Fechamento: Agosto Anno 2017 - Barbarossa

Mais um fechamento excelente e caminho encurtado para a IF. Consegui boas rentabilidades nas minhas três carteiras em agosto: na carteira Brasil, a maioria das ações subiu, bem como meus FIIs continuaram se apreciando; a carteira USA também ficou positiva, com destaque para o Sberbank que subiu cerca de 15% no mês, e a carteira de criptomoedas foi o grande destaque: o bitcoin, o litecoin e a DASH valorizaram exponencialmente em agosto.
Rentabilidade da carteira Brasil: +5,86%
Rentabilidade da carteira USA: +3,90%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: +86,88%!

Rentabilidade Total: +11,18%!
Rentabilidade Anual: +47,33%!!!

Dólar mensal: +0,97%
IBOV mensal: +7,46%
IBOV anual: +17,61%
Como sempre digo, boa parte dessa rentabilidade foi sorte e uma parte menor foi por causa da minha habilidade de navegação nos mercados financeiros. Basicamente, três operações renderam mais de metade do meu lucro no ano: hold de Unipar iniciado em 2013, hold de PQDP11 iniciado em 2014 e hold de bitcoin iniciado em 2015. Perdi de colher nos investimentos que falharam e ganhei aos baldes nos investimentos vitoriosos, porém foi necessário um tempo de alguns anos até que os investimentos vitoriosos maturassem.

Recebi a primeira parcela do mega dividendo da Unipar, que investi nas ações das companhias supracitadas nas mudanças de carteira, aliás, a Unipar reportou um excelente fechamento trimestral e os controladores finalmente tomaram uma derrota desonrosa na OPA. Vendi EZTC3 por causa da minha desconfiança com a situação econômica brasileira explicada aqui.

Felizmente consegui recuperar minhas Bitcoin Cash, demorei 14 dias para recebê-las porque cometi O GRAVÍSSIMO ERRO DE DEIXAR CRIPTOMOEDA NA EXCHANGE. Ainda bem que deixei na Poloniex e não na Foxbit ou Mercado Bitcoin, quem deixou nessas duas está de mãos abanando até agora, deixou de ganhar um valor equivalente a mais de 10% do valor das Bitcoins em carteira. Não duvido que os sócios gordinhos da Foxbit estão acendendo um Monte Cristo No. 2 com as Bitcoins Cash não pagas dos clientes. Vendi minhas Bitcoin Cash porque não vi tanto valor no ativo e troquei por Dash, no começo do mês fiquei até um pouco preocupado se o B. Cash substituiria o Bitcoin, mas pelos meus estudos, a implementação da Lightning Network no Bitcoin fará as transações mais rápidas e menos custosas, melhorando a rede como um todo.

Estou planejando aproveitar o real que continua sobrevalorizado em setembro e fazer uma remessa, aproveitando para aumentar minha posição no Sberbank, também planejo aumentar minhas reservas em RF de alta liquidez porque vejo que as oportunidades em RV brasileira estão se esgotando, dessa maneira, quando e se o mercado cair, terei uma reserva financeira pronta para aproveitar as "promoções".
As mudanças na carteira foram:

-Aumento de posição em JBS -JBSS3-Aumento de posição em Porto Seguro - PSSA3
-Aumento de posição em Bradesco - BBDC4
-Início de posição em BB Seguridade - BBSE3
-Venda total de Eztec - EZTC3
-Compra de Bitcoin
-Venda de Bitcoin Cash (BCH)
-Compra de DASH

Abraços!

Comentários

  1. Parabéns pela excelente rentabilidade. É de fazer inveja até em W.B.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Cowboy! O grande trunfo do W.B. foi manter uma rentabilidade média de quase 30% por 30 anos, em alguns anos ele conseguiu 100%, em outros ficou negativo. Agora só faltam mais 29 anos de boas rentabilidades para que eu seja o próximo W.B. huahuahua.

      Abraços!

      Excluir
  2. Pô 86% em um ativo, 11% a.am. realmente isso não é pra qualquer um. sucesso ai na jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Maromba! Acho que a partir de agora as criptomoedas tendem a se estabilizar e os rendimentos tendem a ser mais modestos, porém não acredito em queda a longo prazo.

      Abraços!

      Excluir
  3. P.S.: O Mercado Bitcoin pagou as Bitcoin Cash aos usuários.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Marcelo! Que rentabilidade hein amigo? parabéns!

    E essa moeda DASH, não conhecia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Inglês! A Dash é um bitcoin melhorado, com transações mais baratas rápidas e a possibilidade de mixar endereços de carteiras para garantir o anonimato, além disso também tem governança.

      Abraços!

      Excluir
  5. Barbarossa,

    Show de bola! Como você comprou BTC? Estou estudando o assunto agora e estou pesquisando uma maneira de comprar e fazer um plano em algum lugar pra deixar minerando. Estive olhando a HasNest.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Comprei na Foxbit mesmo e depois do susto tive a precaução de transferir tudo para Wallet própria. Tome cuidado com propostas de mineração em nuvem, na minha opinião todas só existem para mascarar esquemas de pirâmide, porque seria muito mais rentável para o minerador contratar um empréstimo bancário para montar a "oficina de mineração".

      Abraços!

      Excluir
  6. Parabéns, e o Dash vou olhar com carinho, estava de olho no Ripple(xrp), mas como você disse acima, está meio que estabilizado o negócio

    ResponderExcluir

Postar um comentário