segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Defesa Pessoal: Introdução

Caros leitores, como todos sabem, vivemos em um país com altíssimas taxas de criminalidade e são necessárias, no mínimo, precauções básicas para diminuir as probabilidades de participar como vítima em um crime e aumentar as probabilidades de conseguir interromper uma ação criminosa em que a pessoa é vítima. Resumindo, defesa pessoal é a "arte" de diminuir as chances de ser vítima e aumentar as chances de sair bem de um crime se, mesmo assim, for vítima.

Eu era leitor assíduo do Blog Invest and Survive do Victor Fox Sierra até 2014 (quando ele fechou o Blog), ele apresentou um conceito de triangulo de defesa pessoal que eu considero muito útil, não sei quem foi o inventor do conceito, mas explica de forma muito simples quais devem ser as preocupações de um indivíduo com defesa pessoal:
Discrição: é a arte de não chamar a atenção da bandidagem. Não deveis andar na rua com trajes que sinalizem que você tem mais dinheiro que o resto. Deveis evitar andar na rua com o telefone celular em mãos. Não deveis contar quanto ganha, Não deveis ficar posando de "playboy/patricinha" em redes sociais. Deveis tomar cuidado com o que posta em redes sociais e grupos de Whatsapp. Et Caterva. Poderia colocar inúmeros mandamentos exemplificando o que não se deve fazer. Todos podem ser resumidos por: nunca deveis chamar atenção de possíveis criminosos.

Percepção: é a arte de identificar as possíveis ações criminosas antes que elas ocorram para que possam ser evitadas. Dependendo do local em que você mora, é possível identificar possíveis criminosos pelo "kit peba", indivíduos usando boné de aba reta, óculos espelhado, camiseta larga (se for do Flamengo ou do Corinthians a possibilidade de ser criminoso triplica), bermuda de tecido sintético e chinelo ou tênis All Star. Outras ações óbvias seriam evitar locais com alta criminalidade ou consumo de drogas, verificar se está sendo seguido quando chega em casa, verificar quem se aproxima do carro quando está parado no semáforo, sempre prestar atenção no ambiente em que você se encontra, etc.

Meios de Repressão: é o conjunto de meios que a pessoa dispõe para reprimir um crime quando ele é vítima. Esse é o fundamento mais desprezado pelo brasileiro convencional, o cidadão deve, no mínimo, portar uma arma branca e reagir sempre que possível. Ao contrário do que dizem os supostos especialistas em segurança desarmamentistas, deve-se reagir sempre que possível, ou seja, sempre que o criminoso cometer um erro e você calcular que as chances de sua reação ser bem sucedida sejam grandes. Infelizmente, por causa das odiosas leis desarmamentistas brasileiras, é vedado ao cidadão portar armas de fogo, a menos que ele tenha algum cargo público que dá direito ao porte, porém apenas no Rio de Janeiro, o estado mais degenerado da federação, é vedado que o cidadão porte armas brancas. Considero essencial que o indivíduo porte uma arma branca, seja canivete ou punhal, e treine sua utilização. Também é extremamente importante saber uma arte marcial, mesmo assim não se deve andar desarmado, pois um bandidinho com uma faquinha terá grandes chances de lhe cortar se você não possuir, também, uma arma branca.

Faca de pescoço, excelente arma de defesa para o dia-a-dia
Mais uma vez, não acredite nos supostos especialistas que dizem que nunca se deve reagir, isso não passa de uma falácia para proteger bandidos. Se o objetivo dos bandidos fosse apenas levar seu celular ou dinheiro eu, relutantemente, poderia concordar com isso, mas uma vez que você se sujeita completamente a um bandido ele poderá fazer o que quiser com sua vida ou a vida de seus familiares. No livro Preconceito Contra as Armas, que é, diga-se de passagem, excelente, é calculado a probabilidade da vítima ser ferida gravemente em um crime, após a análise de milhares de estatísticas criminais chega-se à conclusão que vítimas que reagem com armas de fogo diminuem as chances de serem feridas gravemente em 66% (essa estatística não conta os inúmeros crimes que foram evitados apenas pela apresentação ou disparo de arma de fogo, sem ferir o criminoso).

Esse é o princípio básico da defesa pessoal, eu continuarei essa série abordando armamentos para defesa e situações específicas de defesa pessoal e o que se deve fazer para aumentar suas chances. Para finalizar, vídeo da bandidagem se dando mal com a reação armada:

7 comentários:

  1. Olá Capitalismus!
    Td blz?!
    Qd puder adiciona meu site no seu blogroll.
    http://abacusliquid.com/
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uorrem, já foi incluído em nossa aba "Sites de Investimento". abraço

      Excluir
  2. Cara!!! que post bacana... Pena que nesse Brasil de PT bandido é herói. Continue falando sobre isso sim cara : ) Abraços c.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Anon. Assim que tiver mais tempo vou discorrer novamente sobre defesa pessoal.

      Excluir
  3. Olá Marcelo, estava navegando pela blogosfera e dei de cara com o seu post. Meu camarada, tudo que você disse faz o maior sentido. E acrescentaria mais, ainda que você use uma "arma" branca não adiantaria nada mantê-la consigo sem saber usar. Tendo a mesma mentalidade que você em relação a defesa pessoal, por isso comecei a praticar Krav Magá, uma arte marcial especialista em defesa pessoal. Recomendo, pois além de se defender você também aprende a usar o que tem em disposição no ambiente como objeto de defesa. Com o nosso país do jeito que está, confesso que recomendaria o domínio nesta arte marcial a todos. Um grande abraço e ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Dona da Grana! Já pratiquei Krav Magá e aprendi um pouco das técnicas, faz um tempo que não pratico em uma aula, mas semanalmente eu treino sozinho. Concordo que todo cidadão deve saber pelo menos um pouco de alguma arte marcial e até enfatizei isso no post. Em casa e no carro tenho sempre uma machadinho à disposição, é uma arma extremamente fácil de ser utilizada, e trago comigo a faca de pescoço que requer mais treino, porque o saque e o primeiro golpe devem ser extremamente rápidos.

      Coloquei seu blog no blogroll, passe aqui sempre, vou produzir mais conteúdo de defesa pessoal.

      Abraços!

      Excluir