Não Deixe que Bandidos Abram sua Fechadura - Lock Picking

No ano passado algumas casas de meu bairro começaram a ter as fechaduras "misteriosamente" abertas enquanto os donos não se encontravam. Uma quadrilha especializou-se em Lock Picking e passou a, silenciosamente, abrir as fechaduras durante a noite e fazer a limpa na casa das vítimas. Esse post ensinará como funciona esta técnica e quais recursos devem ser utilizados para se defender de Lock Pickers.

O que é Lock Picking?

A técnica de Lock Picking consiste em usar uma ferramenta de torque para girar a fechadura e um toca pino (também conhecido como chave micha) para colocar os pinos da fechadura no local certo, enquanto a fechadura sofre força de rotação, para que ela gire a volta completa. Essa técnica não é difícil de aprender, mas requer prática para que o Lock Picker fique rápido. Abridores de fechaduras com prática conseguem abrir uma fechadura comum de 4 pinos em menos de 30 segundos.
O Lock Picking é uma técnica de invasão "inteligente", necessita de bastante treino para ser executada de forma rápida, mas é muito silenciosa. É o oposto dos bandidos marmotas que saem quebrando janelas e abrindo portas com pés de cabra, fazendo muito barulho e denunciando a invasão.

Existem vários tipos de ferramentas de Lock Picking para os diferentes tipos de fechadura existentes e kits de chaves michas são vendidos na internet. Eu mesmo, no intuito de aprender mais sobre a técnica (e abrir alguma porta de minha casa no caso de perder a chave), comprei um kit básico que possui chaves para abrir fechaduras de uma ou duas lâminas e vem com diferentes ferramentas de torque e toca pinos. Ele é parecido com esse:

Como Impedi-los?

Assim como já foi dito no post sobre defesa residencial, o objetivo de qualquer defesa não é criar uma fortaleza totalmente intransponível, mas, sim, dificultar tanto os ataques que qualquer tentativa não compensaria por causa dos custos, tempo dispendido e probabilidade de captura.

As fechaduras de uma ou duas lâminas são designs que possuem mais de 200 anos, elas não são adequadas para serem utilizadas em portas externas, porque são muito simples de abrir. A simples adoção de fechaduras tetra já dificultaria muito a ação de bandidos, porque elas necessitam de uma ferramenta especial e demoram muito mais tempo para serem abertas. Para aumentar ainda mais a segurança você deve ser criativo: pode colocar duas fechaduras tetra em cada porta externa, colocar um cadeado tetra na parte interna da grade de forma que seja necessário torcer a mão para encaixar a chave e quase impossibilitando o uso de chaves michas.
Chave micha tetra
Eu não sou um entusiasta de fechaduras eletrônicas e fechaduras com digitais, prefiro muito mais as seguranças mecânicas. As fechaduras eletrônicas necessitam de eletricidade para funcionar e além disso deixam sua casa menos discreta, contrariando o princípio da discrição explicado no primeiro post da série. A melhor forma de complementar a segurança das fechaduras é com algum dispositivo de alarme de invasão, mas deixarei esse assunto para um outro post.

Para finalizar, um dos vídeos tutoriais que assisti para aprender a técnica:


Comentários

  1. Mto bom...

    Tive que aprender na marra isso aí pra "arrombar" meu próprio armário lá no trabalho! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, M1M! Nunca consegui abrir nada na marra com ferramentas improvisadas, só com as michas mesmo, esse negócio de usar grampo de cabelo é muito difícil.

      Abraços!

      Excluir
  2. pois é, uma vez perdi a chave do escritorio e chamei um chaveiro e ele abriu a porta com menos de 1 minuto usando este kit.
    outra vez esqueci a chave do carro lá dentro e chamei um chaveiro. ele entao pegou uma chave na maleta dele e abriu o carro.
    fechadura nao serve p mt coisa, e outra, ladrao que quer realmente roubar vai esperar vc abrir o portao da garagem e chegar com um revolver na sua cabeça. pode ter 10 tetra chave, vai roubar de todo jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Uorrem! A ideia é sempre dificultar ao máximo e sobrepor os sistemas de defesa e alarme. Entrar em casa é a parte mais perigosa do dia, deve-se tomar o máximo de cuidado, mas também não é raro que as casas sejam invadidas quando não há ninguém dentro.

      Abraços!

      Excluir
  3. Bandidagem filha da puta

    País de merda, FORA MARIA DO PRESIDIÁRIO!

    BOLSONARO 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Anon! Trump 2016 e Bolsonaro 2018. Make the World Great Again!

      Abraços!

      Excluir
  4. Uma fechadura digital é totalmente imune a esse tipo de situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são totalmente imunes, mas podem acabar chamando mais atenção. Recentemente vi uma fechadura digital que parece ser uma fechadura mecânica por fora, é uma excelente opção para fechadura residencial.

      Abraços!

      Excluir
  5. APRENDI AS TÉCNICAS DAS LOKPIKERS QUEM QUER TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE CONFECÇÕES DE CHAVES LOKPIKERS?MEU EMAIL: WE_SLEW@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. APRENDI AS TÉCNICAS DAS LOKPIKERS QUEM QUER TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE CONFECÇÕES DE CHAVES LOKPIKERS?MEU EMAIL: WE_SLEW@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa matéria, parabéns. Obrigado por nos informar esse assunto extremamente importante. Gostaria de saber se a chave multi ponto é imune. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe mixas para chaves multiponto tambem é menos comum mas existe, e precisa de um bom treino para. Abrir fechaduras e cadeadoa multiponto.

      Excluir

Postar um comentário