A Crise do Brasil não é majoritariamente de Saúde, mas Política.

No mundo estamos vivendo quatro crises ao mesmo tempo. Uma crise de saúde e três crises que se originam dela: a crise geopolítica, a crise política e a crise do petróleo. O somatório dessas quatro crises formam a crise econômica atual.

O título do artigo é impactante, obviamente há um problema de saúde pela transmissão do Novo Coronavírus de Wuhan, mas o Comunavírus e o Coronazismo dos governadores Ditadória e Auchwitzel são muito mais preocupantes.

Sempre há mortes por doenças, acidentes e violência na humanidade. Devemos ficar em casa até vencermos a morte? Não tem como. O Brasil tem cerca de 130 mortes diárias por homicídio e 200 mortes diárias por acidentes de carro. Vamos  agora proibir os carros? Também, obviamente, entendo que os acidentes de carro não são contagiosos, mas é a decisão certa quebrar a economia popular e o Real por causa de uma crise de saúde de proporção pequena?

Por vários fatores os óbitos de Coronavírus no Brasil estão sendo muito menores do que o previsto no Brasil. Acho importante a vacinação BCG mandatória no Brasil, o clima quente e a adoção do Protocolo Prevent Senior em parte dos hospitais (infelizmente, por teimosia, não é aplicado no SUS em todos os hospitais privados). Ainda estamos sofrendo muito pela mentirinha dos "especialistas" em saúde que diziam para não utilizar máscaras em público. Se a contaminação é por vias aéreas, o que adianta ficar enchendo a mão de álcool e depois ir ao supermercado sem máscara?
Seria muito mais inteligente ao invés de ficar com a semi-quarentena "Fique em Casa", dos lacradores que ficam assistindo Netflix enquanto pedem suas refeições pelo iFood, reabrir o comércio e a economia em geral com máscaras respiratórias e medidas profiláticas. Quarentena só adiantaria se fosse total, todo mundo em casa comendo atum enlatado e supermercado fechado por dois meses. Obviamente, não tem como fazer isso.

O mais provável é que a epidemia acabe quando grande parte da população se imunizar, portanto não adianta ficar meses em quarentena, porque não vamos conseguir identificar e tratar todo infectado para reabrirmos a economia sem medidas profiláticas e como se nada tivesse acontecido. Pelo o que estou estudando, grande parte da população já entrou em contato com o agente contaminante e já se imunizou, a maioria dos casos é assintomático e consegue desenvolver imunidade sem apresentar sintomas.

Vou mostrar como estou correto na maioria dessas premissas pelas minhas operações no mercado financeiro. Enquanto o midiático Átila Lamarino coloca previsões doidas de duração de quarentena até 2022, eu comprei toda minha RF (excetuando reserva de emergência) em ações (média de 75k pontos do IBOV). Se ele mesmo confiasse nos estudos que ele cita, deveria entrar vendido no mercado financeiro, mas sei que ele não fará isso porque só quer atenção da mídia lixo.

Crise Política

A principal crise do Brasil agora é política. Por isso que o IBOV recuperou muito menos que o SP500, mesmo que os EUA tenham sido muito mais impactados que o Brasil na crise de saúde. Os governadores canalhas de alguns estados fizeram decretos autoritários e quebram a economia popular de seus estados. Isso vai custar muito caro para o Ditadória, vale lembrar que quem o elegeu foi o interior do estado, que ele sufoca com medidas de quarentena absurdas mesmo com pouquíssimos casos na maioria das regiões do interior do estado.

Em abril Ditadória gastou milhões em hospitais de campanha superfaturados que podem nem ser usados e até mesmo em radares sem licitação. Dória tornou-se a encarnação de Odorico Paraguaçu do bem-amado. Como não tem gente doente suficiente para ocupar seus hospitais de campanha, ele torce para que os tratamentos não funcionem e mais gente fique doente.

Prevejo aqui o fim da breve carreira política do Ditadória. Não se elege mais para nenhum cargo em 2022. Bruno Covas também. Qual é a ideia desse cara com câncer circulando na cidade inteira sem máscara e mandando o povo ficar em casa?
O gordão do Rodrigo Maia é outro canalha. Aprova medidas ultrainflacionárias para dar mais dinheiro aos estados enquanto eles prolongam a quarentena doida, enquanto não há economia alguma de gastos no poder legislativo. Isso tudo é péssimo para o país, muita gente já percebeu quem está querendo ganhar capital político com o caos.

Ainda dá para discorrer muito sobre a crise geopolítica e crise do petróleo, mas vou encerrar por aqui.

Sobre o mercado financeiro, acho que as ações ainda vão subir bastante em relação aos preços de quando escrevo esse artigo (79K). No final, a história vai punir os governadores de bosta que vão deixar a economia de seus estados fechada por mais algumas semanas e eles terão que voltar atrás. O pior serão os estragos para as contas públicas, inflação deve subir e o Real continuará desvalorizado por causa de uma crise de saúde pequena.

ALEA IACTA EST

Comentários

  1. Numa boa, sem querer desrespeitar seu espaço, mas .... as idéias do bolsolnaro só são seguidas por nicaraguá, bielorussia e turcomenistão.
    Olha o nível dessas porcarias.
    Eu sinceramente prefiro ficar com a maioria dos países, que se apoia na ciência.
    Aliás, vários foram obrigados a voltar atrás, em ser contrários ao isolamento, como os poderosos EUA e Reino Unido. Vexame total, mas fizeram o certo. Melhor reconhecer o erro, do que insistir na burrada.

    E antes pobre, do que morto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciência da OMS comandada por um africano que escondeu crises de saúde em seu país de origem e defende a China? Ou você não sabe o que está acontecendo no mundo ou, como diz Bolsonaro, você é um canalha.

      Excluir
    2. onde no meu comentário está escrito OMS? aguardo a resposta gado!

      Excluir
    3. Pode criticar à vontade, desde que não seja com apelações. O espaço dos comentários é público.

      Não há consenso científico sobre o COVID-19. A "ciência" da OMS disse em 14 de janeiro que não havia transmissão de humanos para humanos e errou muitas outras vezes depois disso. Você não citou a "Ciência da OMS" no seu comentário, mas citou a "Ciência como Verdade Universal", que não existe para o COVID-19.

      A Itália com quarentena total há mais de um mês está tendo mais de 400 óbitos por dia e milhares de novos contágios. Taiwan sem quarentena, mas com uso obrigatório de máscaras controlou a epidemia. Na República Tcheca utilizaram a mesma política e os resultados estão sendo bons. Aliás, até nos países ditos como porcarias por você, por não adotarem quarentena total, os resultados estão muito melhores do que nos países da quarentena total.

      A equação não é simples, mas qual não há consenso científico que a quarentena total seria melhor que a adoção de medidas profiláticas.

      Abraços!

      Excluir
  2. O mercado americano só está subindo por conta da massiva intervenção estatal do FED e tenho dúvidas se a intervenção do BC funcionará para segurar o preço dos ativos no Brasil. + Desemprego, - investimento das empresas, - consumo das famílias, + da divida publica e privada, - Dividendos, -investimento estrangeiro, - PIB mundial (no Brasil, voltaremos ao PIB de duas décadas atrás?), ausência de liderança política no Brasil (Presidente é um zero a esquerda) e etc. Nao vejo pq a Bolsa subir. Até o final do ano, meu cenário base é: Bolsa em queda, dólar em alta (eleição nos EUA, depois cai com impressão massiva de dólares como já ocorreu no passado) e juros em queda (na tentativa de aquecer a economia). Obviamente me mantenho atento, se algo mudar mudo minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa equação também é muito complicada de entender, não tem como chegar a um nível de certeza absoluta. O mercado dos EUA subiu mesmo por causa da impressão de dólares do FED e pacotes de estímulos e inundou os mercados globais com liquidez, porque os juros estão muito baixos. No Brasil não é possível fazer o mesmo sem gerar muita inflação, por conta do real ser uma moeda fraca.

      Minha hipótese da bolsa brasileira recuperar forte baseia-se na reabertura da economia e recuperação de preços das ações pelo mesmo motivo dos EUA, juros muito baixos aqui. A bolsa brasileira caiu muito em dólar, eu acredito que o dólar permanece por volta dos 5 reais e a bolsa recupera, corrigindo grande parte da queda em dólar.

      Abraços!

      Excluir
  3. Não concordo com o seu posicionamento, e vou explicar o porquê. A questão central nessa epidemia do coronavírus não se trata de mortalidade, ou do fato que na maioria dos casos apenas pessoas mais velhas e com comorbidades é que vão morrer. Essa questão está relacionada à saturação do sistema de saúdade. Se você infecta um enorme número de pessoas ao mesmo tempo (centenas de milhares ou milhões, por exemplo), você simplesmente não tem um sistema de saúde para comportar isso.

    "Ah, mas só 5% dos infectados precisam de leitos de hospita!" Tudo bem. Quanto é 5% de 500 mil pessoasl? E 5% de 1 milhão de pessoas?

    Então você satura todo o sistema de saúde com pessoas por causa do coronavírus. Como que você faz com as centenas de pessoas que todos os dias precisam de um leito por conta de traumas com acidentes de trânsito? E os que sofreram um infarto/AVC?

    Essa é basicamente a questão problemática dessa pandemia. Se você colapsa o sistema de saúde, você também vai levar a economia embora, pois um país em que a saúde está destruída, não anda economicamente.

    Mas entendo que não há uma solução simples pra esse problema. Todos vamos sofrer, pessoas vão morrer e a economia vai parar. Só cabe a nós tentar lidar com tudo isso da melhor maneira possível.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Eu não concordo com esse cálculo, porque acredito que o número de pessoas contagiadas que precisarão de internação é muito menor que 5%.

      Este estudo da Califórnia mostra que muitas pessoas nem sabiam que já possuiam imunidade ao COVID-19. https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.14.20062463v1

      Acredito que no Brasil já possamos ter mais de um milhão de pessoas imunizadas que deixam de ser um vetor de transmissão para o vírus.

      E, também, pelas ações dos países que lograram êxito no combate à epidemia, parece ser muito mais inteligente adotar medidas profiláticas e utilização compulsória de máscaras respiratórias do que o Lockdown total.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá, Marcelo!

      O número que fale foi bem aleatório. Pode ser, sim, que o percentual de pessoas que precisem de um leito em hospital em decorrência do víru seja menor que esse. A questão que enxergo é que, como essa é uma doença altamente contagiosa, dissemina-la para milhões de pessoas em um curto espaço de tempo iria, inevitavelmente, criar um caos (ainda pior) em nosso sistema de saúde, o que acredito que todo mundo concorde que seria calamitoso.

      Eu, particularmente estou de quarentena, trabalhando de casa e evitando ao máximo sair, e tenho total consciência de que tem gente que não possui essa possibilidade.

      De qualquer forma desejo que tudo isso acabe logo para que os danos sejam minimizados.

      Abraço!

      Excluir
  4. Essa crise está mostrando o quanto a dita "comunidade científica" é dogmática. Quando se fala em ciência, a maioria das pessoas ainda pensa num velhinho de jaleco branco numa mesa cheia de tubos de ensaio e beckers que do nada grita "Eureka!" e trás uma resposta absoluta para um problema aparentemente insolúvel... ciência não é assim, é fruto de questionamentos, hipóteses, teses e antíteses. Conversando com pessoas que conheço que são da área de saúde, constato com tristeza que se formaram como meros leitores de manuais, nunca ousando questionar nada, a criatividade completamente abafada, muitos nem conseguem realmente entender o que estão lendo em seus manuais de receitar remédios, e vejo como que no mundo "científico" o network é ainda mais importante do que no mundo corporativo... Por esse é outros motivos sou cético a tudo o que venha da OMS e de "cientistas" de palco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Mago! Penso o mesmo. Essa crise me fez lembrar as pessoas incompetentes e desonestas que existem na área de saúde... como o secretário de saúde do Estado de São Paulo que não revela o tratamento que usou para se curar e cuja receita é hackeada...

      Eu já ministrei aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. Na primeira aula da disciplina sempre é contada a história do "velhinho de jaleco branco", bem como são discutidas a "opinião científica" e a "neutralidade científica". É conhecimento básico saber que a ciência é construída aos poucos e não dá para invocar "A CIÊNCIA ABSOLUTA" para discutir a epidemiologia de um vírus descoberto no final de 2019.

      Abraços!

      Excluir
  5. O Brasil não tem até aqui o índice de mortes lá de fora, me parece que seguirá assim.

    Se a saúde fosse o foco do nosso problema, o senado e câmara teriam acabado com o fundo partidário e usado na saúde. Ao invés de estádios, de copa do mundo furreca e corrupta, teríamos mais hospitais e respiradores. Mandetta deixou de ser ministro e virou pré-candidato à luz do dia. Usava de palanque suas aparições públicas, depois de um certo tempo.

    Economia também é saúde. As duas andam de mãos dadas, sem uma não existe a outra. Só imbecis não enxergam isso. Tem que ter um ponto de equilíbrio entre cuidar e trabalhar, esse isolamento total foi absurdo, quebrou o país. E a conta vai pra quem? Pro governo FEDERAL!

    Os governadores, os mesmos que exigiram isolamento, vão agora tentar asfixiar o governo jogando a população contra ele: “não temos dinheiro, o governo federal precisa mandar mais verbas ou o povo morre!” - esse já é o discurso dos canalhas.

    Temos 200 mortos todos os meses de TUBERCULOSE no Brasil, 60 mil assassinatos por ano, mais outros 60 mil mortos no trânsito, mas ninguém fala porra nenhuma. Por quê??? Hipocrisia, como se os mortos pelo vírus (os reais, todo mundo agora que morreu é COVID-19) fossem mais importantes.

    Morrem por ano, em média, nos Estados Unidos, 45 mil pessoas de influenza, com 80 mil mortes em 2018. Vocês souberam disso? Não? Por quê ? Pesquisem!

    O diabo é feio, mas não do tamanho que pintam. Concordo plenamente com seu post. Politizaram a questão, como vem politizando tudo: Marieli (amiga de traficante), Amazônia, óleo no mar, etc...

    O foco atual é um só: derrubar o governo. Vão quebrar a cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Heavy Metal. Os governadores e parlamentares chantagistas vão se ferrar nisso. Acharam que seria o palanque eleitoral deles e iriam lucrar com o caos e a volta do "presidencialismo de coalizão. Vão se ferrar nas urnas e na próxima operação da PF quando forem investigadas as fraudes das contratações sem licitação.

      Depois que saiu a capa da The Economist esculachando o Bolsonaro, tenho certeza que ele se reelege. Tudo que sai na capa dessa revista, acontece ao inverso. Se já tivesse descoberto isso antes, já seria bilionário.

      Abraços!

      Excluir
    2. EUA em dois meses já tem quase 50 mil mortos por corona. Acho q será bem mais q 80 mil em um ano.

      Excluir
    3. HM, o Moro tbm quer derrubar o MICO? kkkkk

      Excluir
    4. Essa do Moro foi foda... pqp, quando a gente acha que vai dar certo aparece uma surpresinha do nada. País Kinder Ovo.

      Excluir
  6. Algum Controle tem que ser feito mais não coercivamente, acredito que a informações deveria ser amplamente divulgadas como boletim de hora em hora , e ter um mapa dos municípios com casos gerando uma "mancha de calor"as pessoas vendo isso entrariam em contenção o brasil é muito grande o que serve pra uma cidade não serve pra outra empresas são muito diferentes o que serve pra uma não serve pra outra.Tem um caso num bairro recomenda quarentena naquele bairro específico 14 dias pq pelo jeito trancando o povo em casa cedo só gera revolta ai si o povo vai pra rua no pior momento sem trabalho. Acho que a crise econômica matará mais o vírus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com isso. Não tem nenhuma razão fechar o comércio de cidades pequenas com menos de 10 mil habitantes e nenhum caso suspeito. De qualquer jeito, seria melhor deixar o comércio aberto em todas as cidades, mas com medidas profiláticas.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário