Declaração IRPF: Perda de Tempo e Dinheiro

Fazer uma declaração de IRPF é uma tarefa extremamente desgastante e chata. Fica ainda muito pior quando você tem uma carteira grande ou faz trades. Quem acompanhou o último post verificou que eu perdi quase 10 horas preenchendo a declaração para que os burocratas do governo tenham ainda mais controle sobre a minha vida. Como se não bastasse o tempo perdido, é de indignar saber que o dinheiro pago em impostos poderá pagar indenizações para a família de um estuprador do Amazonas, ou que ele será usado para pagar vários funcionários para a senhora Dilma Terrorista.

Imposto é roubo?


Partindo para uma interpretação mais filosófica do tema, chego à conclusão lógica de que imposto é roubo. Sim, imposto é roubo, porque se você não pagar a Receita vai ferrar sua vida, fazendo você pagar multas enormes e até lhe prendendo. Além disso, você não escolhe para que o seu dinheiro está sendo usado, ele será usado para aumentar ainda mais o poder do estado brasileiro e diminuir o poder do cidadão.

A receita é pior que o ladrão de estrada, porque este só te rouba uma vez e vai embora, aquela tenta te roubar em toda a transação financeira que você faz e, se ela descobrir que você tentou se livrar do roubo, vai te cobrar o dobro com juros e multa.

Até a Bíblia vê o imposto como uma coisa ruim, quem leu e tem um entendimento razoável percebe que os cobradores de impostos sempre são retratados como pessoas odiosas. A frase de Jesus Cristo "dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." nunca significou que deve-se pagar impostos, mas tem o significado de que o homem só pode ter um senhor: ou o governo ou Deus. Além disso a frase diz "dai o que é de alguém" como eu não devo nada ao governo, porque não contratei o serviço de governo por minha vontade própria não o devo nada.

Eu até abro uma exceção nesse raciocínio: imposto é roubo, mas ele pode ser tolerável ou intolerável. O imposto seria tolerável para um governo que preservasse a liberdade econômica dos cidadãos e se encarregasse de defender a vida dos cidadãos e a cultura e tradições da sociedade. Obviamente, estamos muito distantes dessa situação, visto que seu dinheiro de impostos é usado para pagar indenizações para famílias de estupradores.

Porque preencher corretamente a DIRPF?


Por mais que eu tenha certeza de que imposto é roubo, acho sensato preencher corretamente a declaração de imposto de renda. Não tente truques manjados, como declarar dependentes falsos, gastos de saúde inexistentes, pagamento de faculdade imaginária, etc. Como eu disse anteriormente, a Receita vai ferrar sua vida se você tentar se defender desse roubo com esses truques manjados.

A receita faz um cruzamento de dados e qualquer dedução aplicada no seu imposto deve estar espelhada nas declarações das contrapartes. Ou seja, se você declarou uma despesa médica, seu médico deverá também ter declarado essa despesa. Não adianta você tentar chegar em um acordo camarada do tipo: crie um pagamento para eu deduzir meu imposto, porque o médico vai pagar imposto sobre esse pagamento.

A declaração é como uma prova em concurso, você deve saber o que o avaliador quer para passar. A Receita tem acesso instantâneo às declarações de rendimentos do trabalho e instituições financeiras, por isso você deve espelhar essas declarações. Depois atente-se à parte de bens e direitos. Não colocar um bem poderá causar um prejuízo grande quando esse bem for vendido e você não tiver como informar de onde ele apareceu na sua declaração.

Tenho muita admiração pelo Uorrem que teve a gigantesca paciência de produzir um guia completíssimo de IRPF nas postagens do Abacus Liquid. Sempre que eu tenho alguma dúvida procuro o post corresponde para tirá-la e recomendo utilizá-lo para que a chance da Receita te encher o saco diminua.

O governo tenta usar a tecnologia para ampliar cada vez mais seu poder sobre todo o aspecto de vida dos cidadãos. Venturosamente, no Brasil nem todas as leis são seguidas, porque se fossem estaríamos em uma situação semelhante a da Nigéria. Por sorte, a economia informal mantém-se girando Tax Free, a utilização de criptomoedas, futuramente, também pode ampliar o leque de produtos e serviços Tax Free.

Comentários

  1. Tornei-me isento ano passado, a não ser pelo apto que vendi. Vou pagar a darf desde a data que recebi o dinheiro, em janeiro, e não ano passado. Isso tem potencial pra dar merda, mas pelo menos uma merda pequena. O contador que faz pra meus familiares disse que não tem problema.
    Imposto é roubo e esse governo é um lixo. Daria uma contribuição pra casa imperial e ao EB apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a lei da imigração vai destruir completamente o Brasil. Os imigrantes vão quebrar o estado e a fome por impostos vai aumentar até nos tomarem tudo.

      Excluir
    2. Salve, CF! Também faria estas mesmas contribuições, em minha opinião o melhor sistema de governo para o Brasil seria a Monarquia Tradicional, com Poder Moderador.

      Quanto ao seu imposto "devido" não acredito ser provável que a Receita lhe chame, mas esses burocratas estão aprimorando cada vez mais os seus sistemas de vigilância da vida privada.

      Abraços!

      Excluir
    3. Essa lei de imigração foi um grande crime contra o povo brasileiro. A chance que temos é que a imigração continue pequena e que o povo comece a reagir contra os imigrantes baderneiros. Com certeza essa lei foi armação do Lobby de ONGs e instituições globalistas do George Soros e Cia.

      Excluir
  2. Também perdi em torno de 10-12h para fazer a DIRPF, realmente revoltante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Gttrajano! Tempo que poderia ser usado em atividades úteis, sendo usado para aumentar o banco de dados do governo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Definitivamente Imposto é roubo.

    Pra quem tem certificado digital, ao acessar o e-Cac da Receita Federal, é disponibilizada declaração pré-preenchida com as informações das contrapartes.

    Só tive que completar os dados dos dividendos e juros de capital próprio

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Aportador! Não sabia que havia essa opção, iria perder um pouco menos de tempo, mas o que toma mais tempo é o cálculo dos preços médios e os dados de dividendos e JSCP. Vou tentar usá-la na próxima.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Aportador, também não sabia dessa opção. Qual menu do e-cac você conseguiu ver essa informação​? Abraço

      Excluir
  4. Cara... Das coisas que você falou algumas concirdo... Mas prisão por dívidas é vetado na CF/88 não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prisão por dívidas privadas é vetado, mas você pode ser preso por "sonegação".

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário