Fechamento: maio 2017 Carnegie


Fala doutores da blogosfera!

Hoje estou postando o fechamento financeiro do mês de maio. 
Consegui uma rentabilidade de cerca de 1%, vinculado, principalmente aos investimentos em renda fixa e FII.

IBOV últimos 30 dias: -5,04%
IFIX últimos 30 dias: + 0,78%
Poupança: 0,52% a.m
Rentabilidade mensal: 1,02%
Rentabilidade da carteira: 8,19%



Fiquei com rentabilidade acima do IBOV e do IFIX, não tendo prejuízo apesar da condição de queda acentuada da bolsa no final de maio. Como dizem, compre quando todos estão vendendo e venda quando todos estão comprando, apesar disso, não tinha caixa pra aproveitar o momento de barganha momentânea na bolsa, motivadas por uma notícia (áudio do Presidente Temer). Pouco depois, houve uma recuperação razoável da bolsa, em virtude dos preços estarem bastante subavaliados naquele momento. Inclusive ações perdendo 50% em 1 dia, e o caso da JBS perdendo cerca de 30 % no período.

Não tem como adivinhar os famosos cisnes negros, por isso que um pouco de estratégia que encontra a melhor oportunidade acaba sendo bastante interessante para pescar momentos como esse.

Aproveitei para comprar um pouco mais de ações do Banco do Brasil, permanecendo numa pequena desvantagem técnica no preço médio após o Circuit Breaker, já que estava com um lucro de mais de 7% com relação a minha primeira compra no mês de abril e início de maio.



Compra de JBS após as delações, em virtude de acreditar numa melhora a longo prazo da empresa e, pelo pagamento da multa ser responsabilizada pelo grupo controlador. Agora vamos observar como a empresa irá reagir a enxurrada de críticas, boicotes, etc.

Compra de JSRE e XPGA (atualmente MXRF), ambos fundos de investimento imobiliário em papel. Aos poucos, vou saindo da posição em renda fixa, em virtude da queda da SELIC e entrando, cada vez mais, em ações.

Livros lidos no mês: O Jeito Peter Lynch de Investir - Recomendado

Frase da semana, retirado do livro Sonhe Grande (que trata da construção do império de  Jorge Paulo Lemann):

"Todas as pessoas que eu já vi que se preocupavam com centavos nunca fizeram nada grande"

grande abraço a todos e bons investimentos.


Comentários

Postar um comentário