Fechamento: Fevereiro Anno 2017 - Barbarossa

Salve, confrades! Não fiz novas postagens na última semana porque estive viajando, a partir de março tentarei definir uma frequência de postagens semanais.

Rentabilidade da carteira Brasil: +3,28%
Rentabilidade da carteira USA: -0,51%
Rentabilidade da carteira de Bitcoins: +25,30%

Rentabilidade Total: +3,64%
Rentabilidade Anual: +8,14%

IBOV mensal: +3,08% 

Fiquei levemente acima do IBOV em fevereiro, mas novamente errei nas operações com derivativos (tentei operar vendido no mini-índice).

As mudanças na carteira foram:

- Aumento de posição em EGIE3.
- Início de posição  em LMT - Lockheed Martin.
- Perda de cerca de 0,09% da carteira em operações de Hedge.

Até o dia 10 de março colocarei no ar a segunda etapa do ranking de rentabilidade.

Abraços!
 

Comentários

  1. Olá Marcelo, primeira vez que visito o seu blog. Vou passar a acompanhar. Por curiosidade, qual a intenção de se investir nos EUA? É apenas para diversificar ou por que se acredita que lá se terá mais vantagem? Abraço! Vou acompanhar!
    Maestro Investidor
    maestroinvestidor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Maestro! A principal intenção é ficar parcialmente protegido de um caos que porventura ocorra no Brasil, em caso de uma crise econômica forte, caos social, ou abrupta desvalorização da moeda essa parte da carteira estará mais protegida. A outra vantagem é poder investir não só nos EUA, mas em empresas globais.

      Abraços!

      Excluir
    2. Não havia pensado pelo lado de "empresas globais". Mesmo que os EUA não cresçam tanto, essas empresas já não depende deles. Vou pensar sobre o assunto. Abraço!

      Excluir
    3. E além da possibilidade de investir em empresas globais também é possível comprar ADRs de empresas sediadas na Europa e Japão, por exemplo. Outra vantagem é a grande disponibilidade de ETFs com as mais variadas composições de carteira. Em suma, é um mercado financeiro muito mais desenvolvido que o nosso e com opções de investimentos em todo mundo.

      Excluir
  2. Crise no Brasil é uma cada 3 anos ! Volatilidade bolsa emergente beira ao absurdo.

    Vamos nos preparando para 2018 caso ganhe um louco varrido populista, neste cenário a bolsa mergulha novamente.

    Este monte de pec não vai passar, se passar vai ser desconfigurada, ademais aquela pec do teto pode ser revogada por qualquer louco varrido que tiver apoio no congresso. Começo avistar Brasil com 100% de dívida pib nos próximos anos.

    O estado esta gastando mais do que nunca, qualquer candidato mais esquerda tende abrir torneira de bancos públicos e ai meu amigo vamos rumo outra crise ainda mais grave .

    Infelizmente para minha persona custos e o tamanho da carteira não compensa enviar dinheiro para fora, quero me estabelecer em terras tupiniquins antes de enviar dinheiro ao exterior.

    Babarossa janela para quem investe no exterior é agora ! Timing perfeito, dólar caindo etc Quando começa oba oba na bovespa é a hora de pular de começar investir no exterior com mais força.

    Outra burrice que vejo é que vão inventar um imposto para fazer rolagem da previdência, não vai adiantar! como laffer explicou acima de 33% do pib em imposto qualquer aumento diminui a base de arrecadação.

    Estou torcendo para que aumentem impostos " Olhar de camarote estado leviatã deitar em cima de seu próprio peso.

    Boa sorte em seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Mestre! Realmente o Brasil tem crises muito mais frequentes que o resto do mundo.

      Não acho que o Mulla tenha chances de ganhar em 2018, ele não terá apoio político e também não terá mais como fraudar a eleição.

      O estado sempre é um obstáculo para a economia, mas no Brasil a situação é muito mais crítica. É uma tarefa hercúlea empreender aqui.

      Não é necessário muito dinheiro para investir nos EUA, os custos estão cada vez mais baratos.

      Abraços!

      Excluir
    2. Marcelo,

      Ótimo fechamento. Parabéns pelo resultado.

      Agora, intrometendo na conversa, eu estou de acordo com o Mestre, os custos de enviar dinheiro para fora são sim consideráveis. Aliás, até esqueci de perguntar no seu último post, mas a custódia que vi pela internet da sua Interactive Brokers é 10 dólares mensais, o que não é pouco. Acho que estão cobrando menos de vc por algum motivo.

      Outra coisa é o spread da tal Remessa Online. 2% é uma facada no peito que deixaria John Bogle espantado. Além disso temos os 10 mil dólares necessários para a conta IB e BB Americas, no caso de que o investidor não queira pagar o spread enorme da RO.

      Eu estou gostando muito dos ótimos artigos que estão surgindo na blogosfera ultimamente sobre investimento internacional, que possui vantagens excepcionais no que tange a aumentar a diversificação da carteira e proteção do patrimônio. Mas minha conclusão é que essa estratégia só justifica os custos para um patrimônio que vejo em talvez 5% dos blogs por aqui.

      Se normalmente a estratégia de investimento no exterior, além de proteção, é diversificar obtendo o retorno do mercado americano ou global, e o retorno do mercado composto ao longo do tempo gira em torno de 6%, pagar algo como 2% em apenas uma remessa me soa muito significativo. Mas claro, essa é apenas a minha opinião. Da mesma maneira que acho que para um patrimônio de, por exemplo, 5 milhões de reais, não faz o menor sentido deixar o dinheiro todo no Brasil.

      Abraços!

      Excluir
    3. Excelentes colocações, Pretenso Milionário. Não sei porque estão me cobrando só 3 dólares mensais, não vou perguntar, vai que eles comecem a cobrar 10 dólares?

      A taxa da Remessa Online é cara, mas para usar apenas para mandar uma pequena parte do patrimônio para os EUA é aceitável, apesar de continuar sendo bem cara. Estou usando a Remessa Online mesmo. Vou dar uma pesquisada sobre o BB Americas.

      O investidor tem que avaliar quando é que começa a valer a pena para ele investir no exterior. Parece-me que daqui a poucos anos as taxas estarão bem menores e será bem mais fácil investir nos EUA.

      Abraços!

      Excluir
  3. Opa capitalismus...

    Parabéns pelo blog!
    Vou te add no blogroll.. e agradeço se fizer o mesmo!

    Pq vc não divulga o valor de sua carteira? 100k / 500k / 1MM?
    fica algo mais palpável pros leitores...
    abraço!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve! Não divulgo porque inevitavelmente alguém descobriria minha identidade e vazaria meus dados. Sei que fica mais palpável para os leitores, mas não acho muito sensato divulgar os valores.

      Está adicionado na minha blogroll também.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário