Influência da Selic no Tesouro Direto


Prezados amigos, fiz um comparativo com as taxas oferecidas em Janeiro de 2016 e Janeiro de 2017 baseadas na Taxa Selic do período.

SELIC - 14,25%



SELIC - 13,00%



Percebemos que algumas mudanças foram realizadas nesse período, começando pela possibilidade de compras e vendas diárias e a simplificação do sistema oferecido pelo Governo Federal a fim de facilitar a compra e a venda de títulos públicos por parte dos investidores.

Vale ressaltar que as expectativas das taxas futuras impactam mais os preços dos títulos do que a própria Selic atual. Isso pode ser verificado em períodos na qual a taxa Selic se manteve estável e as rentabilidades do tesouro variaram. Como falei acima, o mercado, precificando uma queda ou aumento das taxas futuras, acabam por influenciar as taxas ofertadas pelo Governo. No atual período, verifica-se que, em momentos de incerteza, pode ser uma boa oportunidade para aproveitar o aumento das taxas.

Comentários

  1. nao to entendendo as notas que voces colocam no final das avaliações trimestrais das empresas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nota é a minha opinião sobre o desempenho da empresa no seu setor. As notas são: E (excelente), MB (muito bom), B (bom), R (regular) e L (lixo). No primeiro post da série (http://capitalismus.blogspot.com.br/2016/09/analise-de-resultados-klabin-2t16.html) expliquei como funcionariam as notas.

      Abraços!

      Excluir
    2. muito obrigado pela atenção.
      vcs planejam divulgar a carteira de vocês ?

      Excluir
    3. Sim. Em breve farei um post divulgando a minha carteira.

      Abraços!

      Excluir
  2. Opa! Se vc comparar DI Futuro com as LTN's e NTN-F's graficamente observará uma correlação quase perfeita! Já as NTN-B's seguem de perto os DI Futuros mais longos, mas a variável inflação afeta um pouco esta correção. Depois da uma conferida no Painel do Tesouro Direto lá no blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, com certeza irei verificar, muito bacana essa correlação, obrigado por acrescentar essa informação.
      grande abraço

      Excluir

Postar um comentário