Comentários: Eztec 2T17

A Eztec (EZTC3) divulgou um resultado bom se comparado com a situação econômica brasileira e da construção civil, mas fraco se comparado com o auge desta construtora. Sempre dizemos (eu e Peter Lynch): busquem comprar ações da empresa de ponta do setor, porque elas tendem a sobreviver sem grandes impactos a uma crise econômica.
A Eztec é uma das únicas construtoras grandes que não possui dívida líquida, inclusive uma parte grande do lucro é proveniente de receitas financeiras de recebíveis imobiliários diminuída da dívida bruta. A Eztec também é uma das construtoras de maior margem bruta e pôde optar por diminuir o ritmo de lançamentos enquanto o setor de construção estiver empacado.
Em geração de caixa, leia-se caixa líquido
A empresa registrou cerca de 22M de lucro no trimestre, um valor decrescente comparado aos últimos trimestres, embora a empresa esteja mantendo a lucratividade enquanto as outras incorporadoras naufragam. O caixa líquido continuou aumentando, seguindo a tendência da empresa em diminuir as obras e vender os imóveis já lançados.

Resolvi abortar, por ora, a minha operação de tentar lucrar com uma possível retomada da construção civil no Brasil com as ações da Eztec. Minha convicção é que o Brasil vai ficar em um marasmo por mais alguns anos e a recente subida de preço das ações da Eztec, sem uma melhora da construção civil, favorecem a venda. Vendi minha pequena posição em Eztec e vou tentar remontar um posição maior caso as ações voltem para patamares de precificação que correspondem a um país em crise.
Para fins de registro, comprei as ações por cerca de 14,70 em outubro de 2016 e as vendi por cerca de 20,70 em agosto de 2017. Ainda recebi quase um real de dividendos, tentarei fazer uma operação parecida, tão logo as más notícias surjam.


Comentários

  1. Olá Marcelo!

    É uma puta compania essa ai hein? o setor de const é foda cara, e ela consegue se manter. Tem que tirar o chapeu...

    Meu pm está parecido com esse seu de entrada. Mas não penso em sair dela, pelo menos não agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Inglês! É uma grande empresa, mas penso que será mais inteligente realocar meus recursos em setores mais defensivos.

      Abraços!

      Excluir
  2. Fui deletar o comentário de um spammer e acabei deletando dois comentários de companheiros da blogosfera por engano. Mil perdões.

    ResponderExcluir
  3. Tem problema não, comento de novo, hahha:

    Fala Marcelo, eu tô pensando em entrar nela, como você e o inglês mencionaram é uma baita empresa, uma das poucas da Construção que se mantém firme perante as crises se valendo do seu caixa generoso e do controle das dívidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Maromba! Desculpe pelo inconveniente. A empresa é muito boa, mas não acho vantajosa a aquisição no momento atual. Pela minha experiência, é muito provável que daqui algum tempo comecem a surgir algumas notícias catastróficas e o mercado mude de direção.

      Abraços!

      Excluir
  4. Eu tb estou esperando uma boa correção na bolsa para voltar a comprar. Acho que está caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Senhor Bufunfa! Estou fazendo alguns ajustes e me posicionando em ações mais defensivas. Concordo somente que na situação atual, a Eztec poderia estar cara, dependendo dos fatores econômicos dos próximos anos (eu não estou confiante).

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário