Android 10 anos

Nessa semana comemora-se 10 anos do lançamento do Android. Em 2007 despontavam-se no mercado os sistemas da Microsoft, Nokia, Symbian e Apple que subestimaram o Android como concorrente.

O Google estava por trás do lançamento, fomentando a tecnologia por trás desse sistema que buscava uma experiência muito melhor das diversas plataformas disponíveis no mercado. Como todos sabem, o IOS (sistema operacional desenvolvido pela empresa de Steve Jobs) é um sistema fechado, ou seja, não é possível que outros desenvolvedores criem ou modifiquem o sistema do Iphone.
Apesar das críticas do Iphone, o sistema mantém uma operacionalidade única para seus usuários, gabando-se da segurança de seus aparelhos.

Como prefiro o Android e, por ver diversos pontos negativos do Iphone para o usuário aqui no BRASIL, vejo que o sistema Android foi bem sucedido ao deixar sua plataforma livre para que outros desenvolvedores criassem aplicativos que fossem compatíveis com essa plataforma. Além disso, com a conta Google vinculada, conseguimos fazer um backup muito rápido de todos nosso contatos e diversas fotos que estavam num aparelho velho por exemplo.

Posso falar por experiência própria, seguindo minha opinião de que o sistema puro do Android nos telefones celulares é muito melhor para a experiência dos usuários. Como coloquei meu celular para consertar semana passada, tive a experiência de utilizar o sistema ultrapassado da Nokia, o Windows Phone.

Aqui no Brasil, não vejo vantagem das pessoas terem um IPHONE. Tirando a experiência única de ter um sistema "redondo" como esse, elenco alguns pontos negativos que dificultam a vida dos usuários aqui, tal como: carregador diferenciado, fone de ouvido diferenciado, Bluetooth não compatibiliza com Android e o próprio preço do aparelho. Sem falar nas pessoas que tem um Iphone, já conheci muitas, que não possuem internet no celular ou que querem "economizar dados" e ficam impossibilitadas de passar arquivos via Bluetooth (sabendo que isso é ultrapassado). Além dos carregadores e dispositivos caros que os usuários não querem pagar, acabam por utilizar carregadores velhos e remendados ou comprar os piratas disponíveis no mercado paralelo. Como falei antes, estou fazendo uma contextualização no BRASIL, com certeza para quem é americano a experiência é diferente.

Para termos uma noção em nível de utilização dos aparelhos no mercado mundial a distribuição é a seguinte:

Android: 86,2%
iOS: 12,9%
Windows: 0,6%
BlackBerry: 0,1%
O resto: 0,2%

Por fim, achei interessante a nova propaganda da Samsung que tira sarro do Iphone, fazendo uma alusão para que você "cresça" e compre um Samsung, achei a propaganda ótima.
Por fim, vejo que, por possuir um sistema que tende a ter muito mais aplicativos e sincronização mais eficiente (já ouvi comentários do tipo: mais eu sincronizo meu Iphone com meu Ipad, pois bem, mas você precisa ter um Ipad correto?), prefiro apostar no crescimento do Android na facilitação da vida do usuário brasileiro.

Comentários

  1. Se me permite, discordo !! Eu gosto do IOS, foi muito bem pensado para os usuários simples, com poucos toques por exemplo você restaura tudo de um iphone para outro por exemplo, o Android puro de fato é bem melhor, mas poucos fabricantes o fazem, carregando o sistema com aplicativos inúteis, de tempos em tempos o Android dá engasgadas que só é resolvido com a formatação/restauração de fábrica (deja vu com o Windows rsrs). Sendo de TI sei que o Android lhe dá muitas possibilidades, mas como usuário que sou, mesmo sendo da área de TI, prefiro ter a segurança e estabilidade do IOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Stifler, obrigado pela opinião. Apesar da estabilidade do IOS, vejo que o custo benefício dele, na minha opinião, é pouco favorável, pois poucos conseguem, facilmente, comprar um celular deste nível e qualidade. O preço se encontra bastante defasado quando comparamos com outros modelos do mesmo padrão. Grande abraço

      Excluir
  2. Deletei por engano um comentário, peço perdão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário