Discussão de Resultados: M. Dias Branco 3T16

M. Dias Branco - MDIA
A M. Dias Branco alcançou o melhor resultado trimestral de sua história, batendo recordes de lucro líquido, EBITDA e margem EBITDA. A empresa foi beneficiada pela desvalorização cambial, que diminuiu o preço líquido do trigo, sua principal matéria-prima, mas o excepcional trabalho da administração também foi evidenciado, visto que a empresa ganhou Market Share, expandiu as vendas e controlou custos.
O setor de produtos alimentícios tem uma certa estabilidade porque é uma necessidade básica das pessoas, mas quando a crise aperta as pessoas tendem a comprar produtos cada vez mais baratos para apenas suprir as necessidades básicas. Lamentavelmente, a sugestão do funcionário do governo da Gilma estava certa “se não podem comprar carne, comprem ovo”.

A M. Dias Branco possui uma excelente administração que dirige a companhia de forma muito conservadora, a empresa conseguiu expandir-se sem criar muitas dívidas e agora opera com caixa líquido positivo. O foco da empresa é a região nordeste e a empresa consegue atrair seu mercado consumidor de forma muito boa.
Outra grande vantagem competitiva da M. Dias Branco é o seu alto grau de verticalização, ou seja, a empresa produz grande parte dos insumos que utiliza para produzir seus produtos finais, entre eles está a farinha de trigo e os óleos utilizados. 
A M. Dias Branco é uma excelente companhia, mas considero seu preço atual um pouco salgado, o P/L atual está em 18,9, mas, se a empresa conseguir manter os resultados do último trimestre, o P/L seria cerca de 12. Mesmo assim, em minha opinião, é possível começar a montar uma posição em MDIA3 ao preço de 112 reais. Não está mais tão atrativo quanto no primeiro semestre, quando a MDIA3 chegou a custar menos de 60 reais, mas ainda é uma compra possível tendo em vista a excelente qualidade do ativo.
 Empresas excelentes entregam excelentes rentabilidades aos acionistas

NOTA: E

Comentários

  1. o que significa isso NOTA: E
    e btw, parabens pelo blog, to gostando bastante
    E95

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nota é a minha opinião sobre o desempenho da empresa no seu setor. As notas são: E (excelente), MB (muito bom), B (bom), R (regular) e L (lixo). No primeiro post da série (http://capitalismus.blogspot.com.br/2016/09/analise-de-resultados-klabin-2t16.html) expliquei como funcionariam as notas.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário