa planilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Hudson! Não fui eu quem fez a planilha, ela foi criada pelo blogueiro Além da Poupança. Só pesquisar 'ADP Planilha de Rentabilidade' que você acha o link para baixar.

      Abraços!

      Excluir
  4. Rapaiz, que rentabilidade boa! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    Você podia fazer um post ensinando pra gente como montar uma carteira que só sobe, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pretenso Milionário! Para montar uma carteira que só sobe é só deixar todo o dinheiro na poupança. Huahuahua

      Se eu tivesse a receita para montar uma carteira que sempre sobe mais que 20% em 5 meses, eu estaria agora na praia nas Ilhas Cayman, fumando um charuto Cohiba.

      Pretendo fazer alguns posts explicando melhor a composição da minha carteira, preciso primeiro dar uma organizada na minha carteira, porque não tenho o hábito de ficar montando gráficos de pizza e calculando percentuais.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário