Discussão de Resultados: Eternit 2T16

ETERNIT:
 
Fábrica da Eternit em Colombo - PR

O resultado da Eternit foi muito ruim em todos seus segmentos de atuação. As vendas de crisotila in natura diminuíram pela concorrência com produtores russos e cazaques e pela redução da demanda na Ásia, os produtos prontos para construção civil tiveram vendas baixas e, como resultado disso, a companhia apresentou prejuízo de 9 milhões de reais no trimestre sem ter nenhum evento não recorrente.

A Eternit ainda tem 91% das suas receitas dependentes do mineral crisotila, alguns comentam que a empresa foi vítima de diworsification (diversificação que diminui a rentabilidade da empresa), mas, na verdade, a empresa não se diversificou. O segmento de telhas de concreto responde por 6% da receita e outros produtos respondem por 3%. A Joint Venture da Tégula** (empresa que a Eternit possui participação) não entra na divisão da receita, mas, de qualquer jeito, ainda não conseguiu apresentar resultados razoáveis. A dívida da empresa também se elevou bastante e o caixa da Eternit está baixo.

As ações trabalhistas de ex-funcionários contra a Eternit ainda causam despesas nos resultados da empresa, mas não acredito que o prejuízo a ser assumido por essas ações será significativo para a Eternit.*

A empresa precisa começar a melhorar para que seja possível começar a analisar a compra. Apesar do valor baixo da ação, considero arriscado demais investir em uma empresa nessa condição, deve-se, porém, acompanhar os próximos resultados para verificar se haverá um ponto de inflexão nos próximos resultados caso as condições econômicas brasileiras sejam realmente restauradas.

NOTA: L - lixo

*O amianto só é tóxico durante a fabricação das telhas, que são totalmente seguras depois de fabricadas. Há muitos anos atrás a toxidade do amianto era desconhecida e alguns ex-funcionários se intoxicaram e agora exigem indenizações.

** Correção: CSC (Companhia Sulamericana de Cerâmica)

Nota pessoal: Fui acionista da Eternit em 2012 e 2013, mas saí quando percebi que a demanda por produtos de construção civil cairia muito.

Eternit RI 

Comentários