Autenticação 2FA - Google Authenticator

Salve, Confrades! Falarei nesse post sobre a autenticação por dois fatores (2FA) e o aplicativo Google Authenticator, que possibilita uma forma fácil de usar essa técnica para proteger suas senhas.
Qualquer senha utilizada em um serviço de internet nunca será totalmente segura por si só. Existem inúmeros meios de roubo de senhas e os mais comuns são: instalação de spywares que captam as telas de computador ou as teclas digitadas no teclado, roubo de senhas em sites não criptografados (para pessoas que usam a mesma senha para todas as contas) e exploração de vulnerabilidades em programas para conseguir as senhas.

A autenticação de dois fatores é uma forma de ampliar a segurança mandando um código que o usuário da conta terá acesso somente na hora de logar. Uma forma comum de autenticação 2FA é por código enviado por SMS para o celular do usuário.

O Google Authenticator é um aplicativo que facilita muito autenticação 2FA, porque ele gera continuadamente um código que tem 30 segundos de validade para o login, dessa forma, não é necessário aguardar o SMS ou um email.

O aplicativo garante uma segurança de contas muito alta, porque a partir de um QR Code ou de um código de caracteres, ele cria uma sequência de códigos únicos que somente você e o site que custodia sua conta possuem, logo, mesmo que um canalha descubra sua senha, ele não conseguirá acessar sua conta sem ter acesso ao seu código de autenticação.
A imagem acima é um exemplo de Google Authenticator em um smartphone, o código de 6 números que é mostrado tem validade de 30 segundos e é gerado continuadamente, o usuário só loga se colocar o mesmo código temporário que espelha o código recebido pelo site em que ele faz login.
Criei um marcador Defesa Cibernética no blog, escreverei mais sobre esse tema porque é importantíssimo proteger as contas virtuais, sendo ainda mais importante proteger as contas virtuais de finanças.

Abraços!

Comentários

  1. Ótimo post!

    Segurança na web vem ganhando cada vez mais importância. A autenticação em dois passos aumenta exponencialmente o sigilo. Uso isso em diversos serviços online.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Wannabe! É muito importante proteger as contas mais importantes com 2FA, mas muita gente desconhece e acaba ficando vulnerável.

      Abraços!

      Excluir
  2. Tens algo para falar sobre o Bitcoin? O que pensa dessa verdadeira explosão? Surfei esse onda desde os 2500, agora jaz 12000.

    Para mim é misto de sentimentos. Realizar ou seguir na linha que Bitcoin é o futuro do dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Não sei ainda se as criptomoedas serão o futuro do dinheiro, obviamente os governos e instituições globalistas odeiam a ideia de você ser seu próprio banco e de uma moeda com emissão limitada e descentralizada. Ainda tem espaço para o preço aumentar muito mais, claro que tudo pode acontecer, mas vender precipitadamente pode se configurar na situação em que você deixa de ganhar muito por causa de falta de paciência.

      Abraços!

      Excluir
    2. PQP! Mercado Bitcoin, máxima nos 14000 e mínima nos 4200.

      Zerei tudo no pânico! Larguei nos 9500, cara foi muito louco isso. Ainda saí ganhando por volta de uns 40% kkkk. Que loucura, cara, que loucura.

      Excluir
    3. Por isso que eu acho importante segurar as posições vencedoras.

      Excluir

Postar um comentário