Fechamento: Junho Anno 2017 - Barbarossa

Salve, Confrades! Nesse mês consegui alcancei um desempenho mais fraco e próximo do zero a zero. Minha rentabilidade da carteira Brasil ficou negativa, mas a carteira total passou para o azul por causa das carteiras de criptomoedas e USA.
Rentabilidade da carteira Brasil: -0,44%
Rentabilidade da carteira USA: +2,90%
Rentabilidade da carteira de Criptomoedas: +7,87%

Rentabilidade Total: +0,38%
Rentabilidade Anual: +21,90%
IBOV mensal: +0,30%
IBOV anual: +4,44%

Estava positivo na carteira Brasil até o último dia do mês, mas a queda de 8% da UNIP5 na sexta-feira virou minha rentabilidade para o campo vermelho. A Unipar anunciou esta semana que fará OPA para fechamento de capital, não acho que isso seria coisa para se preocupar, porque o Frank necessita da aprovação de 2/3 das ações em circulação para fechar o capital e, pelo preço que ele está oferecendo, certamente não conseguirá. Apesar de possuir uma fração ínfima da empresa, vou registrar minhas ações para votar CONTRA a OPA que será realizada no final do mês de julho.

A JBS continuou caindo e também impactou minha rentabilidade, apesar de minha posição na empresa não ser tão grande. Vou acompanhar os próximos resultados para saber se vou tentar ganhar aos baldes ou vou aceitar perder de colher.  Se tivesse bola de cristal, certamente esperaria mais um pouco para realizar a troca de Prumo por JBS.

A carteira USA continuou valorizando, principalmente por causa da apreciação do dólar. As Litecoin e Dash da carteira de criptomoedas tiveram expressiva valorização e contrabalancearam o Bitcoin que teve uma leve queda.
As mudanças na carteira foram:

-Aumento de posição em Itaúsa - ITSA4
-Aumento de posição em Unipar - UNIP5
-Vencimento de LCI do Banco Intermedium
-Compra de debênture da Cemig - CMDT23
-Compra de Litecoin
-Compra de DASH

Abraços!

Comentários

  1. Cara, estou pensando em comprar criptomoedas. Mas fico velhaco, acho que isso pode banalizar com várias sendo criadas no mercado, já que não tem impedimento para que isso aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM, eu penso o mesmo.

      Excluir
    2. Salve! O mercado consumidor de criptomoedas cria um obstáculo de entrada natural para novas moedas por causa da restrição dos consumidores a trocar moedas antigas por novas, por exemplo, o Bitcoin foi a primeira moeda criada e continua tendo maior valor de mercado, mesmo com outras moedas que utilizam tecnologias de transação mais avançadas.

      Parece que quando o mercado de criptomoedas se consolidar, o Bitcoin poderá ser utilizado como ouro digital, menos propício para transações comuns, mas propício como reserva de valor por causa da sua escassez.

      Essa é somente minha opinião, posso estar miseravelmente errado.

      Abraços!

      Excluir
    3. Salve Marcelo, 7% ao mês de rentabilidade é realmente incrível. Porque ITSA4 e não a ITS3?

      Excluir
    4. Quando comecei a comprar Itaúsa, a ITSA4 estava mais barata. Estou planejando fazer a troca em breve.

      Abraços!

      Excluir
    5. Enquanto a 3 estiver mais barata não faz muito sentido comprar a 4.

      Excluir
    6. Não faz sentido mesmo, já troquei minhas PN por ON.

      Abraços!

      Excluir
  2. Tenho a mesma insegurança do HM com criptomoedas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Guardião. Outra estratégia válida no mercado de criptomoedas é a diversificação, apesar de ser uma ideia simples e aplicada em outras classes de ativos é válida para esse mercado também.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala Marcelo, teria como detalhar em um post futuro as cripto moedas que você tem? quanto mais exemplo melhor, estou coçando para entrar nessa também rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Stifler! Boa sugestão, vou detalhar em breve.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário