Discussão de Resultados: Cielo 4T16

Começarei a partir desse post as discussões de resultados do quarto trimestre de 2016.

CIELO - CIEL3
A Cielo é uma empresa que sempre conseguiu manter margens líquidas muito elevadas e apresentou, até agora, um modelo de negócios muito resiliente, por isso sempre foi precificada de forma bastante “generosa” pelo mercado. A empresa reportou lucro trimestral de 1.064M, o que considero muito bom nas condições atuais (embora o mercado estivesse esperando um resultado excelente).

A Cielo conseguiu aumentar o lucro em 17,3% na comparação trimestral por causa de menores custos e menos despesas com juros, mas não conseguiu alcançar um bom crescimento da receita líquida, que ficou em linha com a inflação. Outro ponto em que a empresa demonstrou fragilidade foi o número de pontos de venda ativos que caiu, enquanto a Getnet, do Santander, conseguiu crescimento. Os dados de Market Share não saíram, mas isso indica que a Cielo pode estar perdendo Market Share. Percebi que os comerciantes às vezes têm uma máquina da Cielo e uma máquina de outra companhia e nesse caso eles preferem usar a da outra companhia, não perguntei, mas, obviamente, fica mais barato passar as máquinas da concorrência e alguns comerciantes já me disseram que só usam a máquina da Cielo para passar o cartão da Elo.
Evolução da Dívida Líquida
A Cateno, subsidiária da responsável pelas transações dos cartões Ourocard da qual a Cielo detém 70% das ações, continuou tendo uma rentabilidade muito boa e representou 120,8M do lucro da Cielo no semestre.

As outras participações societárias da Cielo queimaram 2,8M em dinheiro, ou seja, entregaram esse prejuízo no resultado da Cielo. Uma das empresas que fazem parte desse grupo que queima dinheiro é a Merchant e-Solutions.
Estrutura Societária da Cielo
Olhando do ponto de vista meramente econômico, o resultado da Cielo foi muito bom, mas o avanço da concorrência e a possibilidade de mudança de regulações estatais no segmento de meios de pagamentos podem afetar os lucros da Cielo nos próximos trimestres (escrevi sobre isso em outro post). A Cielo não tem chance nenhuma de quebrar, mas, como ela sempre foi “generosamente” avaliada pelo mercado, é provável que as cotações caiam mais. Apesar de tudo, no momento atual já considero favorável começar uma posição comprada na empresa.

Cotação de fechamento em 02/02/17: 26,65
NOTA: MB

Comentários

  1. Fala Barbarossa!

    Li o resultado da CIELO e também fiquei satisfeito com o que vi.

    A concorrência está incomodando, mas ainda me sinto confortável em manter posição para 2017. Parabéns pelo post com o resumo!

    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Noob! Concordo com você,apesar de não ter Cielo na carteira. Talvez o fator mais importante em investimentos seja criar uma estratégia vencedora e segui-la fielmente, assim como você e eu estamos tentando fazer.

      Abraços!

      Excluir
  2. Toda estratégia com ações é uma aposta contra o mercado. O mercado quase sempre acerta, mas, às vezes, também erra.

    CIEL3 a 25 reais é uma oportunidade de ouro, mas não basta estar certo (e o mercado, errado), porque, infelizmente, o mercado tem que reconhecer o erro e corrigi-lo para ganhar. Analisei, sob o ponto de vista jurídico, os desafios da regulamentação da Cielo:

    http://antipoda.com.br/cielo-4t2016-desafios-regulatorios/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Maurício. Muito boa a ideia, é isso mesmo. Já li seu artigo, também está excelente.

      Abraços!

      Excluir
    2. Excelente avaliação da Cielo, Marcelo! Parabéns!

      Agora, vamos torcer para que o mercado esteja errado e reconheça logo o erro.

      Quanto aos prejuízos nas participações, me parece ser natural, pois são projetos que envolvem investimentos e, no entanto, retornos apenas no médio ou longo prazo.

      Excluir
    3. Não sei se é tão natural, a Cielo pagou muito caro na Merchant e-Solutions para ter prejuízo até agora.

      Excluir
  3. Oi Marcelo,
    No conference call de apresentação desse resultado, a diretoria informou que a previsão de crescimento do volume financeiro é de 4% a 6%. Tomaram bastante porrada dos analistas que esperavam mais por causa da recuperação da economia.
    Mas eles enfatizaram que vão buscar aumentar os lucros via melhora nas margens.
    Eu também acho boas as perspectivas da empresa, mas não chega a ser um pechincha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, KB! 4 a 6% realmente é pouco, fica em linha com a inflação projetada, mas é bom que a empresa seja conservadora em suas metas, fico extremamente desconfiado quando aparece uma empresa prometendo os céus e a terra.

      Abraços!

      Excluir
  4. Fala Marcelo,

    A Cielo dispensa comentários, é o tipo de empresa que só dá alegrias. Sem dúvidas nenhuma ela é uma das melhores companhias da nossa bolsa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Livr3! Realmente é muito boa, mas nada é perfeito.

      Abraços!

      Excluir
    2. A operação dos cartões da Ourocard foi excelente para a empresa, mas a perda de mercado nos meios de pagamento me deixou uma pulga atrás da orelha, mesmo assim, talvez ainda comece a comprar algumas ações nos próximos meses.

      Excluir
  5. Caros, conheci o blog através do blog do IL.
    Vou passar a acompanhá-los. Parabéns pelo blog.

    Sobre Cielo, acho que a empresa está passando por uma transformação necessária, pois as condições do mercado mudaram. Vejo a Cateno como parte do plano de se reposicionar e isso demonstra que a empresa aparentemente consegue ver a nova realidade e soube dar um passo importante sem muito "delay". Por um lado existe a ameaça da concorrência, mas por outro existe a expectativa de um mercado de cartões ainda embrionário no país.

    Bom post.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Economicamente Incorreto! A Cateno virou a galinha dos ovos de ouro da Cielo, para mim foi literalmente um "negócio de pai para filho". Temos que acompanhar para ver qual será o futuro do negócio de meios de pagamento, apesar de eu ter achado o resultado desse segmento marginalmente ruim, é possível que a Cielo esteja mudando o foco para conseguir clientes de maior valor.

      Abraços!

      Excluir
  6. Se tivesse grana, eu já teria comprado rs... Estou de olho... com esse preço de R$ 23,00 eu compraria 10k... Lucro crescente... e o melhor, dívida está indo ao chão... cara... estou que nem cachorro vendo frango assar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Maestro! Acho a empresa muito boa, mas não estou tão confiante como você.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário