Discussão de Resultados: Cosan 3T16

Essa discussão de resultados refere-se ao terceiro trimestre de 2016, os resultados do quarto trimestre de 2016 ainda não começaram a ser divulgados.

COSAN: CSAN3

A Cosan conseguiu reportar um resultado muito bom, mesmo com vários fatores adversos que impactaram sua lucratividade. A diminuição do preço do petróleo e a valorização do real sobre o dólar diminuem a competitividade do etanol combustível, um de seus principais produtos, mas, mesmo assim, a administração e os outros negócios da Cosan garantiram 327,5M de lucro.

A Cosan melhorou muito desde a cisão entre Cosan Logística (RLOG3) e Cosan Energia (CSAN3) ocorrida em 2015, a Cosan Logística até agora ainda é deficitária, enquanto a CSAN3 alcança resultados cada vez melhores.

A Cosan é uma Holding de empresas de energia, atualmente possui 50% da Raízen Combustíveis, 50% da Raízen Energia, 62,6% da Comgás e 100% da Moove Lubrificantes.
A Raízen Combustíveis é uma Joint Venture entre a Cosan e a Shell, cada uma com 50% de participação, ela é proprietária da rede de postos de combustíveis Shell no Brasil. Esta empresa registrou lucro de 534,9M no trimestre.

A Raízen Energia também é uma Joint Venture entre a Cosan e a Shell, cada uma com 50% de participação, para produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica com biomassa. Esta empresa registrou lucro de 275M no trimestre.

A Comgás (CGAS3/CGAS5) é uma empresa concessionária de distribuição de gás natural no estado de São Paulo listada na Bovespa. Esta empresa registrou lucro de 195,9M no trimestre.

A Moove Lubrificantes é uma empresa distribuidora de óleos lubrificantes e registrou prejuízo de 3,2M no trimestre. A Moove é a menor empresa do grupo e ainda está em fase de ramp up, o prejuízo dela é quase irrelevante para a Cosan.

A Cosan, ainda, possuía 37,7% da empresa de desenvolvimento de terras Radar, que foi vendida no quarto trimestre de 2016 e cujo lucro da venda só irá aparecer no próximo resultado. Durante o ano de 2016 também foi vendida a participação da empresa na STP, a empresa de pagamentos eletrônicos em estacionamentos e estradas da marca Sem-Parar, o que representou uma boa parte do lucro de 2016.

É importante ressaltar que o lucro das participações somados é maior que o lucro da Cosan, porque a Cosan ainda paga as despesas administrativas da Holding e os juros sobre as dívidas da Holding.

A Cosan possui grandes vantagens competitivas em suas áreas de atuação por causa dos ganhos de escala e sinergias entre suas empresas, além disso a administração da empresa conseguiu fazer aquisições e acordos muito lucrativos que impulsionaram a Cosan e a tornaram uma das maiores empresas do Brasil.
Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Cosan
A CZLT33, controladora da Cosan, também é listada em bolsa, mas não é a mesma coisa que comprar CSAN3, porque comprando CZLT33 o investidor levaria CSAN3 + RLOG3 + dívidas da Holding CZLT33.

A cotação da grande maioria das empresas listadas na Bovespa subiu muito nas últimas semanas e agora está bem mais difícil peneirar as empresas que ainda estão vantajosas para compra. Ainda considero a Cosan uma empresa vantajosa para compra, embora bem menos vantajosa do que há algumas semanas atrás.
 
Nota: MB
 

Comentários

  1. Me cadastra por favor para receber as atualizações do blog. E-mail hudsonpfigueiredo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hudson, mandei um convite para receber as atualizações do blog pelo feed burner para o seu email.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário