Discussão de Resultados: Eucatex 2T16

EUCATEX:


A Eucatex reportou lucro de 14 milhões no trimestre, mesmo com o péssimo momento do setor de construção civil, demonstrando a resiliência no modelo de negócios da companhia. Um ponto importante é que a desvalorização da dívida em dólares gerou um resultado positivo de aproximadamente 7 milhões, mas, mesmo assim, o lucro ainda foi muito bom comparado com o resto do setor.

A Eucatex fabrica madeiras compensadas (75% da receita), tintas (21% da receita) e outros produtos que correspondem a 4% da receita. A empresa possui uma dívida equilibrada e seu endividamento é menor do que o seu par na bolsa, a Duratex.

Um ponto que merece atenção é o grupo controlador, a família Maluf controla a empresa e acredito que todos conhecem a fama dos Maluf. De qualquer jeito, a empresa paga dividendos e não há indícios de nenhum caso de corrupção recente envolvendo a empresa. A remuneração dos administradores também é bem razoável, eles não recebem valores astronômicos, como ocorre em algumas empresas. Peter Lynch recomendava investir em empresas fora de moda e com má fama no mercado, geralmente o mercado exagera para baixo na precificação desse tipo de ação e surgem boas oportunidades de investimento.
A Eucatex reportou o melhor resultado do trimestre no segmento de construção civil. A empresa está valendo somente 268 milhões e há três anos atrás, quando o setor de construção civil andava bem, lucrava quase 100 milhões por ano. Acredito que nesse ano a Eucatex consiga um lucro de pelo menos 30 milhões, o que resultaria em um P/L de cerca de 9, o que é ótimo para uma empresa que tem potencial de aumentar muito os lucros.

Por fim, reafirmo minha crença na compra das ações da Eucatex, desde que, pela proteção da diversificação, elas ocupem uma pequena fatia do patrimônio total, defendendo a carteira da possibilidade de perder por causa de algum problema relativo ao controlador, mas permitindo que um ganho exponencial na valorização das ações melhore a rentabilidade da carteira.

NOTA: MB

Eucatex RI 

Comentários