Carteira de Criptomoedas - Barbarossa

Salve, confrades! A pedidos do Stifler Pobre, vou detalhar a composição de minha carteira de criptomoedas e explicar porque escolhi as três moedas que compõem minha carteira atual. Já expliquei em posts anteriores como comprar Bitcoin e como converter as Bitcoins em outras criptomoedas, então vou pular essas etapas neste post, até mesmo porque até agora não houve nenhuma mudança relevante nesses processos e ainda é necessário comprar Bitcoin com reais para depois convertê-la em outras moedas.

Bitcoin - BTC


Bitcoin virou o padrão das criptomoedas, foi a primeira criptomoeda a ser criada e tem o código menos avançado do que outras moedas como a Dash, mas a principal vantagem dela está exatamente na sua aceitação e no fato de ela ser o padrão para comprar outras criptomoedas. Na maioria das vezes, as Altcoins são negociadas em Bitcoin e não em dólar.

Apesar da Bitcoin ter um código menos avançado, ela tem grande utilidade como reserva de valor. Fazendo uma analogia ao Período Clássico, a Bitcoin é a moeda de ouro, enquanto a Litecoin, por exemplo, é uma moeda de prata, tem menos valor, mas é mais adequada para transações de menor valor.

Dash - DASH


Dash é uma abreviação de Digital Cash, foi uma criptomoeda projetada exclusivamente para realizar transações rápidas, anônimas e com taxas muito baixas. A Dash é gerenciada por um modelo de organização autônoma descentralizada, em que parte da taxa de transação é utilizada para financiar o desenvolvimento e aprimoramento da moeda. Além disso, a Dash funciona por meio de Masternodes que aumentam a eficiência das transações. Outras duas opções exclusivas da Dash são o PrivateSend e o InstantSend. O PrivateSend mixa a carteira de onde saíram os fundos, tornando muito mais difícil a tarefa de descobrir qual foi a carteira que originou a transação, enquanto o InstantSend realiza a transação em um tempo médio de 1,5 segundo. É importante frisar que as duas opções demandam mais poder de processamento, então o custo de transação fica mais alto.

Como já disse anteriormente, não sou expert em criptomoedas, só sei explicar de forma superficial as vantagens da Dash, mesmo assim, arrisco dizer que é uma das moedas mais avançadas para realizar transações e ainda conta com uma aceitação razoável.

Litecoin - LTC


A Litecoin nasceu como uma cópia da Bitcoin, mas com o código que permite um limite maior de criptomoedas existentes. A ideia original era criar uma Bitcoin que tivesse um valor menor, exatamente como a analogia da moeda de ouro e de prata. Há algumas semanas atrás o código da Litecoin foi atualizado com a SegWit e agora as transações estão consideravelmente mais rápidas e com taxas menores, nessa atualização a Litecoin serviu como cobaia da Bitcoin, porque a intenção é futuramente implementar a SegWit na Bitcoin também.
A Litecoin tem seu nicho de mercado também, é uma moeda simples, mais rápida e barata para realizar transações que a Bitcoin e com boa aceitação.

Carteira


Escolhi as moedas acima porque elas foram criadas com o intuito de serem utilizadas como moedas, por esse mesmo motivo fiquei de fora de Ethereum e de outras similares que foram criadas para operar contratos inteligentes e não para serem utilizadas de fato como moeda.

Nos próximos meses planejo ampliar a participação de Dash e Litecoin na carteira, planejo deixar a distribuição alguma coisa próxima de 60% Bitcoin, 30% Dash e 10% Litecoin.

Os links técnicos do post tem a função de explicar mais a fundo como funcionam alguns mecanismos técnicos do funcionamento das redes, mas não é necessário que o possuidor de moedas tenha ciência do funcionamento deles.

Abraços!

Comentários

  1. Tenho uma dúvida:quem atualiza os sistemas? O sistema pode ser eventualmente destruído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, C.F.! Quem atualiza o código da cadeia de blocos são os mineradores que cedem o poder de processamento à rede e é necessário concordância da maioria dos mineradores para que uma atualização seja implementada. A cadeia de blocos, na prática, não pode ser destruída, porque para isso seria necessário destruir todas as cópias do arquivo da cadeia.

      Abraços!

      Excluir
  2. Qual o critério para definição de sua carteira alvo (60-30-10)? Volume?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Investidor de Risco! O critério é empírico mesmo, não usei nenhuma variável matemática para chegar nesse valor.

      Abraços!

      Excluir
  3. Marcelo,

    Creio que o mercado de criptomoedas pode realmente gerar um valor enorme para o investidor no longo prazo. A teoria de desvencilhar recursos dos governos é muito interessante, mas creio ser inconsistente por achar que, hora ou outra, os estados prevalecerão.

    Analisando as características do ativo, apesar de todo o lobby em cima, atenho-me ao conceito de que moedas não geram fluxo de caixa, portanto possuem expectativa de retorno real próximas de zero, como commodities. Sendo assim, e como não creio ser possível determinar um valor justo para elas, enquadro-as como especulativas. É claro que cada investidor pode reservar à elas o papel que bem desejar em seu portfólio, e por isso a compra pode vir a ser interessante.

    Particularmente, e como sou mais à moda antiga, para especular ainda prefiro roletas e cavalos, rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Pretenso Milionário! Eu acho que os estados vão tentar regular ou acabar com o comércio, mas mesmo assim, somente o comércio residual (black market) já seria suficiente para sustentar um valor maior do que atual.

      Nesse caso não tento determinar um valor justo, e não acredito que o retorno real seja próximo de zero por causa da escassez que o próprio código de cada moeda cria.

      Abraços!

      Excluir
    2. Pretenso milionário, estamos entrando em uma crise financeira mundial em que a única saída seria transformar o cash estatal em 100% digital e aplicar juros negativos. Cash 100% digital para permitir que o dinheiro fique no sistema e não em baixo do colchão. Neste panorama, mesmo com rendimento 0, as moedas digitais privadas seriam a melhor alternativa. Isso sem falar no real sentido de propriedade, visto que a moeda digital do estado seria facilmente confiscada.

      Excluir
    3. Concordo em partes com você, Unknown. Não concordo totalmente, porque não tenho certeza de nada no futuro, mas essa é uma grande vantagem das moedas digitais, o dinheiro é realmente seu e não pode ser confiscado pelo governo como o dinheiro estatal em um banco.

      Abraços!

      Excluir
  4. Fala Marcelo !! valeu pelo post, toda e qualquer informação sobre criptomoedas são fonte valiosa de informações, lendo seus outros posts veja se eu entendi correto o fluxo: para pode comprar Dash e Litecoin eu teria que comprar bitcoin aqui no Brasil (transformar Reais em BTC)para depois transferir para uma exchange de fora do país e comprar Dash e Litecoin, correto? não há exchange brasileira para Dash e Litecoin?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Stifler! O caminho mais eficiente é esse, algumas exchanges menores já disponibilizaram o Litecoin diretamente no Brasil, mas ainda está mais barato comprar bitcoin e transferir para uma exchange offshore por causa da falta de liquidez e preços maiores praticados pela Litecoin no Brasil.

      É provável que daqui um ou dois meses já esteja mais barato comprar a Litecoin diretamente aqui.

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá MB,

    Parabéns pelo post.

    Não conhecia como fazia para comprar as outras moedas de forma mais eficiente.

    Bons investimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário