O SÓCIO


Olá caros leitores!
Ultimamente tenho visto uma série que estou achando bastante interessante. A série chamada O SÓCIO (originalmente The Profit) é um programa voltado para todos aqueles que se interessam por negócios, por empreendedorismo e, principalmente, por tentar entender como salvar uma empresa em dificuldades. Atualmente, passa em canais por assinatura pagos, mais precisamente transmitido no Brasil pelo canal History. Dando uma pesquisada na internet, achei alguns sites que disponibilizam alguns programas da série para quem deseja assistir.


Atualmente já está na 3ª temporada e é protagonizada por Marcus Lemonis, um empresário bilionário que faz acordos com as empresas para salvá-las da falência. Ao chegar a empresa, ele verifica todas as questões envolvidas que prejudicam o crescimento. Pode ser uma rixa entre as pessoas que trabalham lá, desorganização, falta de maquinário adequado e, o mais comum, dívidas impagáveis.


Através de sua análise, ele faz um acordo com o dono da empresa, ajudando financeiramente o estabelecimento. Como não existe almoço grátis, através dessa ajuda ele acorda uma porcentagem na empresa. É daí que surge o nome, O Sócio, já que ele faz uma sociedade com o antigo dono. O acordo varia, pode ser de 20%, 40%, e até de mais da metade da organização. Além disso, ele pede que esteja 100% no controle, ou seja, pode tomar todas as decisões. Isso lhe dá uma liberdade para trabalhar em diversas questões, principalmente trabalhando os 3 "P" - PESSOAS, PROCESSO E PRODUTO - fato que é bastante comentado.


É fascinante como ele consegue agregar valor a empresa em pouco período de tempo, sempre se preocupando com as pessoas envolvidas. Muitos programas mostram desentendimentos entre familiares (irmãos, pai e filho, família) e amigos, fato que é bastante interessante, pois mostra os negócios como realmente são na realidade e as dificuldades para gerenciá-los diariamente.


Vendo diversos programas, modifiquei minha visão sobre diversas questões envolvidas numa organização. Por exemplo, sem os processos adequados, não adianta termos os melhores produtos e as melhores pessoas já que não irá existir fluxo de trabalho eficiente. Do mesmo modo é aplicado para PESSOAS E PRODUTO, não adianta termos os melhores produtos e os processos adequados, sem termos as pessoas qualificadas para fazerem um trabalho específico.


Deixo a dica de programa para quem gosta desse meio de Administração e Finanças ou para aqueles que preferem um programa menos holywoodiano e mais aplicado a realidade.


Alguém conhece mais algum programa interessante nesta área?
Grande abraço

Comentários

  1. Olá,

    este é um ótimo programa.
    Quem quer empreender não pode perder O Sócio.
    Nestas empresas que ele propõe salvar acontece de tudo: roubos, maquiar resultados, burrice administrativa, etc. E como você disse, com base nos 3P´s ele norteia todas as decisões, até a de desistir da possível sociedade.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Geração 65, obrigado por complementar, realmente esse programa abre a mente de quem assiste. É um grande aprendizado. Grande abraço

      Excluir
  2. Cap,

    Eu sou fã desse programa! Assisto ele sempre que posso. É uma das raras coisas que prestam que vale a pena assistir na televisão... O Marcus é show de bola!

    Parabéns pela lembrança.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sou Marcos Aurélio franco Viviani empresário no ramo de transportes e logística com uma empresa desenvolvimento de software na área de rastreamento e logística de transporte.
    Vejo seu programa quase todos os dias no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcos, tem lições muito valiosas no programa, é uma pena que existem poucos programas como este. Grande abraço

      Excluir

Postar um comentário