Fechamento: Julho Anno 2017 - Barbarossa

A rentabilidade da minha carteira Brasil decolou em julho, principalmente por causa da Unipar PNA que subiu 27,39% no período. A queda do dólar impactou negativamente minhas duas carteiras dolarizadas: a carteira de Criptomoedas e a carteira USA, porém a valorização do BTC ainda deixou a rentabilidade das criptomoedas muito boa.
Rentabilidade da carteira Brasil: +10,30%
Rentabilidade da carteira USA: -3,84%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: +9,76%

Rentabilidade Total: +9,01%
Rentabilidade Anual: +32,22%!
Dólar mensal: -5,87%
IBOV mensal: +4,80%
IBOV anual: +9,45%

Não sou mágico, mentiroso e nem ultra especialista. Operei minhas convicções fundamentalistas no mercado e consegui um rendimento muito bom no corrente ano, mas é praticamente impossível que eu consiga replicar esse rendimento daqui em diante. Coloco, também, uma boa parcela de influência da FORTVNA no meu rendimento, nem tudo isso foi devido às minhas habilidades.

A Unipar foi a grande responsável pela enorme rentabilidade da minha carteira nesse mês, a OPA foi praticamente sepultada após o adiamento e a empresa distribuiu 40% do valor da ação em dividendos. Apesar de eu preferir que o dinheiro dos dividendos permanecesse na empresa, esse pagamento de dividendos extraordinário mostrou o valor que a empresa tem como geradora de caixa. No final do mês, a Unipar ainda noticiou que colocou sua participação de 17,8% na Tecsis a venda, o que gera mais valor ainda para a empresa. Pois é, Unipar passou de vilã do último fechamento para heroína salvadora do fechamento atual. Não colocava os dividendos a receber no cálculo do patrimônio para tornar o cálculo mais simples, mas excepcionalmente calculei com o dividendo a receber da Unipar.
O sentimento de ver a OPA da Unipar fracassando
Outras menções honrosas foram PQDP11, que é minha maior posição e valorizou quase 10% no mês; Grazziotin, que subiu bastante após o resultado, e a JBS que recuperou as minhas perdas e voltou para o meu preço de breakeven. Espero pelos próximos resultados da JBS, acho que ela vai se recuperar antes do que se espera e a maior parte dos últimos acontecimentos foi pura histeria.

Também aproveitei o mês para fazer a troca de Itaúsa PN por Itaúsa ON. As duas pagam o mesmo dividendos, mas Itaúsa ON está um pouco mais barata, portanto é matematicamente mais vantajoso possuir ITSA3.

Ainda estou pagando as pesadas taxas da Remessa Online, apesar do serviço deles ser bom, toda vez que eu transfiro para os EUA já perco cerca de 2% do aporte na mão deles, então sempre que eu aporto, minha rentabilidade é impactada. Por causa da desvalorização do dólar, a minha rentabilidade da carteira USA, que foi positiva em dólares, tornou-se negativa em reais. Esse último aporte nos EUA foi inteiro para o ADR do Sberbank, o maior banco da Rússia.
As mudanças na carteira foram:

-Venda total de posição em Itaúsa - ITSA4
-Início de posição em Itaúsa - ITSA3
-Aumento de posição em Unipar - UNIP5
-Início de posição em Sberbank - SBRCY
-Compra de Bitcoin
-Compra de DASH

Abraços!

Comentários

  1. Olá MB,

    Parabéns pela carteira. Essa rentabilidade está excelente. Virou discípulo de W. Buffett. Eu tenho ITSA3, além de ser ON, também tem o mesmo dividendo (como você descreveu) e está mais "barata" do que a PN. Vi isso quando estava analisando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Cowboy! Acabei me descuidando de analisar as classes de ações de Itaúsa quando a analisei e acabei comprando a mais líquida mesmo, de qualquer jeito, erro consertado. Vou virar verdadeiramente discípulo de W. Buffet se conseguir 28% de rentabilidade média por 30 anos. huahuahua

      Abraços!

      Excluir
  2. Interessante acompanhar as variações mensais na sua carteira, neste ano de sucesso

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, DIeL! Se fosse sempre azul e com alta rentabilidade daria gosto de ver. Ainda tem muito espaço para surpresas até o final do ano.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fico feliz pelo seu assombroso resultado, Marcelo. Sua carteira realmente está surpreendendo.

    Acho que talvez seria interessante, após essa rodada de balanços, analisar os indicadores macro (atrelados ao preço) da sua carteira, talvez possa ser a hora de rebalanceá-la. Estou dando a sugestão, mas eu mesmo tenho adiado esta análise da minha desde o início do ano, rs.

    E o curso, sai quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pretenso Milionário! Estou fazendo esse acompanhamento conforme saem os balanços, até agora não vejo nada que valha a pena ser vendido. Evito fazer vendas por causa do imposto, além de ser detestável pagá-lo, ainda dá um mega trabalho e perda de tempo na hora de fazer a declaração do próximo ano. Só vou deixar de alocar onde já estiver caro. PQDP11 é um exemplo, no momento não estou alocando mais nada nele, mas também não venderei.

      Ainda tenho muito que aprender para dar curso, talvez um livro daqui uns dez anos. (huahuahua)

      Abraços!

      Excluir
  4. MB, os valores do IBOV não estão atualizados. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, esqueci de atualizar. Vou modificar. Obrigado pelo aviso.

      Excluir
  5. Parabéns Barbarossa. Realmente Unipar surpreendeu todos (de forma positiva). Eu lembro quando era um mico negociado a centavos antes do grupamento, que só dava preju e olha agora que evolução. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Finansfera! Consegui comprar bastante na faixa de 0,45 a 0,50 centavos. Pena que não estudei a empresa quando estava na faixa de 0,25 centavos, aí seria melhor ainda. Depois que a Unipar comprou 100% da Carbocloro, as condições financeiras da empresa melhoraram muito, foi depois disso que eu resolvi comprar.

      Abraços!

      Excluir
  6. Olá Marcelo!

    Parabéns cara! Conseguiu uma bela de uma rentabilidade hein!

    Keep it going!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Que é isso hein Barba!

    Rentabilidade monstra!

    Se me falassem que é possível ganhar 9% a.m eu diria que é pirâmide kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Senhor Ministro, ganhei até mesmo dos especialistas inexistentes da Alcateia Investimentos que operam day-trade secretamente e sem precisar utilizar qualquer instituição financeira. (huahuahua)

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário