Ex-Peruka na Cadeia

A Justiça de Deus sempre chega quando menos se espera e a justiça dos homens, finalmente, chegou ao ex-bilionário Eike Batista.

Os mais exaltados dirão que é muito pouco, que ele deveria ser condenado à morte e devolver todo o dinheiro que conseguiu ludibriando os investidores. Claro que nada disso ocorrerá, mas ele apenas ficará preso alguns meses, foi humilhado publicamente, delatará os outros corruptos e devolverá parte do dinheiro conseguido de maneira ilícita. Isso é o máximo que a justiça brasileira pode conseguir.
Eike sempre foi um excelente vendedor de sonhos, uma Bel Pesce em grande escala. Nenhuma de suas empresas deu certo, porque ele é um péssimo administrador, mas ele sempre conseguia encontrar mais trouxas investidores dispostos a financiar sua próxima visão que dessa vez daria certo.

O Mainstream Media já produziu várias retrospectivas do Peruka, então eu só vou relembrar dois fatos importantíssimos, mas que são "esquecidos" pela mídia:

Em 1992 o Peruka criou a JPX, uma fábrica de jipes. O modelo de jipe era um lixo, feito de fibra de vidro e mecânica mal dimensionada com motor que sobreaquecia. Quem sustentou a fábrica até que ela finalmente fechasse em 2001? Exatamente nós, os trouxas pagadores de impostos, porque, graças às estúpidas leis de favorecimento ao conteúdo nacional e alguns contatos políticos, Eike conseguiu vender seu jipe ridículo para o Exército.
A única qualidade do Eike é ser um excelente vendedor. Ele conseguiu arrecadar muito dinheiro abrindo o capital de suas empresas de commodities bem no pico histórico da bolsa e das cotações das commodities, o sucesso dos IPOs foi tanto que ele não colocou quase nada de dinheiro próprio nas empresas e ainda assim conseguiu muito sucesso em todos os IPOs.

O IPO da OGX teve um enorme sucesso, o mercado estava muito otimista e acreditou no "excêntrico" empresário que prometia o céu e o mundo com sua empresa de petróleo que não produzia uma gota de petróleo.

Gráfico de cotações da OGXP3
O que eu considero ter sido a maior picaretagem do Eike foi a proposta de PUT própria na OGX. Segundo ele, caso houvesse necessidade de capital na OGX ele iria subscrever 1 bilhão de dólares em ações OGXP3 ao preço do 6,30 por ação.


Quando os credores viram a cilada em que se meteram e pararam de emprestar dinheiro a OGXP3 ficou em uma séria crise financeira e a Put de 1 bilhão de dólares seria um grande alívio. Seria, pois o mestre picareta inventou que tinha escrito o contrato da Put em um guardanapo, que não passou de uma brincadeira, etc.


Esse picareta enganou o mercado com essa Put ao divulgar informações falsas, se fosse nos EUA estaria fazendo companhia ao Madoff faz tempo, mas aqui ele só foi preso por causa de propinas aos políticos.

Tira-se duas lições da trajetória do Eike, as duas um tanto óbvias. A primeira é nunca confie em vendedores de sonhos e a segunda é a CVM só serve para gastar o dinheiro dos impostos.

Caso alguém fique preocupado com a vida financeira do Eike, não há o que temer. Obviamente ele teria sido extremamente burro se não tivesse aberto algumas contas com alguns milhões em paraísos fiscais, além disso, ele recebe uma gorda mesada dos árabes do Mudala que ficou acordada em mais uma de suas famosas negociatas.

Comentários

  1. Marcelo,

    Perfeito!

    Assim como o Eike sempre foi uma fraude econômica, o Luladrão sempre foi uma fraude política. Não é a toa que eles estão umbilicalmente ligados! E a prisão do maior mafioso da história da humanidade, será que vai demorar muito?

    Abraços!

    PS: Favor apagar o comentário acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, I.L.! Já estou parcialmente descrente com a prisão do Eneáctilo. Espero que saia antes das próximas eleições, já seria um alívio. Saudades da época em que o Antagonista publicava que o Mulla seria presa no dia seguinte.

      Abraços!

      Excluir

  2. O sensacionalismo da globo me deu vergonha alheia . ainda bem que coloquei dinheiro de verdade somente em 2015 na bolsa senão poderia ter caído no conto do vigarioX
    Essa vida nababesca que ele levava só podia ser com dinheiro dos outros mesmo, dinheiro fácil,queria que fosse diferente , que realmente fosse apenas um fracasso empresarial, pois com historias assim cada dia fica mais difícil acreditar que alguém no brasil crescer honestamente...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Soldado. Nos últimos anos foi muito difícil crescer no Brasil sem "apoio" do governo, minha esperança é que isso comece a melhorar nos próximos anos. Como eu já disse, é quase impossível prosperar no setor provado em um país com carga tributária de 40%.

      Abraços!

      Excluir
  3. Estou achando cada vez melhor essa fase que o Brasil vem passando. Apesar de ser turbulenta e a população passar por momentos complicados, um a um os corruptos estão caindo! Que sirva de exemplo para a próxima geração de empresários e políticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Investidor de Risco! Com certeza não é o ideal, mas é um alívio comparado ao comuno-petismo que desgovernou o país por 13 anos.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário