Comentários: JBS 1T17

JBS - JBSS3:

A intenção inicial desse post era discutir o último resultado da JBS, mas é impossível embasar qualquer opinião sobre a empresa e desconsiderar os eventos políticos e judiciais pelos quais a empresa passa ou passou.

O Último Resultado:


O último resultado da JBS foi muito bom, a empresa conseguiu um lucro de 422M, mesmo com o dólar desvalorizado e com os impactos da Operação Carne Fraca, que provocou fechamento temporário de frigoríficos e férias coletivas, ainda que a JBS não tenha apresentado nenhuma irregularidade grave.
A BRF, concorrente da JBS, mesmo focando em produtos de maior valor agregado, postou prejuízo de 281M no mesmo período.

A dívida líquida da JBS é grande, mas não é um problema, porque 92,2% dela está em dólares e o custo médio da dívida em dólares é de apenas 5,11% ao ano. A dívida com o BNDES é de apenas 0,1% atualmente. A relação dívida líquida/EBITDA é de 4,2, o que é aceitável por causa do baixo custo da dívida.


A empresa continua a trajetória expansionista, agora somente utilizando a própria geração de caixa, em janeiro comprou a GNP, uma produtora de frangos nos EUA.

Importante ressaltar que 80% do faturamento da JBS é proveniente de atividades internacionais, a empresa se tornou o maior grupo de proteínas global e as atividades no Brasil já não são tão determinantes no resultado.

Problemas Políticos/Judiciais


Como eu disse, não dá para falar nada sobre a JBS sem tentar entender o que se passa por trás dos bastidores e tomar conhecimento de Joesley Safadão o anti-herói brasileiro:
Não considero o Joesley e o Wesley como vilões, mas sim como anti-heróis. O anti-herói tem vários defeitos morais, mas, no final, ele faz alguma coisa boa, acho que essa é a melhor descrição dos dois irmãos. Ao fazer o acordo de delação premiada, Joesley enfureceu muita gente porque mostrou ao mundo a corrupção dos políticos.

A JBS cresceu com corrupção (caixa 2) e Lobbys políticos? Sim, mas essa era a regra do jogo há dez anos atrás, infelizmente é impossível crescer muito em um setor como esse sem um lobby no governo, os participantes do mercado sofrem pressões para entrarem em lobbys. Não dá para saber ainda o tamanho do caixa 2 da JBS, a maior parte das doações foram legais e o dinheiro do caixa 2 mostrado até agora partiu da empresa controladora ou dos próprios controladores.
Destaco que a corrupção tem um viés positivo, quando alguém fala: "imagine um Brasil sem corrupção", eu logo imagino uma distopia em que o Lula seria o líder máximo e todo o povo escravizado. Esta visão é exagerada, não nego, mas o fator positivo da corrupção é que ela enfraquece a autoridade governamental, se o PT nunca tivesse praticado corrupção, o Brasil seria eternamente petista. Da mesma forma, a corrupção enfraqueceu a autoridade estatal mais uma vez, apesar do ímpeto da mídia em querer colocar o Joesley na cruz, foi o Temer que aceitou sua visita secreta ao Palácio do Jaburu.

Apesar do financiamento abundante do BNDES a juros baixos, por conta da política dos campeões nacionais do presidente Mula, a JBS foi a ÚNICA empresa que deu certo, a maioria, como a Sete Brasil, foi um ralo de dinheiro público e o BNDES assumiu um grande prejuízo. Na JBS, o BNDES conseguiu ter lucro, porque as dívidas não foram calotadas e ele terminou com uma participação acionária grande.

A JBS continuou crescendo no exterior, mesmo sem os empréstimos do BNDES que impulsionaram a empresa no começo, isso mostra que a empresa tem uma administração operacional, no mínimo, decente.

Quais são os Impactos?


Os impactos para a JBS estão longe de serem estimados, porque quase todo o dinheiro de caixa 2 foi noticiado como sendo da J&F, a controladora, ou do próprio dinheiro dos irmãos (ambos não saem do caixa da empresa).
A controladora negociará uma delação premiada e pagará uma multa pelas atividades criminosas dos últimos anos.

O maior risco para a JBS seria se o caso da compra do frigorífico Bertin fosse desenterrado. Essa negociação ocorreu antes da empresa abrir capital, e tudo indica, que em um acordo de compadres, os controladores da JBS sobre avaliaram o Bertin para diluir o BNDES e depois compraram com desconto a parte societária resultante da compra da família Bertin na JBS. Depois disso apareceu uma Holding sediada em Delaware com acionistas misteriosos que detêm cerca de 6% da empresa.

Conclusão


Se a JBS não tivesse nenhum problema político/judicial, ela estaria sendo negociada a preço de banana. O preço atual reflete a expectativa que a empresa terá que pagar pesadas multas e terá dificuldade em refinanciar a dívida. Eu, particularmente, acredito que o mercado está sendo pessimista demais, sou acionista da JBS há anos e continuarei sendo enquanto os resultados forem favoráveis (e se ela não tiver que pagar uma multa que inviabilize a empresa). Obviamente, não esperava que ela fosse atingida tão fortemente por essa investigação, mas não acho prudente vender ao som de canhões.

Sempre digo: cuidado com a falta de diversificação, se você é acionista da JBS ou pensa em se tornar acionista e está preocupado, deve reduzir a posição, até mesmo porque nessa empresa (na verdade em todo investimento no Brasil, em menor ou maior grau) basta uma canetada do governo para zerar o valor de suas ações.

Comentários

  1. Marcelo e Gregório,tenho 15 anos já perdi 130 reais no sportingbet,tenho 450 reais guardado,sem nenhuma qualificação,tenho um conhecimento raso sobre criptomoedas e estudos mediocre em conhecimentos gerais(Do MEC).O que faço por agora para garantir uma prosperidade no curto e longo prazo?
    Tó pensado em fazer hold de dash e ethereum,umas 10 de cada,comprado uma a cada mês com dinheiro dos meus bicos,além disso quero fazer curso tecnico no IFBA ano que vem o que acha?De umas dica para um completo fudido e pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Você está no caminho certo, porque com essa idade já está pensando em como gerenciar suas finanças. Primeiramente, eu pensaria em como me qualificar e conseguir, futuramente, um bom fluxo de capital via trabalho. Os 450 reais que você tem guardados são pouca coisa, não dá nem para diversificar. Se você achar o caso, é possível fazer um Hold de Dash e Ethereum por alguns anos e verificar se esses ativos ganham valor (verifique por você, nunca pesquisei a fundo o Ethereum).

      Minhas congratulações por você estar trabalhando e conseguindo algum dinheiro em um país cujo governo tem o objetivo de emburrecer cada vez mais a juventude no sistema de ensino. Está no caminho certíssimo.

      Ressalto mais uma vez meu primeiro aviso: procure se qualificar e busque o conhecimento fora do sistema de ensino do MEC para conseguir um trabalho decente no futuro.

      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigado, realmente é o certo eu procura me qualificar, não esquecerei o apoio de vocês

      Excluir

Postar um comentário