Chartgame - Simulador de Análise Gráfica

Salve, confrades especuladores financeiros! Há dois anos atrás descobri os simuladores de análise gráfica, diferentemente dos simuladores convencionais, eles operam com tempo acelerado e não usam tempo real. Isso faz com que o aspirante à especulador possa treinar a leitura de gráficos rapidamente, sem precisar ficando esperando meses para que o tempo passe.

Há alguns simuladores desse tipo, todos em inglês, o que eu achei mais completo é o Chartgame.

Esse simulador permite que você opere um gráfico de uma ação, mas não lhe informa qual é a ação que você está operando até o gráfico acabar, isso obriga você a usar somente os gráficos para a análise (como pressupõe a análise técnica) e ignorar totalmente todos os outros fatores.

As vantagens sobre os simuladores convencionais são:

- Usa tempo acelerado e permite testar rapidamente várias estratégias.
- Permite o uso de vários indicadores gráficos.
- Obriga o jogador a ignorar todos os fatores externos ao gráfico.

A desvantagem é que só é possível comprar ou vender no preço de fechamento.

Depois de conhecer esse tipo de simulador de análise gráfica eu desisti de operar usando exclusivamente esta análise. É muito difícil conseguir ganhos consistentes, porque quando você identifica uma tendência há uma grande probabilidade de ela já estar acabando. Obviamente, a vantagem de testar estratégias no simulador em relação a operar seu próprio capital é que você não perde dinheiro quando erra.

Dizem que não existe grafista rico e é verdade, aliás, parece que os únicos grafistas ricos são os vendedores de cursos, como essa estratégia faz muitas movimentações você só acaba deixando a sua corretora e o governo mais ricos. Os gestores de fundos de Hedge de sucesso usam os gráficos apenas como meio auxiliar para controle de riscos, eles se baseiam em análises econômicas próprias para operar o mercado.

Abraços!

Comentários

  1. Tenho a mesma opinião que vc... Há algum tempo construí um trade system e configurei diversas estratégias consideradas vencedoras... Fiz um backtesting de 10 anos com diversas ações... Muitas deram grandes resultados, mas ao avaliar mais de perto as operações, foi digamos "obra do acaso"... Poucas operações foram responsáveis por a maior parte dos resultados... Muito ruído, muitas operações stopadas etc...
    Análise gráfica é uma boa ferramenta auxiliar e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Investidor de Risco! O problema dos backtests é quea configuração do mercado pode mudar. Um setup de médias móveis lucraria muito entre 2005 e 2009, mas provavelmente daria prejuízo entre 2010 e 2013, porque o mercado permaneceu lateralizado nesses anos.

      Abraços!

      Excluir
  2. Computadores quânticos ganham dinheiro nisso. O resto só se ferra no longo prazo.
    Analisar gráfico é uma ilusão completa pra traders amadores, principalmente alguém com menos de 1 milhão pra arriscar (o que já torna a atividade sem sentido se o objetivo é lucrar no LP).
    Pode ajudar a comprar mais barato baseado na observação do preço relacionado a eventos passados ao invés de baseado apenas nos fundamentos, mesmo assim é 1% da decisão... grandes gestores compram o que tem valor porque se errarem no gráfico não perdem nada.
    Fiquei sabendo que a pouco tempo um dos grandes traders/educadores do Brasil quase perdeu tudo o que conquistou por fatores "emocionais". Fico imaginando, se toda a ciência por trás de setups é tão afetada por fatores emocionais, não serve pra ninguém além de robôs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, C.F.! Compartilho da mesma opinião, a maioria que entra na bolsa começa na análise gráfica e só alguns descobrem a fundamentalista. Há uns dias atrás um colega de trabalho falou que ele só perdeu dinheiro na bolsa, ele ficou indignado porque seguia as dicas das corretoras e contratou uma assessoria de gráficos, mas "mesmo assim" perdeu dinheiro.

      Se tomarmos como verdadeira a premissa de somente olhar os gráficos e ignorar todos os fatores externos a análise gráfica seria puramente matemática e para uma análise puramente matemática só precisamos de computadores muito rápidos. Se isso for verdade o investidor P.F. nunca conseguirá competir com esses computadores nas operações gráficas.

      A maioria dos gestores de sucesso compram ações sem olhar nos gráficos, mas alguns, como os gestores dos fundos da Verde, fazem operações com derivativos e para isso é necessário ter um controle de risco muito apurado. Por mais que o ativo esteja barato ou caro sempre é possível que ele faça o movimento inverso e com derivativos deve-se sempre limitar o risco.

      O grande trader/educador que perdeu quase tudo, por acaso, é conhecido como "O Gordinho da Gërdau"?

      Abraços!

      Excluir
  3. CLap clap Clap...
    Assino embaixo!!! Sempre digo para deixar de seguir os "conselhos" dos grafistas. De vez em quando, dou uma cutuca nas recomendações deles e eles ficam de mimimi... rs!

    Abs,
    50segundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, 50 segundos! Também já contestei algumas recomendações, mas não vale a pena discutir sobre isso.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário