Discussão de Resultados: Porto Seguro 3T16

PORTO SEGURO - PSSA3

A Porto Seguro divulgou um resultado bom, atingindo 205M de lucro líquido. A sinistralidade dos seguros saúde e auto aumentou muito, embora tenha diminuído um pouco em relação ao 2T16. O que salvou o lucro líquido da empresa foi o rendimento das aplicações financeiras.
As empresas seguradoras têm duas formas de lucro: elas ganham quando a receita de prêmios de seguros é maior do que o pagamento de sinistros e também com o rendimento de aplicações financeiras. O estoque de uma seguradora é a disponibilidade de dinheiro, as seguradoras sempre mantêm volumosas quantias de aplicações financeiras para que possam ter capacidade de manobra para pagar sinistros inesperados.

A Porto Seguro também possui uma divisão de negócios financeiros e serviços e busca utilizar sua base de clientes para oferecer os produtos de consórcio, cartão de crédito e financiamento, serviços médicos e monitoramento. O negócio de previdência privada tem uma grande possibilidade de crescimento nos próximos anos, principalmente com a inevitável mudança de regras do INSS, que já foi abordada em um outro post.
Evolução dos negócios de previdência privada
As vantagens competitivas da Porto Seguro são a expertise, alta credibilidade da empresa e excelente canal de vendas, que a tornam referência de qualidade no mercado de seguros. O Itaú Unibanco possui 30,4% das ações da empresa e considera a Porto Seguro como a seguradora do grupo, comercializando os produtos da seguradora por meio de sua rede bancária. A Porto Seguro é proprietária das marcas Porto Seguro, Azul e Itaú Seguros.

A recessão econômica prejudica as atividades da Porto Seguro, o principal produto da empresa é o Seguro Auto e como as vendas de automóveis diminuíram, as receitas com seguros também são menores. A recuperação econômica do Brasil poderá aumentar a rentabilidade da empresa, bem como reduzir marginalmente o índice de sinistralidade.
A empresa sempre deu lucro e pagou dividendos desde que abriu capital em 2015. No preço atual de 26,92 reais, considero que as ações da empresa estão relativamente baratas (P/L 9,6) e a aquisição pode se mostrar favorável.


NOTA: B

Porto Seguro RI

Comentários

  1. como você sabe se uma ação ta barata ou nao, você projeta os fluxos futuros e desconta a valor presente para comparar? ou usa algo mais simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo. O mais difícil é projetar os fluxos futuros, porque é necessário saber muito da atuação da empresa em seu setor e, mesmo assim, eles SERÃO alterados por fatores imponderáveis. Outro elemento difícil e que altera muito as projeções é a taxa de juros futura, estou usando 10% a.a. nas minhas projeções.

      A ideia de fazer essa projeção é verificar quais empresas possuem margens de segurança adequadas para que o investimento seja favorável. Há alguns meses atrás muitas empresas estavam favoráveis, agora, poucas estão.

      No blog não estou publicando os cálculos de margem de segurança e preço justo que faço, só estou dando uma ideia geral do que acho.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário