Discussão de Resultados: Klabin 3T16

KLABIN - KLBN:
No terceiro trimestre as papeleiras foram prejudicas pelo dólar que se manteve em um patamar baixo durante todo o trimestre, pelos menores preços internacionais de celulose e por uma variação cambial negativa, embora pequena, da dívida em dólares. A planta do Projeto Puma (Ortigueira - PR) já está próxima de atingir a operação plena, o que deve ser alcançado no primeiro trimestre de 2017.
Crescimento do EBITDA. Amplie para ver.

A Klabin registrou lucro de 31M no trimestre, as variações cambiais foram negativas em 77M. Apesar do trimestre fraco a geração de caixa manteve a dívida líquida estável, mesmo com a continuidade de investimentos para finalizar o Projeto Puma. A Klabin também anunciou a compra de duas fabricantes pequenas de papel, uma no Amazonas e outra no Paraná.
Crescimento da receita e divisão das receitas por produto

Na minha opinião pessoal, a ação da Klabin não está mais tão barata como antes e esse resultado veio mais fraco do que eu esperava. Não considero a ação como uma compra favorável nesse momento (KLBN4 - 2,94; KLBN11 - 16,49), apesar das enormes vantagens competitivas que a empresa tem no mercado internacional de celulose.

NOTA: MB

A diferença das Units e ações da Klabin:

Existem três ativos emitidos pela Klabin em circulação: KLBN3, KLBN4 e KLBN11. A KLBN3 é a ação ordinária, a KLBN4, a preferêncial e a KLBN11 é uma Unit, ou seja, um combo de ações. A Unit KLBN11 é composta por uma KLBN3 e quatro KLBN4. A Unit existe porque as ações preferenciais saíram de moda nos últimos anos, os investidores estrangeiros não as entendem, então os controladores de várias empresas resolveram lançar Units no mercado para poderem continuar emitindo ações preferenciais.

Qual ação da Klabin comprar? 

Simples, a que tiver o rendimento maior (a menos que você seja um mega investidor e queira assumir uma cadeira no conselho). A KLBN3 e KLBN4 têm rendimentos iguais, porém a KLBN3 quase não tem liquidez e no momento está bem mais cara que a KLBN4. A KLBN11 tem o rendimento equivalente a cinco KLBN4, dessa forma: 1 KLBN11 = 16,49 e 5 KLBN4 = 14,70.  Logo a taxa de dividendos é maior na KLBN4, que atualmente paga cerca de 12% a mais de dividendos em relação ao preço.


Comentários

  1. Depois passa lá no Abacus para conferir os novos números da Finansfera...
    http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu acabei de adicionar a Klabin a minha carteira, posição bem pequena mas é um começo já que imagino que ela terá um bom futuro. Vou ficar vigiando os seus posts sobre a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Baiano! Bom passado ela já tem, pois é uma das poucas empresas brasileiras com mais de 100 anos de história, acredito que as vendas de celulose Fluff serão o diferencial da Klabin daqui em diante.

      Excluir

Postar um comentário