Qual celular comprar?


Na hora de adquirir um celular novo, surgem várias dúvidas de qual o melhor aparelho já que é um gasto relativamente alto. Falo da experiência de ir a algumas lojas e perguntar para o vendedor(a) qual a melhor opção ou qual a diferença de um modelo para outro, obtendo respostas do tipo "sim, esse é melhor que o outro, porque é mais caro" ou respostas como "esse é um modelo mais rápido que o anterior". São informações pouco aprofundadas sobre as especificações dos aparelhos e, em virtude disso, fui atrás de algumas informações que julguei úteis para adquirir meu aparelho. 


Minha primeira pesquisa começou em 2013, pois foi nesse momento que decidi comprar um celular smartphone. Para mim seria importante fazer uma escolha com melhor custo benefício, pois não teria como comprar outro celular em pouco tempo caso o aparelho que comprasse fosse uma porcaria.

Depois de algum tempo pesquisando, consegui resumir algumas características que, ainda hoje, julgo importantes na hora de decidir comprar um determinado modelo ou comparar uma marca pela outra. De modo bem rápido e prático, você poderá fazer uma análise superficial e dizer se um celular oferece as características que você deseja ou procura. Abaixo, não necessariamente na ordem de prioridade, iremos analisar o conjunto CUSTO BENEFÍCIO para a compra de um aparelho novo ou usado:

1) Processador. Verifique a diferença dos processadores de um modelo de sua preferência com outros modelos da concorrência. Normalmente, os modelos optam por processadores mais simplificados até por processadores com maior nível de tecnologia (ex: octa-cores - oito núcleos). O resultado de um para o outro depende do seu uso, porém jogos que exigem mais placa gráfica irão se sair melhor aqueles processadores mais robustos.

2) Velocidade do processador - especificado em GHz. A velocidade é medida através do seu clock em GHz (gigahertz) ou em unidades mais antigas em MHz (megaherts). 

3) Memória RAM. Prefira celulares que sejam a partir de 1 GB, pois abaixo disso irá ter problemas caso goste de instalar muitos aplicativos. Este tipo de memória é aquela que não guarda as informações permanentemente no dispositivo. De modo genérico seria uma memória de curto prazo. 

4) Capacidade interna. Fazendo uma comparação com um computador, seria o HD (hard disk - memória de longo prazo). Nos celulares é utilizado cartão de memória. Verifique se o celular permite expansão da memória interna (modelos mais antigos não vem), pois não terá problemas em guardar vídeos e fotos pessoais.


5) Bateria. Fator muito importante, medida em mAh miliampere-hora (mAh) é uma unidade de carga elétrica que se refere a capacidade de carga que uma bateria armazena. Ou seja, quanto maior melhor. Para vocês terem uma noção, de um mesmo fabricante - Motorola, iremos encontrar as seguintes variações dependendo do modelo. De 2470 mAh, 2800 mAh e 3000 mAh.


6) Resistência da tela. Verifique se o celular possui a tecnologia Gorila Glass, pois é a tecnologia de resistência contra quedas e choques. Acredito que seja uma das características mais importantes, imagina adquirir um celular com um preço elevado e numa primeira queda quebrá-lo em pedaços. 


7) Tamanho da tela. Há pesquisas que mostram que o público prefere telas maiores, por isso, há modelos que evoluíram muito nesse aspecto. Fica complicado de ler alguma notícia ou jogar com tela muito pequena. 

8) Câmera. Celulares que possuem uma câmera fotográfica acima de 8 MP (megapixels) já trazem um resultado satisfatório. Para quem quer um celular como máquina fotográfica é bom investir num aparelho específico para isso. O Megapixel é o valor equivalente a um milhão de pixels que indica a qualidade e o tamanho da imagem.


9) Sistema operacional: Android, IOS (Iphone) e Windows Phone são os mais conhecidos. Não irei comentar sobre cada um, pois é variável dependendo do gosto. Pessoalmente prefiro um sistema operacional mais comum (Android), pois possibilita uma maior quantidade de aplicativos. 



10) Preço. Com certeza o fator preponderante. O que adianta querermos o celular mais top do mercado se não temos condições para comprá-lo? Por isso é interessante adquirir o melhor custo benefício. Como as tecnologias estão cada vez mais avançadas, acredito que seja melhor comprarum celular numa faixa média e trocá-lo futuramente, do que fazer o investimento da década e carregar aquele celular para sempre.

11) Resolução da imagem. Por exemplo 720x1280 pixels é um dos exemplos. Quanto maior a resolução, melhor será a nitidez das imagens.


12) Densidade de pixels. A sigla PPI significa Pixel Per Inch, ou seja, é o número de pixels que seu dispositivo pode conter em uma polegada. É uma informação não muito divulgada, porém com uma pesquisa rápida na internet você poderá verificar. Acabei me informando sobre a densidade de pixels da tela e achei bastante interessante a comparação entre modelos que não são de ponta. Quanto maior o número, ex: 390 ppi comparado com um de 326 ppi, melhor.

É isso pessoal, quis compartilhar um pouco de algumas informações que acho relevante. Com certeza há inúmeras outras características para se levar em consideração, porém vejo que estas são as que mais fazem diferença na hora da escolha. É bom já termos essas informações em mente na hora de adquirir um novo aparelho.

Grande abraço

Comentários

  1. Estou precisando comprar um celular faz 6 meses, mas estou resistindo forte, quando o meu atual pifar acho que vou de Moto Z Play.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Surfista, tudo certo? Eu comprei o moto g4 recentemente. Acho uma ótima escolha como custo benefício. Grande abraço

      Excluir
  2. Excelente post meu caro!! Realmente é muito importante levar todos esses pontos em conta, destaco principalmente processador e bateria, que costumam causar mais raiva na gente no dia-a-dia rs. Meu cel é um intermediário (ou era rs), XperiaC que comprei em julho de 2014 e até hoje me atende legal, no que é possível extrair dele, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Anon, também fiquei no que pude com meu cel antigo, foram mais de 3 anos. Assim que voce ver que ele não te atende mais você troca..por enquanto vai levando. Grande abraço

      Excluir
  3. Meu novo celular acabou de chegar...
    http://www.pontofrio.com.br/TelefoneseCelulares/celular/Celular-Desbloqueado-LG-B220-Preto-com-Dual-Chip-Radio-FM-Display-Colorido-de-1-45-e-Super-Lanterna-3806654.html
    Vou fazer um post a respeito. "Celulares Frugais", rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uorrem, ficaremos no aguardo sobre seu cel, sempre é bom trocarmos de experiência. Fui de Motorola msm. Grande abraço

      Excluir
  4. Gorila Glass...não sabia dessa opção.
    Sempre quebro a tela do meu celular.
    Valeu, doctor Greg!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Sempre passe aqui para conferir novas atualizações. Beijos

      Excluir
  5. Gostei muito da matéria, mas a melhor loja na minha opinião e a loja Trocafone encontrei muitos celulares semi novos com o custo beneficio bom e ainda ganhei desconto usando um cupom de desconto trocafone

    ResponderExcluir

Postar um comentário